English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

14 respostas

esqueça as baboseiras anteriores e vamos a biblia:
JÓ.27:3 diz= O espirito é a mesma coisa que folego da vidade Deus ou o seu poder.
I tim.6:16 diz q : o ser humano não possue a irmortalidade , Apenas Deus possui.
Sal.6:5 dizNa sepultura não ha lenbrança de Deus
Ecl. 9:5 diz Os mortos não sabem coisa alguma.

É como a energia de uma lampada, o corpo é = a lanpada e folego de vida é = a energia.
Assim como a lampada sem a energia se apaga do mesmo geito aconte com o corpo sem o folego de vida ( espirito )

Espero ter ajudado!!!

2006-08-28 09:29:43 · answer #1 · answered by diqisi 3 · 0 0

É bom ressaltar que Deus em suma bondade, ele instituiu na sua forma de ser o grande oniciente estando presente a cada momento. E ao mesmo tempo Ele foi quem instituiu todo este cósmo e deu origens a tudo feito de um nada.
Prara a formação da humanidade Ele fez do homem sua imagem e semelhança, delegou a Trindade enviou o seu Filho. Que na verdade Jesus É o Espiríto paraclto tendo duas divindade uma divina e outra humana.
Cristo é o mistério e nomistério está o Espírito, tanto o Pai e o Filho forma o mesmo Espírito revelado a pós a sua morte e ressureição aos terceiro dia.

2006-08-28 13:28:00 · answer #2 · answered by eliomar d 2 · 0 0

O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, é, nas Sagradas Escrituras, denominado "o Espírito", "o Santo Espírito", "o Espírito de Deus", "o Espírito do Filho de Deus", e o "Consolador".
Na criação o Espírito pairava por sobre as águas (Gn 1.2; Jó 26.13);
foi dado a certos homens para realizarem a sua obra:
Bezalel (Ex 31.2,3), Josué (Nm 27.18), Gideão (Jz 6.34), Jefté (Jz 11.29),
Saul (1Sm 11.6), Davi (1Sm 16.13);
foi especialmente manifesto nos profetas (Ez 11.5; Zc 7.12),
foi dado para luz dos homens (Pv 1.23),
prometido ao Messias (Is 11.2; 42.1),
e a "toda a carne" (Jl 2.28).

João, em sua forma carinhosa de advertir nos diz: “Amados, não deis crédito a qualquer Espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (I João 4.1). Entretanto, o Espírito Santo é o Espírito da verdade e somente ele pode nos guiar em termos no que é reto segundo a verdade. Na realidade ele sempre nos guiará pela Palavra de Deus, pois, somente nela está toda a verdade eterna.

Recordemos o que Jesus disse sobre o Espírito Santo: “porque não falará por si mesmo; mas dirá tudo que tiver ouvido e vos anunciará... há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (João 16.13,14).

O Espírito Santo sempre age em conexão com a verdade – “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”... Assim, também as cousas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. “Disto também falamos não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo cousas espirituais com espirituais” 1 Coríntios ( 2.10-13).

É o Espírito Santo que nos diz em Tito 2.11-14: “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões humanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória de nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de redimir-nos de toda a iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”.



No NT o Espírito Santo se manifesta no batismo de Jesus (Mt 3.16;Mc 1.10), e na tentação (Mt 4.1; Mc 1.12; Lc 4.1); imediatamente depois da tentação (Lc 4.14); e na ocasião em que Jesus, falando em Nazaré, recorda a promessa messiânica de Is 61.12 (cp. com 42.1-4). Do mesmo modo fala o Santo Espírito ao velho Simeão dirigindo-o nos seus passos e pensamentos (Lc 2.25-27). O dom do ES é, de uma maneira determinada, prometido pelo nosso Salvador (Lc 11.13).
No Evangelho de João, o ensino de Jesus quanto à obra do Espírito é mais preciso.. "Deus é Espírito", com respeito à Sua natureza. A não ser que o homem novamente nasça "da água e do Espírito", ele não pode entrar no reino de Deus (Jo 3.5). O Espírito é dado sem medidas ao Messias (3.34). referindo-se Jesus às promessas messiânicas (Is 44.3; Jl 2.28) falou do Espírito que haviam de receber os que nele cressem" (7.39); porquanto, ainda não tinha sido dado (7.39); mas, na qualidade de consolador, Paracleto, Advogado (14.16,26; 15.26; 16.7; Jo 2.1); Espírito da verdade, por quem a verdade se expressa e é trazida ao homem (15.26; 16.13). Ele havia de ser dado aos crentes pelo Pai (14.16), habitando neles e glorificando o Filho (16.14), pelo conhecimento que Dele dava. Em 1Jo 3.24 a 4.13 esta presença íntima do Espírito é um dos dois sinais ou característicos da união com Cristo; e o Espírito, que é a verdade, dá testemunho do Filho (1Jo 5.6). Nos Atos, a manifestação do Espírito é feita no dia de Pentecoste, e o fato acha-se identificado com o que foi anunciado pelo profeta (2,4,17,18); Ananias e Safira "tentam" o Espírito, pondo à prova a Sua presença na igreja (5.9); o Espírito expressamente dirige a ação dos apóstolos e evangelistas (1.2; 8.29,39; 10.19; 11.12; 16.7; 21.4); e inspira Ágabo (11.28). Nas epistolas de Paulo a presença do ES está claramente determinada (Rm 8.11; 1Co 3.16; 6.17-19). É ele o autor da da fé (1Co 12.3; cp. com 2Co 4.13); no Espírito vivem os homens (Gl 5.25), por Ele são ajudados nas suas fraquezas (Rm 8.26,27), fortalecidos por Ele (Ef 3.16), recebendo Dele dons espirituais (1Co 12), e produzindo frutos como resultado da Sua presença (Gl 5.22). Por meio Dele há a ressurreição dos que crêem em Cristo (Rm 8.11). Pedro (1Pe 1.2) escreve acerca da santificação, como sendo obra do ES. No apocalipse se vê que João conscientemente é influenciado pelo Espírito (1.10; 4.2); e a mensagem dirigida à sete igrejas é a mensagem do Espírito (2.7,11,17,29).
O Espírito Santo é uma pessoa da Santíssima Trindade, e não simplesmente um método de ação divina ( vejam-se especialmente as palavras de Jesus: Jo 14.16,17; 15.26; 16.7,8; Mt 12.31,32; At 5.3,9; 7.51; Rm 8.14; 1Co 2.10; Hb 3.7). O Espírito procede do Pai e do Filho (Gl 4.6; 1Pe 1.11). É Ele tanto "o Espírito de Deus" como "o Espírito de Cristo" (Rm 8.9). E assim nos mistérios da redenção, e de uma nova vida, na regeneração, na santificação, e na união com Cristo, é uma Pessoa que, na Sua operação, como auxiliador do homem, é ainda Aquele que pode ser negado, entristecido e apagado (Ef 4.30; 1Ts 5.19).
Espero te-lo ajudado.

2006-08-28 13:27:11 · answer #3 · answered by Enio Elias 6 · 0 0

Etimologia
A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "alma", "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē".

A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia Judeo-Cristão (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)

A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.




[editar]
Filosofia
Espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais. Ele é freqüentemente considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea (religião e tradição espiritualista da filosofia), mas pode também concebida como um princípio material (conjunto de leis da física que geram nosso sistema nervoso).

Na Antiguidade, o sopro e o que ele portava (o som, a voz, a palavra, o nome) continha a vida, seja em protótipo, em essência ou em potência (mítica). No tronco judaico-cristão das religiões diz-se que deus soprou o barro para gerar o (ser no) Homem. Dar um nome aos seres vivos ou não, emitir o som do nome (i.e, chamar por um nome, imitar as vozes animais, mimitizá-los, fazer do nome onomatopéia, apresentar-lhes na lingua, dar-lhes uma palavra que lhes chame etc), fazer soar pela emissão do sopro vocal, significava possuir (ter o que é deles, a carne, a voz, i.e., ser-lhes o proprietário). Assim, diz-se também que ao dar nomes aos animais, o Homem ancestral, tomou deles a posse, tomou deles algo, deu-lhes a representação, o espírito. Nos contos míticos, emitir um som significa chamar pelo ser que atente a tal som. Assim, o gênio da lâmpada de Aladino das (Mil e Uma Noites) aparecia quando Aladim esfregava a lampada maravilhosa, assim emitindo um ruído ou som que era exatamente o nome do gênio encarcerado.

Em política, diz-se do espírito das leis, expresso na constituição.

[editar]
Corpo e espírito
Em diferentes culturas, o espírito vivifica o ser no mundo. O espírito também permitiria ao ser perceber o elo entre o corpo e a alma. Entretanto, muitas vezes espírito é identificado com alma e vice-versa, sendo utilizados de forma equivalente para expressar a mesma coisa.

Segundo a teoria dualista de Descartes, o corpo e o espírito são duas substâncias imiscíveis, cada qual com uma natureza diferente: o espírito pertenceria ao mundo da racionalidade (res cogitans), enquanto o corpo às coisas do mundo com extensão (res extensa), i.e., ao mundo das coisas mensuráveis. Descartes acreditava que a função da glândula pineal seria unir a alma/espírito ao corpo. Sua visão do ser humano era mecanicista. O corpo era tratado como uma máquina de grande complexidade. Pensava em partes separadas, no que ligaria o que com o que, qual seria a função de cada parte, em suas relações etc.

Para os religiosos, a morte separa o espírito do corpo físico, e a partir daí, o espírito passa a ser somente da esfera espiritual. Para eles, a morte parece não encerrar a existência de cada ser particular.




[editar]
Psicologia
Em psicologia, o espírito designa a atitude mental dominante de uma pessoa ou de um grupo, que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.




[editar]
Espiritologia
De acordo com a espiritologia (ou "psicologia espiritual"), o espírito é o corpo psíquico, que entra em contato com a quarta dimensão (ou Mundo Astral), local onde não existem problemas de espaço (distâncias) ou de tempo. Segundo esta corrente, o ser humano pode entrar em contacto com outros lugares ou até outras épocas, sendo que, alguns pesquisadores, como o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, acreditavam que os problemas do mundo contemporâneo, não eram regidos apenas pelas pessoas fisicamente, mas também psiquicamente, utilizando o mundo astral como meio de intervir no Mundo Terrestre.




[editar]
Espiritismo
Segundo a Doutrina espírita, a alma é o Ser encarnado, temporariamente ligado à matéria, enquanto o espírito é o Ser desencarnado, em seu estado natural, por assim dizer. A reencarnação, segundo o espiritismo, é o processo de auto-aperfeiçoamento por que passam todos os espíritos. Para designar um espírito específico, os espíritas utilizam a inicial em maiúsculo, como por exemplo: "O Espírito Emmanuel".




[editar]
Teosofia
Na Teosofia, o espírito é associado aos dois princípios mais elevados do Homem, a díade Atman-Budhi, a essência imortal do Homem.




[editar]
Outras teorias
Na teoria Shmuelin, o espírito Divino que reside na mente do homem – o Ajustador do Pensamento. Este espírito imortal é pré-pessoal – não é uma personalidade, se bem que esteja destinado a transformar-se em uma parte da personalidade da criatura mortal, quando da sua sobrevivência.

2006-08-28 12:57:52 · answer #4 · answered by Marco Aurelio Angelo de Carlos S 3 · 0 0

De acordo com os livros: "Aventuras extra corpóreas" e o livro dos espíritos. São seres desencarnados composto de energia (luz). É o que sobra sem o corpo físico!...

Enquanto encarnado, seria a energia interior e a parte que te liga à Deus e às outras coisas espirituais

2006-08-28 12:56:49 · answer #5 · answered by s_vesf 1 · 0 0

É só olhar para si próprio, acaso acha que teu corpo seria capaz de ter vida sem houvesse um espírito ? se fosse apenas um monte de carne e osso ?

2006-08-28 12:56:43 · answer #6 · answered by Amanda 7 · 0 0

Espírito é o que vc é, mas sem o corpo...

2006-08-28 12:56:35 · answer #7 · answered by Antonio 6 · 0 0

espirito?!

2006-08-28 12:56:32 · answer #8 · answered by Fernando 5 · 0 0

DENTRO DA TEOLOGIA CRISTÃ, ESPÍRITO É A PARTE QUE INTERAGE COM O MUNDO METAFÍSICO(ESPIRITUAL) POIS O SER HUMANO É TAMBÉM UM SER TRIUNO - CORPO, ALMA E ESPÍRITO - O CORPO(FÍSICO) É A SEDE DE NOSSA ALMA E ESPÍRITO, A ALMA É A SEDE DE NOSSA VONTADE E SENTIMENTOS

2006-08-28 12:56:24 · answer #9 · answered by cid 3 · 0 0

ninguém tem uma explicação sobre o espírito por ser algo que ninguem nunca viu, sendo assim não EXISTE!

2006-08-28 12:56:16 · answer #10 · answered by ocer1980 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers