Alguns cristãos são policiais, outros já serviram ou estão dispostos a servir o exército, embora nossa constituição garanta o direito de eximição do serviço militar para aqueles que têm uma objeção filosófica ou religiosa.
O que eles farão caso seja necessário atirar em alguém? Não é pecado matar?
Um outro dia vi alguém dizendo que o exército se justifica para Deus porque a pessoa está defendendo seu país e isso não seria pecado. Mas pedro puxou a espada e feriu um homem na tentativa de proteger Jesus. Este lhe disse que NÃO usasse a espada (arma). Jesus é muito mais importante para os cristãos do que qualquer país. Se não devemos usar armas nem para defender nosso senhor e salvador, o que justificaria o uso de armas?
Por que os líderes religiosos não aconselham seus fiéis a não servirem o exército, já que esse é um direito? Por que eles não lutam junto às autoridades para serem liberados?
2006-08-26
07:27:48
·
12 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Sobre as respostas.
O fato de no antigo testamento haver execuções não justifica o uso de armas pelos cristãos porque nada no novo testamento indica isso.
Por legítima defesa não vale. Senão Estevão não teria morrido, teria lutado. Outros cristãos foram também executados sem reagir. Outros foram torturados, mas não pegavam em armas, definitivamente. Jesus disse que não fizessem e não só por ser em vão, mas por ser errado.
Para defender seu país de uma invasão também não. A história mostra que na destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d.C, os cristãos fugiram, não lutaram.
2006-08-26
07:55:21 ·
update #1
Otima pergunta. Se desejar conhecer um grupo cristao que nao pegou em armas, nem matou seu semelhantes em guerras durante as grandes guerras do sec.xx,
clique nesse site e veja a sua historia: http://www.triangulosroxos.org.br/
nos campos de concentração de Hitler, havia um grupo identificado por um triângulo roxo em seu uniforme. Eram pessoas que podiam ter escapado dos campos, das humilhações, das torturas e da morte. Bastava renunciar à sua fé. Bastava apoiar o regime nazista. Apenas uma assinatura salvaria suas vidas.
homens, mulheres e crianças — mostraram extraordinária coragem e integridade. Seu exemplo não pode ser esquecido. Deve permanecer como uma lição extraordinária para as gerações futuras. É a prova de que o homem pode resistir ao mal.
É a prova de que o espírito pode vencer a espada, e qualquer outra arma.
2006-08-26 11:25:12
·
answer #1
·
answered by David 4
·
1⤊
0⤋
Depende da profissão. Se for um policial, porque não usá-la se for preciso?
Deus não é irracional. As autoridades foram por ele constituídas.
É que há religiões falsas heréticas que nem tem o trabalho de ler a Bíblia, e o que é pior fazem sua própria bíblia.
Romanos 13
não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
4 porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
2006-08-27 21:32:47
·
answer #2
·
answered by fr_bezerra 3
·
0⤊
0⤋
Minha intencao era a de responder a sua pergunta seriamente... mas ai, cheguei aqui, li umas respostas e comecei a me perguntar uma coisa....
... sera' que existe um usuario mais imbecil do que o Alfredo Bernacchi? Como sera' que ele conseguiu escrever livros com uma mentalidade assim tao limitada? Seus livros deveriam se chamar "No reino das abobrinhas"....
2006-08-26 18:17:19
·
answer #3
·
answered by KMR 5
·
0⤊
0⤋
Otima colocação, realmente não a nada que indique que o cristão deva pegar em arma, mas a religião é que manda e não a Bíblia se a religião diz deves matar, otimo o povo mata numa tranquilidade absurda. Se realmente as pessoas estudasem mais um pouquinho veria como grupos tradicionais religiosos estão completamente errados. E ainda assim acredito que não adiantaria pois o orgulho descabido não deixa a pessoa reconhecer seu erro. E os lideres religiosos hoje são como antigamente coam um mosquito mas engolem um camelo.
