English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-25 06:30:49 · 6 respostas · perguntado por rosiazev 1 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

O Tetragrama YHVH, latinizado para JHVH, que designa o nome pessoal e distintivo do Deus de Israel. (Wikidepia- Tetragrama YHVH)


Será que o Deus de Israel não e o Deus verdadeiro?

Sabe-se que esse tetragrama e usado na bíblia mais de 6.800 vezes.

Traduzido para o português como Jeova ou Javé.

Porque as bíblias católicas Tiraram esse nome de sua bíblias?

porque seguiram uma tradição judaica .

Mas todos os judeus contemporâneos dos profetas e respeitosos usavam esse nome.
inclusive Jesus usou em ma teus 4:10.
Mas foi tirado das posteriores versões da bíblia.

Quanto aos títulos sagrados de Deus São importantes, mas não substituem O NOME,

assim, como os títulos de advogado, professor, cientista, Pai, não elimina a importância do nosso nome pessoal.



JESUS orava freqüentemente a Deus, a quem chamou de Pai, e também ensinou outros a fazer o mesmo. (Mateus 6:9-11; Lucas 11:1, 2)

Numa oração com os apóstolos — poucas horas antes de morrer — ele pediu
: “Pai, veio a hora; glorifica o teu filho, para que o teu filho te glorifique. Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” — João 17:1, 3.

Note que Jesus orou a alguém a quem chamou de “o único Deus verdadeiro”. Ao continuar orando, ele mostrou a posição superior de Deus: “De modo que agora, Pai, glorifica-me junto de ti com a glória que eu tive junto de ti antes de haver o mundo.” (João 17:5) Visto que Jesus orou pedindo para estar junto de Deus, como poderia Jesus ser ao mesmo tempo “o único Deus verdadeiro”? Examinemos essa questão.
A posição de Jesus no céu

Jesus foi executado poucas horas depois dessa oração. Mas não ficou morto por muito tempo — apenas da sexta à tarde ao domingo de manhã. (Mateus 27:57–28:6) O apóstolo Pedro disse: “A este Jesus, Deus ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas.” (Atos 2:31, 32) Poderia Jesus ter ressuscitado a si mesmo? Não. Segundo a Bíblia, os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada”. (Eclesiastes 9:5) “O único Deus verdadeiro”, Pai celestial de Jesus, ressuscitou seu Filho. — Atos 2:32; 10:40.

Pouco tempo depois disso, o discípulo de Jesus, Estêvão, foi morto por perseguidores religiosos. Quando estavam para apedrejá-lo, ele recebeu uma visão. Disse: “Eis que eu observo o céu aberto e o Filho do homem em pé à direita de Deus.” (Atos 7:56) Assim, Estevão viu Jesus, “o Filho do homem”, na posição de apoiador de Deus no céu — “à direita de Deus” — assim como havia estado ‘junto de Deus’ antes de vir à Terra. — João 17:5.

Mais tarde, depois da execução de Estevão, Jesus apareceu milagrosamente a Saulo, mais conhecido por seu nome romano, Paulo. (Atos 9:3-6) Em Atenas, Grécia, Paulo falou sobre “o Deus que fez o mundo e todas as coisas nele”. Disse que esse Deus, o “único Deus verdadeiro”, irá “julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou, e ele tem fornecido garantia a todos os homens, visto que o ressuscitou dentre os mortos”. (Atos 17:24, 31) Nesse texto Paulo descreveu Jesus como “um homem” — inferior a Deus — que havia sido ressuscitado por Deus para viver no céu.

O apóstolo João também descreveu Jesus como subordinado a Deus. Ele disse que escreveu seu evangelho para que os leitores cressem que “Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” — não que ele é Deus. (João 20:31) João também recebeu uma visão celestial na qual viu “o Cordeiro”, identificado em seu evangelho como sendo Jesus. (João 1:29)

2006-08-25 06:55:21 · answer #1 · answered by Pauloyahoo 4 · 0 0

É na verdade uma tentativa de se traduzir o tetragrama que é o nome mais sagrado de Deus: YHWH este nome os judeus não mencionam chamando apenas de Adonay (Senhor). Ao se tentar fazer a tradução para o português ficou Jeová ou também Javé como preferem alguns. No entanto nenhum nome está correto pois vale lembrar que o hebraico não possui letra correspondente ao nosso "J" (ficaria Yeová) ele é usado na transliteração para o português.

2006-08-25 13:33:12 · answer #2 · answered by Night Wolf S 5 · 2 0

Jeová é uma transliteração do TETRAGRAMATON (TETRAGRAMA DO NOME DIVINO - YHWH).

Mas é uma transliteração errada e não é portanto, o nome de Deus!

Isto então até já detona com as heresias e falácias do TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, pois dizem ser "as verdadeiras testemunhas" de Deus... Ledo engano!

Cuidado, pois são uma seita herética e com doutrinas estranhas, que até se uma mãe precisar de doação de sangue, os familiares são proíbidos... deturpações e heresias.

No tocante ao nome de DEUS - YHWH - é o seu nome, e em lugar das quatro consoantes, entrou o ADJETIVO - ADONAY - que significa "SENHOR".

Isto se deu, devido aos judeus que tinham "temor" de pronúnciar o nome de Deus em vão, conforme segundo mandamento da lei. Aí, quando era para pronúnciar o nome diziam : HA-SHEM (O NOME) ou então ADONAY ( SENHOR). Também há a dificuldade de pronúnciar o nome pois seu original é Hebraico, ficando assim "impronunciável" em português.

Com os sinais massoréticos, o nome que mais se aproximaria do TETRAGRAMA é: YAHU - Ou então YAVÉH

2006-08-25 13:46:31 · answer #3 · answered by Waldir: UM COM DEUS É MAIORIA!!! 1 · 0 1

Significa: "AQUELE QUE VEM A SER"

2006-08-25 13:34:28 · answer #4 · answered by FÊNIX 3 · 0 0

É uma tentativa de se traduzir o tetragrama q seria o nome mais sagrado de Deus: YHWH
Este nome os judeus não mencionam, pq é uma ordenança bíblica não ficar proferindo o no de Deus em vão. Por isso não se sabe a pronúncia correta do nome. E remete a passagem de Moísés qndo ele pergunta o nome de Deus e Ele responde : "Eu sou o q sou"!

2006-08-25 14:21:09 · answer #5 · answered by Karolyne 2 · 0 1

Um erro de transliteração do Tetragrama sagrado,
saiu de Jah-Evah, o anjo sem sexo, segundo a tradiçao judaica eles nunca mencionam o nome divino, chamando apenas de Adonai(SENHOR), assim como Jesus o fez.

2006-08-25 13:51:11 · answer #6 · answered by Uea 3 · 0 1

As Testemunhas de Jeová alegam ser eles a única religião que usa o nome divino, a única que santifica o nome de Deus. No livro "PODERÁ VIVER PARA SEMPRE NO PARAÍSO", pág. 184 diz: "Como identificar uma religião verdadeira"; ali eles apresentam cinco características de uma religião verdadeira. A primeira é "SANTIFICAR O NOME DE DEUS".

Para eles, santificar o nome de Deus é chamar Deus pelo nome e divulgá-lo, mencionando Mt. 6.9 e Jo 17.6. É importante deixar claro que apesar de Jesus ter dito "Tenho feito manifesto o teu nome", Ele nunca chamou Deus de Jeová.

Por que Jesus nunca chamou Deus de Jeová, ou melhor, dizendo, nunca pronunciou o Seu nome, sendo que as Testemunhas de Jeová alegam que é importante chamar Deus pelo nome?

Eles alegam também que toda pessoa tem um nome, então é lógico que Deus também tenha um nome; dizem também que o nome é para diferenciar o Deus criador dos deuses falsos. Por exemplo: como Deus pode ouvir sua oração se você chamá-lo pelo título "Deus", sabendo que existem outros deuses? Assim Ele não saberia quem você estaria invocando. Isto é um absurdo, caro leitor!

Será que Deus tem um único nome, ou tem outros nomes que nós podemos usá-los para nos referir a Ele? As Testemunhas de Jeová respondem. Livro Jeová, pág. 8:

"Jeová, o imortal... Ele tem se revelado as suas criaturas pelo seu nome Jeová; pelo seu nome Deus...; pelo seu nome Todo-Poderoso...pelo seu nome Altíssimo".

2006-08-25 13:34:35 · answer #7 · answered by leomeireles2 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers