English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-27 16:58:26 · 12 respostas · perguntado por kadufl 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Nascido no interior de Minas Gerais, era filho de Maria João de Deus. Educado na fé católica, Chico teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs. Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931.

Chico Xavier escreveu quatrocentos e doze livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Dizia reproduzir apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros, mais de 20 milhões de exemplares. Doou os direitos autorais para a FEB (Federação Espírita Brasileira), organizações espíritas e outras instituições de caridade.

Suas obras são publicadas pelo Centro Espírita União, Casa Editora O Clarim, Edicel, Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Federação Paulista do Rio Grande do Sul, Fundação Marieta Gaio, Grupo Espírita Emmanuel s/c Editora, Comunhão Espírita Cristã, Instituto de Difusão Espírita, Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, Livraria Allan Kardec Editora, Editora Pensamento e União Espírita Mineira.

Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932. O de maior tiragem foi Nosso Lar, com mais de um milhão e quinhentos mil cópias vendidas (2005), atribuído ao espírito André Luiz, primeiro volume da coleção que leva o nome deste, e que mais tarde contaria com a parceria do médico mineiro Waldo Vieira.

Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba. Nos anos 70 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação. Ficou muito conhecido no Brasil, especialmente nos últimos anos, por sua benevolência e assistência ao próximo.

O mais conhecido dos espíritas brasileiros teve relevante contribuição para expandir o movimento espírita brasileiro e encorajar os espíritas a revelarem sua adesão à doutrina de Allan Kardec. Sua credibilidade serviu de incentivo para que médiuns espíritas e não-espíritas realizassem trabalhos espirituais abertos ao público.

Chico Xavier morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardíaca. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de Futebol.

2006-08-27 17:02:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Foi um exemplo de cristão. Humilde, desprendido das coisas materiais, usava o dinheiro que ganhou com os inúmeros livros que psicografou para ajudar os mais pobres.

2006-08-28 03:39:34 · answer #2 · answered by fran 7 · 1 0

Embora eu não seja Kardecista, respeito muito o trabalho humilde e caridoso de tantos quanto o Chico.

É realmente cristão dar exemplos de humildade e amor assim!

A quem chame obras de amor de Chico de "coisas do diabo", conforme visto em outra pergunta semelhante, convido a ler no Evangelho sobre Jesus ter dito sobre a casa de Belzebu dividida, quando Ele, Jesus, foi assim acusado de ser emissário de Belzebu. Sinceramente, esses são os que de Bíblia nas mãos praguejam contra Dons Divinos que não conhecem. Uns por proselitismo fundamentalista psitaciforme, outros por interesses subalternos econômicos. São os falso-profetas.

Ficaria melhor que defendessem idéias e não acusassem pessoas, pois isso é falta de inteligência, de carater e de argumentos.

Repito, como não sou espíritista, sou livre para dizer isso com muita autoridade! Se defendermos idéias, poderemos convencer ou não.

Respeitar as pessoas por suas posições, por suas convicções, por serem filhos de Deus. Não há quem não o seja!

2006-08-27 18:03:35 · answer #3 · answered by Tupã Mirim 4 · 1 0

Bem crêem ou não , foi um grande mediun via e conversava com espíritos, psicografou mais de 40 livros editado e o que ganhou com a venda dos mesmos, tudo aplicado para a caridade de meninos abandonados e outros pobres. Chico poderia viver uma vida de rico, maior que o bispo Macedo, mas tudo que ele ganhou deu aos pobres. Viveu de um pequeno salário de funcionário subalterno da Secretaria de Agricultura, numa modesta casinha, nunca teve luxo, nem carro. Consolou muitas pessoas. Ele juntamente com Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, irmã Dulce, e outros mártires foi um verdadeiro sacerdote melhor dizer um profeta, professando a Paz e o Amor do Cristo. É respeitado por lideres de muitas outras seitas religiosas e conhecido mundialmente.

2006-08-27 17:13:39 · answer #4 · answered by branco 7 · 1 0

Um ser humano acima dos seres humanos, ditos normais...procurou tanto a Deus e acabou Deus o encontrando. Continue sua viagem Chico...

2006-08-27 17:06:31 · answer #5 · answered by mineirissimouaibh 2 · 1 0

Cara, tem gente que vai colocar a vida dele inteira aqui, copiando e colando, outros que vão dar um monte de adjetivos...
mas eu quero expressar isso de forma diferente...
apenas levantando uma observação minha

Ninguém nem quevedo, nem padre marcelo nem bispo macedo, fazem qualquer tipo de crítica a chico xavier

ele simplesmente dedicou a vida aquilo que acreditava...e nenhum dos citados acima podem dizer que ele não foi um homem bom

2006-08-27 17:03:36 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

O exemplo de simplicidade e humildade digno de ser estudado e tomado como exemplo da mesma forma que Jesus, Bezerra de Menezes, André Luiz e uma infinidade de outros grandes exemplos que só enriquecem nosso conhecimento de como viver a vida com sabedoria e amor em todos os sentidos.

2006-08-27 17:33:19 · answer #7 · answered by ∩ΠDRΞ΄ 2 · 1 1

Acredito que so podemos falar do que conhecemos, e do Chico, conheço apenas seus livros, entrevistas e alguns seminarios.
Homem simples, de bom caráter. Escreveu mais de 400 livros e destes nao ganhou um centavo, doando tudo para obras assistenciais e de caridade.
Dotado de diversas faculdades mediúnicas, foi atravez da psicografia que auxiliou muitos coraçoes sofridos.

2006-08-27 17:31:37 · answer #8 · answered by Leandro Piazzon 4 · 1 1

A vinda de Chico Xavier a esta Terra modificou profundamente o entendimento da vida após a morte, mostrando a comunicabilidade entre os Espíritos e o ser humano e de como se processa a vivencia espiritual. Recebeu o título de O Mineiro do Século (XX) mas ainda é pouco.

2006-08-27 17:24:47 · answer #9 · answered by Espírita 4 · 1 1

Dizer? Nada. Escutar? Tudo.

2006-08-27 17:08:15 · answer #10 · answered by Lady of Moon 5 · 1 1

fedest.com, questions and answers