Oráculos de Delfos
2006-08-26 15:45:44
·
answer #4
·
answered by Chamas de Jah 2
·
0⤊
0⤋
Os cristão pegam nas armas porque tem mãos
2006-08-26 14:54:46
·
answer #5
·
answered by Sthaneslau 2
·
0⤊
0⤋
Acho que não é pecado atirar para se defender. Se vc olhar na Bíblia, o profeta Elias matou um monte de profetas malignos e mesmo assim ascendeu aos céus. Acho que lutar para defender os inocentes não é pecado. Imagina se todo mundo cruzasse os braços e deixasse Hitler conquistar o mundo. Impossível.
Nessa passagem de Jesus ele quis evitar um conflito inútil, pois sabia que ia ser preso pelos romanos.
2006-08-26 14:45:31
·
answer #6
·
answered by VINGADOR 4
·
0⤊
0⤋
Essa é uma questão polêmica, em primeiro lugar não é só o cristão que não deve matar, ninguém deve matar, esses mandamentos são regidos a todos não só os cristãos.
Em segundo lugar, lutar por seu pais em uma guerra e em legitima defesa pode ser feito sem ser considerado pecado.
Outra questão é que Deus proibiu o uso da espada naquele momento por que ele ia usar a espada em vão, se Deus precisa- se de ajuda ali por que ele usaria um homem ao invés de um anjo?
Mais uma questão é que muitos não conseguem interpretar as sagradas escrituras e fazem confusão e ficam em duvida do que é certo ou errado.
Políticos usam termos religiosos para fazer guerra para justificar seus verdadeiros propósitos que é ser potência mundial sempre.
Realmente não podemos matar, mas se não tivermos escolha, a gente faz.
2006-08-26 14:44:35
·
answer #7
·
answered by Levi R 1
·
0⤊
0⤋
Porque não são verdadeiros cristãos. São os chamados "cristãos da boca para fora", os que se intitulam seguidores de Cristo, mas não seguem Seus mandamentos...
Um verdadeiro cristão não deveria ser obrigado a ir para o Exército, porque é contra seus princípios de vida.
Os líderes religiosos nada fazem porque eles estão na mesma situação: não são cristãos de verdade. Estão mais preocupados em armazenar bens materiais , construir catedrais magníficas cheias de estátuas de ouro, usar vestes pomposas... quanta diferença do que foi a vida de Jesus Cristo...acaso ele usou roupas como as do Papa? Acaso ele ( que era carpinteiro) se preocupou em construir uma magnífica Igreja cheia de altares bacanas e coisas assim? Não, porque a Igreja que Jesus criou não era feita de matéria terrestre, e sim de almas. Não fica neste mundo material, e sim no espiritual.
Quando forem à igreja no final de semana, observem: esse prédio foi feito para agradar a quem? Essas estátuas foram feitas para adorar a quem? Todo o dinheiro arrecadado e gasto nessas luxuosas catedrais não poderia ter sido usado em algo humanitário?
Enfim, por que os cristãos pegam em armas? Será que existem verdadeiros cristãos neste mundo globalizado, capitalista e alienado?
2006-08-26 14:41:45
·
answer #8
·
answered by P N 2
·
0⤊
0⤋
O que vemos hj em dia é o exercito do maior pais protestante do mundo, comandando pelo evangelico Bush, auxiliado pelos seu generais batistas fundamentalistas, cometerem as maiores atrocidades contra população civil no Iraque ou auxiliando o selvagem exercito de Israel a matar milhares de civis inocentes do Libano ou da Palestina.
Mas é mais fácil e rende mais para o proselitismo dessa gente, culpar a inquisição de 800 anos atrás....
2006-08-26 14:35:54
·
answer #9
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Olha, depende muito de cada pessoa (cada cristão, no caso). Eu nunca havia pensado nisso, mas quando um cristão pensa em matar alguem ele já não deve ser mais cristão e sim ser mundano. Matar é pecado, e certamente antes desse ato, o cristão deve ter pedido a Deus orientação e jejuado. Essa é minha opinião.
2006-08-26 14:32:27
·
answer #10
·
answered by igs 2
·
0⤊
0⤋