English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-25 08:17:54 · 12 respostas · perguntado por Anderson Dias 2 em Carros e Transportes Aviação

12 respostas

O assento ejetável é um equipamento desenvolvido para um abandono imediato do tripulante em casos de situações extremas durante o vôo. Seu funcionamento se dá por meio de uma série de cargas explosivas distribuídas pelos seus mecanismos, incluindo até mesmo um motor propulsor foguete. Devido ao seu alto custo e exigência de treinamento específico por parte do tripulante, só é utilizado em aviões militares. Mesmo nos aviões militares seu uso é restrito ao aviões de caça ou aviões de alta performance onde a possibilidade de um abandono rápido da aeronave por parte do tripulante é bem restrita, pois é impossível ao piloto abrir o canopy do avião e saltar de pará-quedas. Neste caso ao acionar o assento ejetável em no máximo 0,3 de segundo o piloto já estará fora do avião e dependendo da altitude em que se encontre já terá iniciado a abertura automática dos pará-quedas. As forças exercidas sobre o corpo do piloto são tremendas, o que exige um condicionamento físico muito bom, bem como acompanhamento através de inspeções de saúde semestrais, Mesmo com todos estes cuidados existe o risco de desmaio no momento da ejeção. Ainda é exigido que o piloto esteja perfeitamente amarrado ao assento através de um cinto de segurança de cinco pontos que é ao mesmo tempo os arreios do pára-quedas, o que limita bastante os seus movimentos, além de ser bastante desconfortável. O capacete com a viseira baixada e a máscara de oxigênio encaixada no rosto é outra exigência durante todas as fases do vôo. A decisão de se ejetar é exclusiva do piloto, ele pode fazer isso a qualquer momento, ninguém conseguiria acionar a sua ejeção a não ser ele mesmo, não depende de autorização de ninguém ou mesmo que alguém acione algum dispositivo. A explicação poderia se alongar ainda mais, mas imagine se as pessoas que viajam de avião se sentiriam confortáveis com as situações acima descritas. Crianças e idosos teriam sérios problemas para acionar este dispositivo. Imagine a quantidade de cargas explosivas que existiria a bordo de cada avião comercial (alguns levam mais de 200 passageiros). Se fosse viável tecnicamente, comercialmente e financeiramente, ainda teríamos o problema do acionamento acidental, pois durante o vôo este sistema fica permanentemente ativo, bastando ao piloto puxar um punho de comando que fica ao alcance de suas mãos.

2006-08-26 05:02:03 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Por motivos bastante óbvios.
- Custo. Não só do asento com seus propulsores mas do mecanismo de saída do avião. Nos caças o canopi (bolha) também é ejetada frações de segundo antes do piloto, num avião comercial isto seria impraticável .
-Preparação. Os pilotos que tripulam aviões com ejeção são altamente trinados para suportar as forças que uma ejeção faz. Imagine um idoso ou uma criança sendo ejetado de um avião a 900 Km/h e suportando uma força 10G.
- Equipamento. Os pilotos usam roupas especiais (macacão anti-G) bem como capacetes e outros equipamentos que diminuem a possibilidade de lesões na hora da ejeção. Não seria muito comodo ter que vestir tudo isto na hora de embarcar ou ficar várias sentado com isto em um vôo amarrado por um cinto de cinco pontas.
- Caso vocè não saiba a ejeção é feita por propulsores muito semelhantes aos usados nos foguetes, isto para retirar o piloto rapidamente do cokpip, o que ocorre é uma explosão controlada. Imagine todas estas explosões em um avião comercial.
A avição comercial é hoje o meio de transporte mais seguro que existe, considerando o numero de mortes por pessoa transportada. O risco é infinitamente menor do que andar de carro em uma estrada, onde morrem milhares de pessoas por ano.
Seria muito mais seguro ter este asento ejetavel no seu carro do que em um avião, porque você poderia sair do carro antes do acidente. perque não tem?? Basta começar a ler de novo minha resposta.

Abraços

2006-08-25 08:41:54 · answer #2 · answered by Tiger 5 · 2 0

Ai meu Deus!!!
Isso é mesmo uma pergunta séria?
Então os aviões deveriam ter tetos de vidro?
Espero que não seja preciso usar os ejetores na hora das refeições

2006-08-25 08:25:48 · answer #3 · answered by Cafifonho!!! 3 · 2 0

Na verdade nenhum avião comercial possui assentos ejetáveis.
Os assentos ejetáveis só são utilizados em aeronaves militares pois estas são fabricads para situações de guerra, onde o risco de acidente é muito maior em função das manobras arriscadas para ataque onde também o avião pode ser alvejado pelo inimigo.

2006-08-26 21:22:19 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Prá que???????????? Vc acha que todos passageiros deveriam ser paraquedistas????

2006-08-25 08:54:46 · answer #5 · answered by xereta 4 · 1 0

Devido que este recurso, ao invés de salvar, mataria a pessoa ao ser acionado.

2006-08-25 08:23:04 · answer #6 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 0

Por que bateriam com a cabeça no teto..

2006-08-25 08:19:27 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Aumentaria o peso da aeronave, o custo, o perigo visto que o assento ejetável necessita treinamento e durante o vôo de aviões militares os assentos ficam prontos a serem acionados a qualquer momento.
Imagine um espírito de porco que quer se suicidar em grande estilo puxar só o seu assento. O que acontecerá com o restante?
Outra coisa é a altitude se ejetarmos um assento fora da altitude recomendada podemos mais matar do que salvar.

2006-08-28 07:08:52 · answer #8 · answered by magrão 7 · 0 0

porque custaria n..... vezes mais.

2006-08-25 16:00:29 · answer #9 · answered by preston 3 · 0 0

Porque iria somente fazer os passageiros morrerem antes e de outra forma: sem assentos ejetáveis, todos morrem quando o avião se espatifa no chão; com assentos ejetáveis, todos morrem quando batem com a cabeça no teto do avião.

2006-08-25 08:27:33 · answer #10 · answered by Consultor 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers