English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu li isso em algum lugar......mas não achei resposta!

2006-08-25 17:36:26 · 16 respostas · perguntado por Ci 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Porque "cada evangelho foi escrito por um apóstolo" não é o mesmo que "cada apóstolo escreveu um evangelho".....

2006-08-25 17:41:12 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Devido a igreja católica haver convencionado que os evengelhos melhores para não causarem polêmicas por causa de seus textos, evitando assim que a humanidade pudesse saber o ponto de vista de várias pessoas da época que escreveram sobre Jesus, porem estes escritos foram realizados muitos tempo depois da morte sua morte.

2006-08-29 08:12:50 · answer #2 · answered by Emmanuel Nolêto 2 · 0 0

CADA Evangelho existente (4) foi escrito por um apostolo diferente. O que nao significa que CADA apostolo (12) tenha escrito um evangelho.
Sao duas coisas diferentes.

***************

2006-08-27 13:15:15 · answer #3 · answered by KMR 5 · 0 0

os evangelhos não forma escritos pelos apóstolos, mas pelos lideres das comunidades fundadas pelos mesmos. existem quatro por serem exatamente quatro as principais comunidades cristãs na época em que os evangelhos foram "escritos", não coincidentemente deve ser quatro como são quatro os pontos cardeais e como se acreditava antigamente que o mundo era sustentado por quatro colunas, daí apenas quatro evangelhos.

2006-08-26 17:54:18 · answer #4 · answered by betoquintas 6 · 0 0

Estou com o meu xará (WAGNER) e a CIRLENE.

Fora o fato dos apócrifos, mesmo o conteúdo desses evangelhos contidos na Bíblia, não estão completamente de acordo com os originais, visto que alguns materiais foram recolhidos no oriente médio recentemente, e a autoria desses materiais está sendo conferida à Matheus.

Não quero questionar a belíssima mensagem contida na Bíblia. Aliás, se todos os ensinamentos que ela nos passa fossem seguidos, o mundo não seria o que é hoje. Esse emaranhado de religiões lutando pela hegemonia da VERDADE ABSOLUTA.

Eu sou um "estudioso" do Kardecismo. Não consigo enxergar no Espiritismo uma forma de religião, pois essa doutrina se diferencia por não promover cultos ou cerimônias de adoração. A base moral dessa doutrina, está no ensinamento Cristão. Na prática da caridade em todas as suas nuances.
Entretanto, foi só eu me manifestar com base nesses meus estudos para que fosse classificado como:
-Seguidor do demônio.
-Espírito do mal.
-Mal caráter.
-Incrédulo.
Mencionar Chico Xavier então, meu Deus.
-O homem foi um safado.
-Um explorador dos pobres.
-Um agente do diabo.
-Um acumulador de fortuna (aliás, se realmente o foi, foi muito tôlo, pois passou toda a sua vida confinado num quartinho que lhe era emprestado).

Me desculpe se usei o espaço para me estender em outra direção.
Porém, achei oportuna a chance de me expressar sobre os assuntos mencionados.

Um abraço.

Wagner.

2006-08-26 09:30:35 · answer #5 · answered by wagner 3 · 0 0

Muito lógica a sua pergunta, mas antes mesmo disto, pengunte-se se foram os próprios discípulos de Jesus que escreveram os evangelhos, e busque a diferença do chamado "Jesus histórico" e de "Jesus Cristo".

Historicamente, com evidências científicas e reconhecidas pelas "autoridades bíblicas", os evangelhos da Bíblia datam a partir do ano 60, alguns chegando ao ano 120, sequer existem vestígios de um pedaço que seja de um evangelho anterior a isto. Este fato demonstra, com o consentimento das autoridades teológicas, que os evangelhos foram provavelmente escritos por pessoas que não conheceram Jesus, mas que conheceram os apóstolos e ouviam suas narrativas. Algumas bíblias inclusive trazem em suas notas as explicações disto, está lá. Busque saber sobre o evangelho "Q".

Nos primórdios do cristianismo prevalecia a tradição oral, conforme a tradição judaica, tudo era contato verbalmente e passado de pessoa para pessoa, até que vendo-se que os apóstolos já estavam velhos e morrendo, surgiu a necessidade de começar a escrever, segundo o que lembravam de suas histórias... imaginem quanta confusão, por isto haviam tantos evangelhos divergentes, e tempos depois, a necessidade do Concílio de Nicéia para decidir quais seriam os "evangelhos oficiais", quando o cristianismo foi reconhecido como religião e oficializado por interesses pelo Império Romano, pois até então era uma simples seita.

Lucas, por exemplo, sequer conheceu Jesus, ele era um acompanhante das viagens de Paulo, sendo que Paulo também não conheceu Jesus nos tempos em que andava entre o povo. Paulo e Pedro discordavam em muita coisa, e isto também se observa na própria Bíblia. Está lá nas notas da Bíblia que Cefas era o mesmo nome de Pedro, e nas cartas de Paulo há várias menções de discordância com Cefas, sendo interessante que, segundo a própria Bíblia, foi à Cefas (Pedro), que Jesus confiou seu postulado. Há muitos fatos intrigantes, como por exemplo, ver que Lucas (que não estava lá) é o único a falar do milagre da viúva de Naim, e os demais evangelhos não fazerem nenhuma referência. Da mesma forma, observe que o milagre da transformação da água em vinho consta apenas em João, e ele diz que todos os apóstolos estavam presentes, se fosse verdade, pela grandiosidade deste fato todos não deveriam ter deixado registrado este acontecido? Os outros acharam irrelevante e não escreveram a respeito?

Alguém me escreveu certo dia dizendo que questionar a existência de Jesus é como questionar a existência de Platão, Napoleão, Shakespeare ou Santos Dumont. Não é verdade, pois todos os outros personagens históricos estão registrados em documentos históricos, e todos eles deixaram seus escritos de próprio punho. A Bíblia não é um documento histórico, o novo testamento não foi escrito por Jesus, aliás, a Bíblia contém o único testamento que existe que não foi escrito pelo próprio testamentário

Por isto, para mim, quando me refiro a Jesus de Nazaré, considero a figura humana, um ser humano especial, sem artifícios fenomênicos como descreve a bíblia, que provavelmente, pela história que se criou em torno dele, ensinou muitas coisas a seu povo e deixou novos valores que foram transmitidos para a humanidade, mas penso que em cima de sua (provável) verdadeira história se criou uma religião, se criou dogmas e se criou um mito, muito parecido com outros preexistentes a ele, para atender interesses e privilégios mundanos. Penso que ele foi um idealista de uma nova humanidade e que ensinava novos conceitos, como foi Sócrates para os gregos, mas Jesus falava para as massas, falava o idioma do povo, e por isto se tornou querido entre as massas da época. Depois disto, foi questão de tempo para que os homens poderosos, com maus propósitos, oficializassem o mito criado em torno dele para atender a interesses de domínio e controle sobre estas mesmas massas e reforçassem seu poder. Penso que de forma alguma isto o desonra, muito pelo contrário, dignifica a imagem de alguém que conseguiu lutar contra uma cultura vigente na época sem precisar valer-se de privilégios sobrenaturais, o que penso ser mais difícil e mais honrado ainda. Mesmo que, infelizmente, possa-se ter criado religiões sobre seu nome, talvez até com princípios contrários ao que ele queria de verdade, que era homens livres do jugo espiritual.

2006-08-26 07:08:44 · answer #6 · answered by Fabiano SJ/SC 2 · 0 0

Existem vários evangelhos. Ao contrário do que disseram acima, Evangelho significa "boa nova", e nao consiste apenas em contar a vida de alguem, do contrário, ao invéz de evangelhos teríamos biografias simples.
Lucas nao foi apóstolo e nao conheceu Jesus, escreveu o evengelho baseado em relatos. Dos 4 evangelhos oficiais, é o mais técnico, visto ser médico e muito mais culto. Joao e Marcos eram analfabetos, e nao poderim ter escrito os evangelhos sozinhos.
Durante o Concílio de Nicéia, apenas 4 evengelhos foram somados na formaçao da Biblia, os outros se perderam ou foram perdidos... Muita coisa se perdeu na Biblioteca de Alexandria, e nas diversas vezes que Jerusalem foi destruida e invadida. Jesus nao foi valorizado em sua época, ele foi apenas mais um dos que morrim aos montes. Poucos tiveram o interesse de anotar seus feitos, sem contar que durante a perseguiçao aos cristaos primitivos, tudo o que era encontrado e recolhido, era destruido, pois supunham que destruindo a letra, destruiriam os cristaos e a nova doutrina.
No entando, o que temos como oficial é verdadeiro, apesar de possíveis adulteraçoes segundo alguns interesses politicos, principalmente durante a idade média, onde o número de falsificaçoes foi espantoso, chegando por exemplo a existir mais de 1000 evangelhos catalogados.

2006-08-26 01:46:36 · answer #7 · answered by Leandro Piazzon 4 · 0 0

Em primeiro lugar não foram os 4 evangelhos escritos por apóstolos, os únicos apóstolos que escreveram o evangelho foram Mateus e João.
Os outros dois foram Marcos e Lucas, e estes não eram apóstolos, e sim discípulos, contudo foram testemunhas oculares da vida de Jesus na terra.
Aliás, só existe um evangelho, que é a biografia de Jesus Cristo. Na Bíblia encontramos quatro livros denominados evangelho porque os quatro escritores registraram seus relatos sob quatro aspectos diferentes da pessoa de Jesus.
Mateus apresenta Jesus como Rei; Marcos apresenta-o como Servo; Lucas apresenta-o como Homem; e João apresenta-o como Deus.
Mas sem que houvesse uma contradição sequer entre eles, pois Jesus éra Rei, Servo, Homem e Deus.

2006-08-26 01:08:21 · answer #8 · answered by Wilrob 4 · 0 0

Concordo com o Wagner...
Independentemente da sua religião, crença enfim....a igreja não é tão perfeita assim por mais que eu acredite em Deus e tenha mta fé Nele...mas no passado a igreja errou muito e feio (para bons entendedores não basta ler só a bliblia....tem q entender um pouco de historia também...)
São 12 evangelhos sendo que existem os evangelhos proibidos..esses evangelhos foram de uma forma misteriosa "perdidos" ....e apenas os evangelhos escolhidos foram colocados na biblia..e a biblia nada mais é que um livro induzido por Deus MAS montado e escrito pelos homens....
Qdo esses evangelhos foram descobertos, como Wagner disse, foram criados novos conceitos de religião em cima deles....novas ceitas....enfim...
mta coisa ainda precisa ser explicada....

2006-08-26 01:02:26 · answer #9 · answered by Cirlene 1 · 0 0

Pq a historia da biblia nao se resume apena s nos 12 apostolos,mas a biblia tbm relata outros fatos de outras coisas e pessoas como os profetas do antigo testamento,A biblia não é só um livro,o proprio nome já diz coleção de livros,são relatos,fatos,enfim historias veriticas de anos passados,que podemos trazer de exemlpo para os dias de hoje.

2006-08-26 00:56:04 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Oi!... Eles estão aparecendo... O Discovery Channel já mencionou em alguns dos seus programas o "Evangelho de Maria", "O Evangelho de Maria Madalena", "O Evangelho de Judas" (!)... entre outros... que são alguns dos chamados "Evangelhos Apócrifos"... Fui, bjs.

2006-08-26 00:54:31 · answer #11 · answered by mestre-cuca 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers