English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-28 02:29:30 · 21 respostas · perguntado por Gagh 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

28/08/06 - 13:18 hs - "Boas respostas até o momento, mas ainda não me responderam de acordo com a palavra de DEUS."

2006-08-28 05:19:21 · update #1

21 respostas

Nenhuma, tudo igual

2006-08-28 02:40:22 · answer #1 · answered by osvald s 3 · 1 2

Sou ateu, mas vou te responder sobre o que conheço de cada uma delas, tentando ser o mais neutro possível (evitando colocar minha opinião pessoal sobre cada uma delas):

Católicos - São cristãos (portanto acreditam na existência de cristo) e acreditam em um único deus, que é representado pelo que seria a santíssima trindade: pai, filho e espírito santo. Acreditam que homens, por suas ações, podem tornar-se santos, que são espécies de exemplos a serem seguidos por outros homens (embora eles também detenham certa autoridade menor nas "esferas divinas"). Acreditam também na santidade de Maria.
Funciona por meio de uma hierarquia estremamente organizada, e a doutrina é controlada pelo Vaticano, que dá certa liberdade, em alguns assuntos, de interpretação da doutrina aos padres e responsáveis pelas comunidades, mas que em outras questões (normalmente questões que geram polêmica dentro da igreja), decide a interpretação correta a ser seguida.
Tem como fonte de doutrina a Bíblia, com Velho e Novo Testamento, além de documentos e pronunciamentos que, através dos anos, compuseram a doutrina católica.
Entre seus dogmas estão: crença em deus único, crença na santíssima trindade, crença na existência de jesus, crença na existência e imortalidade da alma, crença na veracidade e autenticidade da Bíblia, crença na virgindade de Maria, crença na salvação pelo arrependimento, crença no poder da confissão.

Protestantes - Também cristãos, também monoteístas (existência de um único deus). No quesito crença na santíssima trindade há certa divisão (Testemunhas de Jeová, e se não me engano adventistas não acreditam na existência da santíssima trindade e na divindade de jesus, acreditando que este foi um mensageiro de deus, mas que só o deus criador, ou o deus pai dos trinitários, mereceria adoração. O restante das denominações são trinitárias). Acreditam na salvação pela fé, não acreditam na existência de santos ou na santidade de Maria.
Não tem hierarquia pré-definida ou autoridade central rígida. Em tese, qualquer homem com conhecimento suficiente da Bíblia e com comportamento adequado pode se tornar um pastor. Porém, na maioria das denominações, há um conselho de pastores que controlam o acesso de novos pastores, com vistas a impedir distanciamentos da doutrina.
Tem como fonte da doutrina o velho e o novo testamento da bíblia., mas entre suas denominações e, mais marcadamente entre os protestantes e os católicos, há discordância sobre a autencidade determinados trechos e livros bíblicos.
Entre seus dogmas estão: crença em deus único, crença na existência de jesus, crença na existência e imortalidade da alma, crença na veracidade e autenticidade da Bíblia, crença na virgindade de Maria, crença na salvação pela fé.

Espiritismo - Também cristãos, também monoteístas. Não acreditam na Santíssima Trindade e tampouco na divindade de Jesus (acreditando ser esse um espírito evoluído que veio à Terra com uma missão). Acreditam na imortalidade e evolução do espírito, conseguido através das reencarnações, onde vai se aperfeiçoando com bases em seu esforço pessoal. Acreditam que podemos conversar com os espíritos não encarnados por intermédio de médiuns, e que espíritos podem ter influência limitada sobre os vivos, para o bem ou para o mal. Não acreditam na virgindade de Maria ou em sua santidade, mas sim em sua evolução espiritual.
Não tem hierarquia formal, sendo que qualquer comunidade de espíritas, em princípio, pode formar um centro. Há a figura de dirigente do centro, mas exerce muito mais funções administratrivas do que de determinação de doutrina. Também existem as federações nacionais espíritas, mas estas também funcionam mais como centros de divulgação do que como centros de formulação da doutrina.
Usa como fonte as "Obras Básicas" (Cinco livros escritos por Allan Kardec que seriam, de acordo com a crença espírita, compilações de ensinamentos de espíritos superiores passados a Kardec). Além destas, usam como fonte também livros e mensagens que alegadamente seriam de espíritos superiores. Crêem na veracidade e autenticidade de alguns livros da Bíblia, e em outros não, e crêem ser a Bíblia um livro em sua maior parte metafórico.
Entre seus dogmas estão: crença em deus único, crença na existência de jesus, crença na existência e imortalidade do espírito, crença na existência da reencarnação e crença na evolução espiritual pelos atos de um indivíduo, marcadamente pela caridade.

Para alguns a Umbanda e o Candomblé são religiões diferentes. Para outros, são apenas linhas diferenciadas de uma mesma religião.
Pela similaridade de cultos e crenças, colocarei as mesmas juntas, lembrando porém que, a exemplo do protestantismo, são diveras as denominações (aqui chamadas de nações) e, portanto, há diferenças menores entre elas.

Candomblé/Umbanda - Crença em um deus único (os orixás, voduns, inkices e demais entidades não são deuses, são forças naturais e/ou entidades criadas por este deus - Olorum - que se assemelham em alguns casos aos anjos do catolicismo e protestantismo, e em outros a gnomos e demais entidades sobrenaturais). Embora não sejam considerados cristãos pelos demais cristãos, eles acreditam que jesus (identificado com Oxalá) é uma entidade superior a todos os outros orixás. Acreditam na reencarnação e na evolução espiritual a partir das ações do indivíduo. Os três valores fundamentais, especificamente da Umbanda, a serem cultivados por um ser humano são o amor, a caridade e a humildade. Tem diversos rituais ligados à doutrina da religião e a prática de aperfeiçoamento espiritual e curas. Estes rituais são realizados em templos, ou "terreiros", previamente preparados para tal. Acreditam que cada ser humano é escolhido (ou apadrinhado) por uma entidade, que ajudará a guiar seus passos na Terra.
Existem diversas hierarquias, cada uma relacionada à um determinado tipo de entidade. Esta hierarquia não é completamente rígida, mas é exigido um grande respeito dos sacerdotes mais novos (ou pretendentes ao sacerdócio) em relação aos sacerdotes mais antigos.
Como religião (ou religiões) sincrética, há elementos que vieram de cultos externos à base africana, como por exemplo do cristianismo, das crenças e cultos indígenas, kardecistas e de outras linhas. A base africana da doutrina foi, e é passada, de geração a geração, por meio oral e ritualístico. É através da fala e dos rituais que a doutrina religiosa é passada.
Alguns de seus dogmas são: crença em um deus único, crença na reencarnação, crença na existência e imortalidade da alma/espírito, crença na influência dos espíritos e entidades sobrenaturais na vida humana, crença na natureza como uma entidade (animismo), crença na evolução espiritual através dos atos do indivíduo.

Ta aí. Se eu tiver falado alguma coisa errada ou incompleta de alguma destas religiões, os seus adeptos por favor me corrijam.

__________________________

Respostas com as palavras de qual deus? O deus católico, o deus protestante, o deus espírita ou o deus da umbanda e do candomblé?

2006-08-28 05:19:15 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Caro Gagh

Existem várias diferenças entre estes segmentos religiosos, bem como há subdivisões entre eles, a saber:

Evangélicos (Crentes) - Crêem em Jesus como único Senhor e Salvador, O acesso é direto à Deus tendo como único mediador o próprio Jesus; tem a Bíblia como regra de fé e prática (nem todos), Deus é um ser pessoal, Criador de Todas as coisas, O sacrifício de Jesus é suficiente para perdoar os pecados dos homens.
em geral podemos fazer a seguinte divisão.

Tradicionais ou históricos - Tem como base a pregação de Jesus Cristo como salvador Ex. Batistas, Presbiterianos, Luteranos etc...

Pentecostais - Diferem-se dos tradicionais pela ênfase no Batismo com o Espírito Santo, entendendo que a prova deste Batismo é o falar em Línguas estranhas, dão também muita ênfase ao sobrenatural, são rígidos em seu modo de vestir, Crêem na Bíblia, mas não costumam estudá-la profundamente. Ex. Assembléia de Deus.

Neo-Pentecostais - Dão ênfase aos milagres, Geralmente associados à teologia da Prosperidade (crença de que os filhos de Deus devem ser prósperos financeiramente, qualquer doença ou infortúnio é logo associado à falta de fé ou ação do diabo) Geralmente são menos rígidos quanto a postura na sociedade, Ex. Universal do Reino de Deus,(Bispo Macedo); Internacional da Graça (R.R. Soares), Renascer (Estevam Hernandes)

Semi Evangélicas - Grupos que apesar de terem origem no meio Evangélico, não são consideradas como tais, por discordarem de pontos essenciais. EX. Testemunhas de Jeová, Mórmons (Igreja dos Santos dos Últimos dias), Meninos de Deus (Atualmente Igreja da Família).

A Igreja Católica se difere dos Evangelicos em vários aspéctos, mas a diferença mais visível é o culto às imagens, a Bíblia para o católico também é a palavra de Deus, porém só os padres podem interpretá-la, a tradição e a palavra dos papas tem o mesmo valor que a Bíblia. Hoje Há vários segmentos católicos, Os carismáticos (creem nos dons espirituais), a Igreja católica brasileira (poucos adeptos) A Igreja católica ortodoxa etc.

Espírita - Seguidores de Alan Kardec, Creem apenas nos quatro Evangelhos interpretados por Alan Kardec, Fazem invocações espirituais, crêem na reencarnação.

Macumbeiro - Este termo é atribuido à vários grupos que praticam o que alguns chamam de baixo espiritismo, a Ênfase esta na invocação de espíritos como os Caboclos (Mais de origen indígena) Pretos veios (origen Afro) Guias, orixás e exus.

Acreditam que estas entidades pode trabalhar em seu favor, algumas como os orixas seriam espíritos para fazer o bem, outras como os Exus, para a destruição dos inimigos.

Ex. Umbanda, Quimbanda, Candomblé. É bom lembrar que alguns destes grupos não gostam de ser chamados de macumbeiros, que é apenas um termo popular.

2006-08-28 03:36:23 · answer #3 · answered by rohi 7 · 0 0

DEUS É O UNICO DEUS DOS EVANGÉLICOS, QUE SE MANIFESTA NA TRINDADE, ENQTO OS DEMAIS SE PROSTRAM DIANTE DE DEZENAS DE DEUSES (QUE SÃO ENTIDADES DEMONÍACAS) E OS SERVEM .

Dt 32:17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais.

EX.20
2. “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.
3. Não terás outros deuses diante de minha face.
4. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.
5. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,
6. mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

2006-08-28 03:28:45 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

CATÓLICO:
Religião Cristã que segue principalmente os ensinamentos de Jesus Cristo e tem como crença, a vida eterna no Reino de Deus. Seu fundador e mestre foi Jesus Cristo e delegada a sua continuidade a Pedro quando disse: "Tu és Pedro (pedra, rocha dura) e sob esta pedra erguereis a minha igreja."
O nome Catolicismo, veio para designar o Cristianismo como sendo uma religião universal, o que de fato o é.
Seus gias espírituais são os padres, bispos e o Papa.

"EVANGÉLICO":
Na verdade, evangélico é um termo adotado no Brasil, pois a religião é protestante. O protestanismo foi criado pelo herege Martinho Lutero. Ele se fez católico para escapar de ser morto se refugiando num mosteiro católico. Alí aprendeu a religião e depois ficou contra a igreja que o acolheu e contra o Papa.
Veja alguns dos motivos pelo qual Lutero se afastou da igreja católica e fndou a sua própria igreja.

"Dormi mais vezes com o diabo do que com minha mulher Catarina" (a ex freira Catarina de Bora).

Caso a pessoa não pecasse, dizia Lutero, mais a pessoa demonstrava que não confiava em Deus e no seu perdão. Daí, o princípio de Lutero;

"Crê firmemente, e peca muitas vezes".

Em carta a Jerônimo Weller, Lutero escreveu:
"Se o demônio te tentar com bebedeira, bebe, e bebe em nome de Cristo".

Lutero defendia a tese da santidade do pecado: quanto mais pecado se cometesse mais santo se seria.

Lutero disse que Cristo era adúltero. Essa afirmação está no livro de Lutero, Tischeredden = Conversas à Mesa, n* 1472, edição de Weimar, volume II, p. 107, apud Franz Funck Brentano, Martim Lutero, editora Vecchi, Rio de Janeiro, 1956, p.151.

