English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A princípio nenhum desses livros era considerado inspirado. Achava-se que o Velho Testamento era divino, mas os livros que atualmente constituem o Novo Testamento eram considerados meras produções humanas. Hoje temos consciência de nossa ignorância quanto aos verdadeiros autores dos quatro evangelhos.

A questão é: os autores destes quatro evangelhos estavam inspirados?

Se estavam, então os quatro evangelhos necessariamente são verdadeiros. E se são verdadeiros, obviamente devem concordar entre si.

Os quatro evangelhos não concordam.


As passagens sobre a Ascensão de Jesus Cristo em Marcos e Lucas são interpolações. Mateus não diz qualquer coisa sobre a Ascensão.

Certamente nunca houve um milagre de maiores proporções, e mesmo assim Mateus, que estava presente – que viu o Senhor ascender aos céus e desaparecer –, não o julgou digno de menção.

Por outro lado, as últimas palavras de Cristo, de acordo com Mateus, contradizem a Ascensão: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (cf. Mateus 28:20)

João, que estava presente, se é que Cristo realmente ascendeu, não diz sequer uma palavra sobre o assunto.

Quanto à Ascensão, os evangelhos não concordam.

A seguir está transcrita a última conversa de Cristo com seus apóstolos segundo Marcos: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” (cf. Marcos 16:15-19)

Será possível que tal descrição foi escrita por um indivíduo que testemunhou este milagre?

O milagre foi descrito por Lucas desta forma: “E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu”. (cf. Lucas 24:51)

Nos Atos é dito que: “Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”. (cf. Atos 1:9)

Nem Lucas, Mateus, João ou o autor de Atos ouviram qualquer palavra da conversa atribuída a Cristo por Marcos. O fato é que a Ascensão de Cristo não foi alegada pelos seus discípulos.

A princípio Cristo era apenas um homem – e nada mais. Maria era sua mãe, José era seu pai. A genealogia de seu pai, José, foi apresentada para demonstrar que ele tinha o mesmo sangue de Davi.

Então se alegou que ele era o filho de Deus e que mãe era uma virgem – e permaneceu virgem até sua morte.

Então se alegou que Cristo levantou dentre os mortos e ascendeu corporalmente ao céu.

Foram necessários muitos anos para que essas absurdidades se apoderassem das mentes dos homens.

Se Cristo levantou-se dentre os mortos, por que não apareceu aos seus inimigos? Por que não fez uma visita a Caifás, o sumo sacerdote? Por que não fez outra entrada triunfante em Jerusalém?

Se realmente ascendeu, por que não o fez em público, na presença de seus perseguidores? Por que o maior dos milagres deveria ser feito em segredo, num canto?

Foi um milagre que poderia ter sido visto por uma vasta multidão – um milagre impossível de ser simulado –, que teria convencido centenas de milhares.

Após a história da Ressurreição, a Ascensão tornou-se uma necessidade: precisavam se livrar do corpo.

2006-08-25 01:04:17 · 11 respostas · perguntado por P4R4N01D 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

O NOVO TESTAMENTO É A HISTÓRIA DE JESUS CRISTO.

2006-08-25 01:06:48 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

completamente inspirado pelo Espírito de Deus,,

" TODA..escritura é divinamente inspirada por deus...é útil para o ensino...."
lembra deste texto bíblico?

2006-08-25 08:12:53 · answer #2 · answered by encantadoradeborboletas 3 · 1 0

2pontos

2006-08-29 02:35:38 · answer #3 · answered by ? 4 · 0 0

Inspirada não significa que tenha sido ditada, e sim com base em pensamento somente.
Cabe a cada um jogar ao crivo da razão e filtrar tudo.

2006-08-25 21:08:10 · answer #4 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

sim a bíblia toda foi expirada por DEUS

2006-08-25 11:10:07 · answer #5 · answered by João 2 · 0 0

Querido,

Como é que alguém poderia prometer "e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” se a promessa nao fosse em Espírito, visto que niguém é imortal???

Se Ele estaria em Espírito, nao vejo em que isso contradiz a Ascensao.

O fato de cada evangelista haver escrito à sua maneira (por inspiracao divina), nao significa que todos deveriam escrever a mesma coisa. Se esse fosse o objetivo (escrever a mesma coisa), poderiamos ter um só Evangelho e nao quatro, voce nao acha?

Suas perguntas, todas sempre desafiando a Verdade de Deus e de Jesus me fazem pensar que nao Verdade voce tem uma ENORME SEDE de Deus. Porque alguém que simplesmente nao crê nao empregaria assim tanto tempo, escrevendo mensagens tao longas simplesmente para provar que algo em que ele nao crê está errado.

Voce quer provar para nós ou para VOCE MESMO que Jesus nao é isso em que cremos? Acho que voce quer provar para voce mesmo e adquirir respaldo nas pessoas (porque aí fica mais fácil se é uma opiniao difundida).

Digo tudo isso com muito amor, querido, para que voce reflita.
A sua tentativa desesperada de diminuir a importancia de Deus infelizmente nao alcancará seu objetivo.

Acho que a sua última frase descreve bem esse seu "desespero".... Você demonstra querer encontrar ótimas explicacoes para nao crer... e isso me faz pensar que voce esteja sofrendo com essas perguntas que voce tem em sua cabeca...

Que Deus te ajude, querido!

2006-08-25 08:56:37 · answer #6 · answered by KMR 5 · 0 0

Vou aproveitar esta pergunta para responder a do V.T também. Meu caro Ateu onde vc tirou tanta HERESIA, quando se diz q a Bíblia é inspirada por DEUS, quer dizer q foi escrita por homens como nós, pecadores e cheios de erros porque SANTO só existiu um até hoje JESUS CRISTO, mas estes homens tiveram a orientação do ESPÍRITO SANTO. Nada que esta escrito na Bíblia foi escrito por acaso. Quando vc diz que os evangelhos se contradizem, eu concordo, só q se vc não sabe estes foram escritos +- uns 100 anos depois da morte de Jesus, os chamados pais apostólicos é q foram os responsáveis por transcrever os relatos dos Apóstolos. Já imaginou vc, seu irmão, sua irmã, daqui a 100 anos relatar a história da sua família, vc acha q todos vão contar tudo igualzinho? Háa Pára ou...
Outra coisa, vc vem dizer que o V.T esta cheio de erros em questões de astronomia e outras coisas mais. Brincadeira os próprios cientistas usam os ensinamentos e questionamentos da Bíblia para tentar entender os acontecimentos de hoje, e vc vem falar q a Bíblia é contraditória? Háa Pára ou...
Por que vc não vai lá em Israel e questiona o povo que realmente é um povo escolhido por DEUS para fazer estes questionamentos? vc sabia que a TORÁ são os cinco primeiros livros do V.T chamados também de Pentateuco? então se fosse mentira esse povo não iria acreditar nele não é?
Vc já parou para pensar q ISRAEL esta rodeado de inimigos, nínguem gosta deles, mas ninguém tem coragem e disposição para atacá-los? Por que q não se unem todos os países do Oriente Médio e acabam com O POVO DE DEUS? simples ATEU, isso é por que realmente existe um DEUS que criou os céus e a terra e todo o firmamento, as estrelas, os planetas o UNIVERSO. Olha num espelho e veja vc, um simples espermatozóide, que virou uma ***** destas querendo questionar DEUS, Háaa Pára ou...
Sabe do que vc esta precisando? LIBERTAÇÃO aposto q sua vida deve ser uma ***** não é? então continue criticando, eu tinha um professor q falava o seguinte: " O texto sem contexto vira pretexto" Entendeu Ateu, aprenda a ler a Bíblia e ter uma melhor interpretação dela, onde fala na Bíblia que Maria morreu virgem, sendo q ela teve mais filhos e era uma mulher comum? Háaa Pára ou...

2006-08-25 08:50:10 · answer #7 · answered by wvszorro 2 · 0 0

Caro Jai

Não sei se sua pergunta é deliberadamente uma forma de distorcer o que está escrito, ou é ignorância mesmo; acredito que nossas crianças poderiam te responder com facilidade a tudo isto, mas você parece achar que já sabe alguma coisa.

1º a questão de opinião sobre a importância dos milagres, Para os discípulos o maior milagre era a expulsão de demônios "... Em teu nome até os demônios se nos sujeitam.."; Para Jesus a Salvação era o mais importante: "Alegrai-vos não porque se vos sujeitam os demônios, mas por estarem os vossos nomes escritos nos céus". (Lucas 10:17-19).

Sua visão é apenas uma expressão de quem não conhece, ou não deseja conhecer;

Se Jesus quisesse mostrar aos seus inimigos quem ele era, naquele momento, bastava fazer o que eles disseram na cruz; "Se tu és o filho de Deus desce da cruz para que creiamos".

Querer submeter os projetos de Deus aos seus critérios ´´e ingenuidade demais

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os meus caminhos os vossos caminhos diz o Senhor... Assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos." (Isaías 55)

2006-08-25 08:40:27 · answer #8 · answered by rohi 7 · 0 0

Em primeiro lugar, Deus (em letra maiúscula).

Tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento; Deus inspirou aos homens para escrevê-los.

2006-08-25 08:15:15 · answer #9 · answered by Leyloca 6 · 0 0

Gosto desta pergunta, acho ela estimulante para pensar um pouco. Vou compartilhar com você minha compreensão que já utilizei para responder outra pergunta muito parecida.
Não sou cristão, nem espírita, tampouco sou ateu, por isto quero compartilhar minha reposta, pois penso, e não canso de enfatizar, que a maturidade de nosso pensamento surge justamente da troca madura de experiências e aprendizados vividos. Para os que tenham paciência em ler, pode ser algo a mais que seja bom saber.

Este tipo de questão "doutrinária" da igreja eles tem respostas prontas, tão pretensamente "lógicas" quanto o argumento da questão. Para mim as verdadeiras questões que me levam a argumentar a pretensa "inspiração divina" da Bíblia está em questões simples como, por exemplo, o novo testamento pregar que a mulher deve ser incondicionalmente submissa ao homem (Col 3,18 ; Tim 2,11-12 ; Cor 14,33-35). Alguma mulher aceita isto como vontade de Deus? Ou então que Deus envia propositalmente um poder enganador à terra para testar os homens (Tessalonicenses 2,9-12), ou que o novo testamento diga que a sabedoria traz tristeza (Eclesiástico 1,18), ou que agrada à Deus ver o homem suportar sofrer injustamente (Pedro 2,19-20), ou então em orientações divergentes dentro do mesmo testamento, como em Mt 6,3-4 e Mt 5,16. Ouçamos nosso coração, isto parece vontade da Inteligência Superior presente no Universo?

Eu já li a Bíblia assim como li Dom Quixote. Li a Bíblia e achei algumas partes interessantes, quanto aos ensinamentos de moral, mas nada que já não tivesse lido em outros livros até mais antigos que a Bíblia, como os versos do Tao Te Ching, os ensinamentos de Confúcio, ou os ensinamentos da filosofia clássica. Se tirarmos os ensinamentos morais que não são originais, restam apenas os milagres, fenomenismos e frases de ódio aos infiéis.

Também há algumas passagens inusitadas, incluindo o velho testamento, como um jumento falante (Num 22,28), o dia em que Deus teria feito o sol "parar", com o objetivo de dar mais tempo para matar os infiéis (Josué 10,12-15), o Salmo 109 que é uma apologia ao ódio e rancor. Também Deus mandando matar e abrir mulheres grávidas ( Os 13,16), a vontade de Deus de que a mulher seja submissa (Colossenses 3,18 - Tim 2,11-12), Deus açoitando quem acolhe (Heb 12,6), de que devemos nos submeter a reis corruptos por vontade de Deus ( Pedro 2,13-17), entre outras. Não gostei nem um pouco destas partes do livro, muita imaginação e violência...

2006-08-25 08:13:15 · answer #10 · answered by Fabiano SJ/SC 2 · 1 1

fedest.com, questions and answers