pra serve? só pra fazer macumba..... será que isso seria uma religião? afinal.. tanta gente procura centros, afim de fazer trabalhos... e pelo que sei, com o intuito de se dar bem, e com isso prejudicando certas pessoas!!!
2006-08-25
14:27:12
·
22 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
isso que a amiga aí abaixo citou, que católicos tbm frequentam... afinal, é católico ou macumbeiro? misturam as coisas?
2006-08-25
14:31:59 ·
update #1
GENTE.. EU Ñ ENTENDO MESMO DESSA RELIGIÃO QUE VCS DIZEM CONHECER MELHOR QUE EU.. APENAS FIZ A PERGUNTA PARA ESCLARECER MELHOR ESSE ASSUNTO!!! DAQUI A POUCO VCS ME CHAMAM DE BURRA... VAMOS COM CALMA, PARECE QUE TODOS AQUI JÁ FREQUENTARAM OU FREQUENTA ESSE TIPO DE RELIGIÃO!!
2006-08-25
14:39:13 ·
update #2
Pra mim é tudo coisa do Kpeta.
2006-08-25 14:36:27
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Oi Docinho
Não é, São Religiões.
A cultura religiosa brasileira é permeada pelo sincretismo em praticamente todas as suas representações.
Você deve se lembrar daquele pastor que chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida e deu aquele bafafá todo. Naquela época a Igreja Universal não tinha nenhuma imagem dentro dos seus templos. Agora eles já têm um crucifixo e um castiçal de sete velas no altar.
A questão de fazer despachos está ligada às questões da promessa e da dádiva. Cada um à sua maneira, todos os povos fazem "acordos" com suas divindades.
Para entender isso você precisará estudar um tema da Antropologia chamado de "estudo dos campos do sagrado e do profano".
Essa questão é vasta, mas muito interessante.
Quanto ao prejudicar as pessoas, isso é muito relativo, além de uma religião tentar provar que o seu deus é o único verdadeiro enquanto os outros são falsos. Porisso atribuem todos os problemas do mundo às magias das outras religiões.
Para você não se tornar mais uma das pessoas religiosamente radicais que entram no Y respostas para convencer todos nós que o seu deus é o único, procure dar uma estudadinha na questão do sagrado e do profano
Indico abaixo, na fonte, um livro que poderá lhe ser muito útil na elucidação das suas dúvidas. Evans Pritchard foi o primeiro Antropólogo a trabalhar com grandes populações e seus estudos sobre o povo Zande (Azande é o plural) revelaram um povo muito semelhante a nós no tocante às crenças e superstições.
Bjs
2006-08-25 21:59:30
·
answer #2
·
answered by Químico 7
·
2⤊
0⤋
Candomblé é a religião mais próxima, literalmente do que foi trazido pelos escravos africanos. A umbanda é o sincretismo da religião católica com a africana.
Espero ter te ajudado.
Adão Altemir
Cachoeira do Sul/ RS
2006-08-25 21:44:07
·
answer #3
·
answered by altemir44 3
·
2⤊
0⤋
sim,São religiões afro brasileiras,e devemos parar com o enorme preconceito que temos para com elas pela ignorância e falta de informação.
2006-08-25 21:40:17
·
answer #4
·
answered by alessandra a i 1
·
2⤊
0⤋
Candoblé e umbanda são religiões sim. Este terreno é minado...devemos ter muita cautela antes de consolidarmos nossa opinião.
Certo é que nenhuma religião tem por objetivo o mal do semelhante,
Quem alimenta inveja, vaidade, orgulho é o homem. O ser humano é que destrói tudo à sua volta.
2006-08-25 21:35:36
·
answer #5
·
answered by taniamichelejr 5
·
2⤊
0⤋
Não. Candomblé e Umbanda SÃO RELIGIÕES.
2006-08-25 21:35:01
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Na década de 1930, com o fim da hegemonia da elite agrária e a implantação do Estado Novo, a ideologia vigente precisou se adaptar ao projeto nacional-desenvolvimentista instaurado por Getúlio Vargas. O caráter mestiço da população brasileira passou a ser valorizado, pois a viabilidade sócio-econômica do Brasil decorreria, justamente, da existência de uma "democracia racial" que inibiria a possibilidade de conflitos raciais, étnicos e culturais, tão comuns em outros países. Gilberto Freyre, em "Casa Grande e Senzala", forneceu o suporte teórico à nova ideologia, tentando nos convencer que a escravidão no Brasil não havia sido tão cruel.
Neste contexto nacional, o movimento umbandista ganhou corpo e estruturou-se a fim de obter o status de religião brasileira. Primeiro, criou-se a Federação Espírita de Umbanda (1939), atual União Espírita de Umbanda do Brasil, cujo objetivo primordial era servir de interlocutor entre os templos filiados, o Estado e a sociedade. Depois, promoveu-se o Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda (1941), cuja finalidade era a unificação do culto e a normatização de uma doutrina mínima. O Congresso traria, também, à luz explicações de cunho científico que pudessem desmistificar algumas práticas mágicas, como a utilização de banhos com ervas, defumadores, charutos, cachimbos, bebidas alcoólicas, pólvora, punhais etc.; e, ainda, correlacionaria a origem da Umbanda a um tempo remoto, imemorial que, sem negar a herança africana, transcenderia a própria África escravizada: Lemúria, Atlântida, Vedas, Índia e Egito.
Vargas foi o presidente que oficializou a Umbanda como religiao oficial no Brasil.
2006-08-26 02:18:20
·
answer #7
·
answered by Leandro Piazzon 4
·
1⤊
0⤋
Quem disse que só serve pra fazer macumba? Você é totalmente ignorante no assunto pelo visto! O camdomblé/umbanda é religião sim, pois como nas outras, as pessoas adoram algum Deus (nesse caso, o Deus pra eles é Oxalá e os santos são os demais orixás). É verdade também que esses lugares fazem trabalhos, que podem ser para o bem ou para o mal. Mas não só para o mal ok? Depende de quem procura. As religiões africanas mexem com espíritos, e esses podem fazer tanto o bem quanto o mal. Os umbandistas só obedecem a quem lá chega pedindo algo. Se você for num centro de umbanda e pedir pra eles fazerem um trabalho, por exemplo, a favor da saúde de alguém, eles também realizam. Depende da intenção da pessoa. Você pode achar que isso de orixá é tudo uma baboseira, mas pra quem é da umbanda eles são deuses como Maomé é Deus pros mulçumanos, por exemplo.
2006-08-26 00:33:19
·
answer #8
·
answered by ®gela C 2
·
1⤊
0⤋
religiao
2006-08-25 21:37:55
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É uma religião sim.
Porém, como é de origem africana, infelizmente tem mto preconceito, assim como tbém ocorre com os negros...
E pelo q eu vi, vc não tem mta informação nem sobre essa, nem sobre nenhuma religião q vc citou..... pq "centros" não fazem trabalho.... são os locais de oração da religião espírita, q nada tem a ver com umbanda e candomblé, a não ser pelo fato de ambos serem a crença de mtos povos, merecedoras de todo o nosso respeito.
Se todos se respeitassem, aceitando as diferenças de raça, de credo, enfim, as diferenças típicas dos seres humanos, viveríamos num mundo mto melhor......
2006-08-25 21:34:38
·
answer #10
·
answered by Cassi 3
·
1⤊
0⤋
Só pra ressaltar, MACUMBA é um isntrumento musical, o que se faz em um centro de Umbanda ou Candomblé é trabalho espiritual...
E são religiões afros as quaisas pessoas procuram , pq acredita e tem fé e não é apenas para se dar bem ou prejudicar alguém.
Muitos procuram pela fé , cura ou algo que almeja...
Assim como é feito em igrejas...
E muitos católicos procuram como um complemento...
Acho melhor vc rever seus conceitos..
2006-08-25 21:33:28
·
answer #11
·
answered by Fafa Datovo 3
·
1⤊
0⤋