Poucos sabem a verdadeira história do fundador do protestantismo. Hoje existem no mundo inteiro várias denominações cristãs protestantes.
Seus guias espírituais são os pastores e recente mente, na decáda de 80, uma da muitas igrejas no Brasil adotou o bispado. Na ocasião um dos fundadores de uma igreja bem conhecida, se alto intitulou Bispo.

ESPÍRITAS:
O espiritismo a princípio não é uma religião.
O espiritismo de fato surgiu em Nova York com as irmãs Fox e sua mesas girantes. Diziam elas falar com espíritos e que eles lhes mandavam sinais com batidas na mesa. Mais tarde se descobriu que as batidas não passavam de uma farsa criada pelas irmãs Fox.
Mesmo assim Hippolyte Léon Denizard Rivail, vulgo Allan Kardec, a convite de um amigo, foi assistir a uma das apresentações das irmãs Fox e ficou fascinado com o que viu.
Apartir daí passou a ter supostos contatos com um espírito que se anunciava como sendo "espírito de verdade" e que passaria para Allan Kardec a verdade sobre outras vidas. Em uma de suas aparições, disse a Rivail que numa vida passada ele se chamava Allan Kardec, o que o fez mudar seu nome imediatamente.
E nisso Kardec ecreveu vários livros sobre o assunto. Entre eles estão "O livro dos espíritos" e "o evangelho segundo o espiritísmo."
Os espíritas pregam a reencarnação e o contato com os mortos.

"MACUMBEIRO" :
O nome certo seria Umbandista ou adéptos do candoblé.
É um ritual de origem africana que adotam como deuses, os orixás.
Seus guias espírituais são os pais de santos e mães de santos.
Fazem oferendas e simpatias.
Acreditam na rencarnação e contato com espíritos.

2006-08-28 03:27:00 · answer #5 · answered by Eu mesmo 3 · 1 1

Perante Deus, somos todos iguais!!!
Cada um segue a religião em que acredita.
Acho que a diferença está mesmo, no próprio ser humano, seguidores dessa ou daquela religião, que ao invés de se preocupar apenas em louvar à Deus, estão mais empenhados em se destacar diante da sociedade!

2006-08-28 03:04:34 · answer #6 · answered by ۼรρәяαฑçล ɷ("ړ)ɷ 7 · 0 0

Todos tem o mesmo Deus.
Todos tem caminhos diferentes para chegar a esse Deus.
A diferença é que apenas UM deles tenta impor aos demais seu próprio modo de ver as coisas e considera que TODOS os outros são filhos do diabo, condenados às chamas eternas, e outros desatinos do gênero.
Ninguém merece....

2006-08-28 02:40:06 · answer #7 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 1

A diferença é difícil de dizer, uma vez que na hora do desespero, na iminência do perigo, vão todos ajoelhar e rezar do mesmo jeito.

2006-08-28 02:37:44 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

católico>>>>>>crê em santos e imagens
evangêlico>>>>crê apenas em Deus e no espírito santo de Deus
espírita>>>>>>>vêem espíritos
macumbeiro>>>usam de certas coisas para atrair coisas materiais até mesmo amorosa
mas tem uma relação entre todas
EM TODAS DEUS ESTÁ...ELE ESTÁ EM TUDO

2006-08-28 02:36:48 · answer #9 · answered by J鳳ika Emanuela Costa C 1 · 3 3

R I T U A I S E C R E N Ç A S

POIS A BURRICE EMOCIONAL É A MESMA!

2006-08-28 02:35:49 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 1

Suas crenças são diferentes.
Mas a religião camdomblé e outras religiões africanas e indigenas foram marginalizadas pela Igreja católica nos séculos passados.
Acho que talvez seja por isso (pelo menos no meu caso por causa da minnha criação católica) eu marginalize um pouco as outras religiões.
Os católicos impunham a sua religião como a melhor, como a mais perfeita.
E é isso que os "crentes" da atualidade fazem. Querem nos empurrar suas respectivas religiões guela abaixo.

2006-08-28 02:33:52 · answer #11 · answered by Nineevon 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers