English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pergunta hipotética, mas responda como se verdade fosse...

Se Deus aparecesse diante de você, de modo INCONTESTÁVEL e por qualquer meio e lhe dissesse que tudo o que você sempre julgou saber e pregou ou apregoou sobre Ele ou sobre a inexistência dele, era totalmente errado e a visão do outro que era a certa, qual seria sua reação e sua atitude? Mudaria alguma coisa? Pediria perdão pelas ofensas que dirigiu a tantas pessoas por pensarem diferente de vocês? Se reconheceria como o intolerante de antes?
Ou mesmo com tudo isso, continuaria a ser o mesmo orgulhoso de sempre?

2006-08-27 14:32:19 · 24 respostas · perguntado por anlumursan 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Estou gostando das respostas, da maioria pelo menos. Mas parece que algumas pessoas não entenderam que a pergunta é hipotética e que o Deus a que me refiro aparece de forma a NÃO DEIXAR DÚVIDAS que é mesmo Deus. Alguns, infelizmente, nem hipoteticamente abrem mão do seu orgulho. E nunca disse que Deus mentiu, ficou implicito em minha pergunta que os homens é que pregam errado sobre ele. E mais, quem me ofender, fique tranquilo: não irão para o inferno, afinal ele não existe mesmo e de mais a mais não me sinto nem um pouco atingida por quem tentou me ofender. Volto na terça para escolher a melhor resposta, mas já sei quais não serão a melhor resposta. Bye...

2006-08-27 16:35:13 · update #1

24 respostas

Só uma pessoa muito tapada para criticar uma pergunta de tão grande alcance como essa.
Perfeita, muito inteligente.
Precisamos ouvir de tudo e analisar e o que vemos são pessoas
colocando suas próprias verdades como abasolutas e incontestáveis.
Religioso é assim como você, mente aberta.
Abraço e bom começo de semana

2006-08-27 15:22:12 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Que ótima pergunta cara. Pensei sobre ela e não consegui chegar a conclusão alguma. Mas acho que acreditar em coisas diferentes ou não acreditar em nada, como eu, não dá direito a ninguém de ofender as outras pessoas e ser intolerante, pena que nem todo mundo pense assim. Acima de tudo, deve haver o RESPEITO.

2006-08-27 21:48:01 · answer #2 · answered by Robson L 5 · 3 0

procuraria a outra pessoa e diria a ele q ele sempre esteve certo,pedia perdao a Deus, a ele tbem e seguiria junto a ele aprendendo com ele para ensinar a outros depois

2006-08-27 21:40:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 3 0

Mudaria apenas.

Eu diria "Puts, aquele caminho acreditei ter a sua essencia também quando comecei a seguir".

Mudaria e pronto.
Orgulho do que? De continuar a seguir coisas erradas? Besteira.

2006-08-27 21:39:24 · answer #4 · answered by ? 4 · 3 0

Não sei mesmo! Mas eu me passaria por uma profunda reformulação.

2006-08-27 21:35:32 · answer #5 · answered by Conde de Monte Cristo 3 · 3 0

PARABÉNS PELA INTELIGENTE PERGUNTA.

NEM SOU ATEU, NEM TENHO RELIGIÃO. TERIA QUE MUDAR POUCA COISA.

PEDIRIA PERDÃO, SIM.

SUPONHO QUE TENHO SIDO MAIS TOLERANTE DO QUE TOLERADO.

EU ME AFASTEI DAS RELIGIÕES EXATAMENTE POR CAUSA DA INTOLERÂNCIA DOS RELIGIOSOS NA SUA MAIORIA.

HOJE, OBRIGO-ME A SER MAIS TOLERANTE COM OS MESMOS POR ENTENDER QUE A EVOLUÇÃO SE PROCESSA ATRAVÉS DA MORAL E DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA QUE CULMINA NA FÉ.

DETESTO OS RELIGIOSOS, MAS NÃO DESPREZO A FÉ DE NENHUM DELES PORQUE FOI ASSIM QUE JESUS ENSINOU: CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS.

PODEMOS OBSERVAR, JÁ, AQUI, ENTRE OS QUE RESPONDERAM, ALGUÉM QUE NEM ENTENDEU A PERGUNTA E JÁ FOI LHE ATACANDO. (É UMA ATITUDE RELIGIOSA?)

TRATA-SE DE UM PSEUDORELIGIOSO. NEM AVALIARÁ SEUS CONCEITOS PORQUE NÃO OS TEM.

DIRIA PARA MIM O QUE MUITO TENHO OUVIDO: TENHO PENA DESSE POVO QUE NÃO TEM O QUE COMER.

EM RAZÃO DE SEU PREPÓSITO, JÁ É APLICÁVEL UM ENSINAMENTO DO CRISTO: A PARÁBOLA DO SEMEADOR.

MURCHOU! FAZER O QUE?

MUITA PAZ!

2006-08-27 22:09:49 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 0

Bem, eu ficaria felicíssimo, porque eu creio em Deus como a maioria das pessoas, mas com tanta informação, tanta divergência de fundamentos e opiniões, tanta religião, a gente acaba um pouco receoso, não diria incrédulo, mas um pouco desconfiado e nesse caso eu teria certeza, pois eu próprio teria falado com Ele.A maioria das pessoas diz acreditar em Deus, apenas por convenção, no fundo elas crêem mesmo é numa regra ditada pela sociedade, só que não sabem disso.Eu pediria perdão a todos e faria tudo que Ele me mandasse fazer, é lógico que eu faria isso porque Deus teria me mandado, e não uma pessoa qualquer, visto que a pergunta é hipotética, a hipótese aqui é de se estar falando realmente com Deus.

2006-08-27 22:08:52 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 0

mudaria meus pensamentos e pediria desculpa às pessoas. se bem que eu nunca ofendo uma pessoa por ter uma religião diferente da minha.

2006-08-27 21:40:13 · answer #8 · answered by lary 2 · 2 0

Eu perguntaria "A visão de qual dos outros?". Afinal de contas, são inúmeros os modos que tentam "acessar" Deus ao redor do mundo. Eu questionaria e "conversaria" com ele, afinal, ele é o Deus de todos, certo?

2006-08-28 10:53:10 · answer #9 · answered by Chris 1 · 1 0

Sou ateu. Sinceramente, não acredito nesta possibilidade, mas como em hipótese tudo pode, vou aceitar o exercício (e não é crítica à sua pergunta, ela realmente é muito interessante).

Primeiro, como ateu, não critico as pessoas por sua religião em si, mas somente os fanáticos, que desrespeitam os outros em nome de sua religião. Então, mesmo que deus existisse e fosse o mais rigoroso que a humanidade já concebeu, eu não voltaria atrás nas críticas aos fanáticos, e se este deus fosse o deus dos fanáticos, eu simplesmente não veria razão para respeitá-lo, pouco importando se ele criou tudo e se ele fosse me castigar.

Quanto ao deus em si, se ele existisse e aparecesse na forma que for (a imaginada por qualquer religião ou pessoa), ele simplesmente seria um ser incoerente, e eu sinceramente não teria como respeitá-lo.

Quanto a mim, eu teria que necessariamente rever tudo que eu achava ser verdade, visto que a existência de um deus simplesmente iria contra toda a lógica existente, então, se aparecesse de forma INCONTESTÁVEL, alguma coisa não estaria certo com a lógica, e todo o conhecimento humano teria que ser refeito, e nem saberíamos por onde começar, já que a própria base do conhecimento seria errada. O que me traria uma pergunta à cabeça: vale a pena abandonar todo um conhecimento que tanto fez pela humanidade, por um deus incoerente e inconsequente?

Não é minha intenção contestar a fé de ninguém, mas como você pediu uma opinião sincera e baseada em valores pessoais, essa é minha opinião, com toda a sinceridade.

No mais, excelente pergunta.

2006-08-27 22:55:19 · answer #10 · answered by Lord_of_Dreams 7 · 2 1

fedest.com, questions and answers