Se Cristo era de fato Deus, então conhecia todo o futuro. Ante ele abria-se todo o panorama do porvir. Ou seja, sabia perfeitamente como suas palavras seriam interpretadas. Sabia quais crimes, quais horrores, quais infâmias seriam cometidas em seu nome. Sabia que as chamas da perseguição abraçariam incontáveis mártires. Sabia que milhares e milhares de homens e mulheres corajosos definhariam em calabouços sombrios, cheios de dor. Sabia que a Igreja inventaria instrumentos de tortura; que seus representantes utilizariam chicotes, troncos(4), correntes e ecúleos(5). Viu no horizonte do futuro o brilho das chamas dos autos-de-fé(6). Sabia que nasceriam doutrinas de cada texto como fungos deletérios. Viu seitas ignorantes travando guerras umas contra as outras. Viu milhares de homens, sob o comando de padres, construindo prisões para seus semelhantes. Viu o sangue mais nobre e bravo escorrer em milhares de patíbulos(7). Viu os fiéis de sua palavra usando instrumentos de tortura. Ouviu os gemidos, viu as faces empalidecerem em agonia. Ouviu os gritos e gemidos, viu correrem as lágrimas das multidões martirizadas. Sabia que espadas escreveriam comentários sobre suas palavras – para serem lidos à luz de troncos(4). Sabia que a Inquisição nasceria de ensinamentos atribuídos a ele.
Viu as interpolações e falsidades que seriam criadas pela hipocrisia. Viu todas as guerras futuras, e sabia que acima desses campos de morticínio, desses calabouços, dessas torturas, dessas cremações, dessas execuções, estaria hasteada uma bandeira com o símbolo da cruz gotejando sangue.
Sabia que a hipocrisia seria adornada e coroada – que a crueldade e a credulidade governariam o mundo; sabia que a liberdade seria varrida da Terra; sabia que papas e reis usariam seu nome para escravizar os corpos e a alma dos homens; sabia que os descobridores, pensadores e inventores seriam perseguidos e aniquilados; sabia que sua Igreja despojaria o mundo da sagrada luz da razão.
Viu seus discípulos vazando os olhos dos homens, os esfolando vivos, decepando suas línguas, procurando descobrir todos os nervos responsáveis pela dor.
Sabia que em seu nome seus seguidores usariam carne humana como moeda; sabia que, por ouro, berços seriam roubados e seios maternos ficariam sem ter a quem alimentar.
Contudo, morreu com os lábios em silêncio.
Por que não falou nada? Por que não disse isto aos seus discípulos – e através deles ao mundo –: “Tu não queimarás, não prenderás nem torturarás em meu nome. Tu não perseguirás teu próximo”.
Por que não disse claramente: “Eu sou o Filho de Deus” ou “Eu sou Deus”? Por que não explicou a Trindade? Por que não disse que tipo de batismo lhe agradava? Por que não escreveu uma doutrina? Por que não partiu as correntes dos escravos? Por que não disse se o Velho Testamento era ou não inspirado por Deus? Por que não escreveu o Novo Testamento ele próprio? Por que deixou suas palavras ao sabor da ignorância, da hipocrisia e do acaso? Por que não disse algo positivo, definitivo e satisfatório sobre o outro mundo? Por que não transformou a lacrimosa esperança num céu em uma venturosa certeza sobre uma outra vida? Por que não nos disse algo sobre os direitos humanos, sobre a liberdade no agir e no pensar?
Por que se entregou a uma morte infame, deixando no mundo a miséria e a dúvida?
Eu vou dizer o porquê: Jesus era um homem, ele não sabia.
2006-08-25
00:27:39
·
13 respostas
·
perguntado por
P4R4N01D
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Sobre a Bíblia Sagrada
Autor: Robert G. Ingersoll
Tradução: André Díspore Cancian
Fonte: The Secular Web
2006-08-25
00:28:08 ·
update #1
porque atravês de jesus foi criado todas as coisas,e jesus é o nome acima de todos os nomes todos joelhos se dobrá e toda língua confesará que jesus é o senhor para gloria de Deus pai(filipensses,2vs10)
2006-08-25 00:34:14
·
answer #1
·
answered by pescador de almas 4
·
0⤊
1⤋
Porque é lógico. Você conhece mais alguém que tenha o poder que Ele teve e ainda têm ? Você conhece mais alguém que pode te conceder a vida eterna ?
2006-08-29 00:38:32
·
answer #2
·
answered by Mantofuku 3
·
0⤊
0⤋
A história bíblica explica de forma bastante simplória a criação da humanidade "Adão e Eva" (Nos originais pode-se traduzir Adamn = Civilização), isso para que, antes do desenvolvimento científico contemporâneo, todos tivessem acesso a uma explicação para o surgimento da humanidade. Mas DEUS sabia do desenvolvimento científico e deixou na bíblia pistas da cronologia no desenvolvimento evolutivo da criação. A ordem da criação evolutiva (partindo da água para o solo)... 1 dia são como 1000 anos... etc.
Deus ordenou que "Adão e Eva" não comessem o fruto proibido, contudo, eles tinham o livre arbítrio e desobedeceram a Deus. Segundo a bíblia, até então não havia pecado e a partir daí surgiu a maldade. (Caím e Abel são exemplos metafóricos dos primeiros sinais de corrupção humana). - Entenda que a bíblia tenta explicar de forma "didática" a criação e o declínio da humanidade para todos, desde os que viveram a mais de 3.000 anos, onde não se tinha acesso a informação que se tem hoje.
A corrupção humana (pecado) surgiu da desobediência. Deus criou o homem com o direito de escolha. A natureza do homem tornou-se má e não tem como isso ser mudado, somente contornado pela ética criada por nós mesmos ou orientadas por Deus (não matarás, não roubarás...) e cabe-nos obedecê-la ou não.
Jesus Cristo veio a esse mundo enviado por Deus para redimir o pecado da humanidade, ou seja, para dar uma nova chance de escolha, não para alterar as conseqüências da escolha que já havia sido feita pela humanidade na desobediência a Deus ("fruto proibido"). A morte "infame" de Jesus na cruz é muito maior que o preço do pecado, e a redenção da humanidade depende disso, mas não exclui a possibilidade de que pessoas corruptas usem o nome de Deus para praticarem a maldade (mas uma vez - O livre arbítrio).
2006-08-25 08:59:34
·
answer #3
·
answered by Ederson Sales 1
·
0⤊
0⤋
E mesmo sabendo que tudo isso iria acontecer, mesmo assim deixou seu sangue derramar por nós para que desta forma, talvez as pessoas aceitassem a sua mensagem de amor e paz. Mas mesmo depois disso tudo existem pessoas que dedicam uma vida estudando para tentar provar que ele não era Deus. Lamentável
Pax Domini
2006-08-25 08:48:33
·
answer #4
·
answered by Pax Domine 3
·
0⤊
0⤋
psssssss fica quetinho, fica!!!...
2006-08-25 07:51:45
·
answer #5
·
answered by rocsoledade 6
·
0⤊
0⤋
Leiam o livro da única autoridade Teóloga respeitada no Vaticano e demais religiões.
Eunucos pelo Reino de Deus.
Livro que todas MULHERES deveriam ler.
Uta Ranke-Heinemann, Teóloga Ph.D
2006-08-25 07:46:58
·
answer #6
·
answered by Tango Sierra 3
·
0⤊
0⤋
E o livre arbítrio que você tem vc, coloca ele aonde nesta história? Deus sabe todas as coisa que estão no caminho da luz. Ou você pensa que é vontade dele a gerra? lógico que não. Se você anda no caminho certo, Deus guia teu caminho para não tropeçar em pedras, quando você não anda no seu caminho Deus te mostra a porta, mas só você pode abrir ? Pense nisso!!!!!!
2006-08-25 09:14:22
·
answer #7
·
answered by zoclin 2
·
0⤊
1⤋
Caro Jay
Sua pergunta e argumentação mostra seu profundo desconhecimento tanto Bíblico, como histórico, é Claro que os muitos detalhes aqui expostos exigiriam não uma resposta rápida, mas um tratado sobre os assuntos.
vou apenas falar de algumas coisas para resumir.
* Jesus sim, está acima de qualquer ser humano, mas a biblia diz que Ele "Subsistindo em forma de Deus, despiu-se de sua glória" (Filipenses 2)
* Jesus também deixou claro que o que caracterizaria os seus verdadeiros discípulos era o amor "Amai-vos uns aos outros"; "amai os vosso inimigos"; "Bendizei os que vos maldizem".
* Jesus deixou claro que muitos se apresentariam em seu nome: "Muitos virão em meu nome"; também mostrou a maneira de reconhecê-los "pelos frutos os conhecereis";
* Ao contrário do que se pensa, os verdadeiros discípulos de Jesus nunca estiveram no poder terreno, "O meu reino não é deste mundo"; portanto aqueles que cometeram atrocidades em nome de Jesus não são seus discípulos "Não os enviei, todavia eles foram correndo" (Jeremias 27:15)
* Tanto Jesus, como os apóstolos, previram o grande número de heresias que haveriam de surgir em seu nome: "Porque o Espírito expressamente diz que... dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios..."; "Surgirão muitos falsos profetas e falsos mestre e enganarão a muitos";
Poderia continuar citando as várias recomendações, tanto de Jesus, quanto de seus apóstolos que esclarecem todas estas dúvidas, mas como disse, seria necessário tratar cada detalhe com atenção, portanto sua conclusão é equivocada.
Veja o que Paulo falou "Porque o cumprimento da Lei é o amor de sorte que não....furtarás, não matarás e se há algum outro... tudo se resume nesta Palavra: amarás ao teu Próximo como a ti mesmo"; sendo assim, só fica em dúvida quem, mesmo se dizendo Cristão, não segue a orientação de Cristo.
"Errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus"
2006-08-25 08:07:30
·
answer #8
·
answered by rohi 7
·
0⤊
1⤋
Querido,
"Se Cristo era de fato Deus"???? Sim, Ele era Deus, feito homem como disse a nossa irma aqui em cima para mostrar que o homem pode viver em santidade.
O simples fato de Jesus ter saído da Sua Glória para vir ao mundo como homem e padecer o que Ele padeceu já é a prova do amor DEle por nós.
Você diz que Jesus nao nos disse o que NAO deveriamos fazer. Ele faz mais do que isso, Ele nos disse TUDO o que deveríamos fazer.
Se voce ler os 4 Evangelhos, vai encontrar respostas para todas as perguntas que você fez. Ele disse claramente o batismo que deveríamos experimentar, Ele disse claramente que era o Filho de Deus e provou isso com seus atos.
Mas eu te pergunto... Se Ele tivesse feito tudo aquilo que VOCE julga que Ele nao fez e se tivesse falado tudo aquilo que VOCE julga que Ele nao falou, voce creria NEle? Eu acho que nao... porque o seu coracao nao me parece um coracao aberto para receber respostas de Jesus mas um coracao fechado e duro, pronto para acusa-lo por nao ter agido da maneira que VOCE julga correta.
E assim como voces, muitos também viram e nao creram...
Aquilo que voce chama de "morte infame" para Ele foi um ato de AMOR. E só um amor sem medidas, divino, pode conduzir alguém a morrer por pessoas que seguer o entendem.
Abra o seu coracao, querido!!!
Pare de julgar Jesus pelo que VOCE considera que Ele deveria ser e comece a querer conhece-lo e ama-lo pelo que Ele é! Aí Ele falará ao seu coracao e te dará respostas.
TODOS os horrores que voce cita sao obra da mao e do coracao duro que o homem tem. Porque voce dá a culpa a Jesus? A Palavra de Deus e do ministerio terreno de Jesus está na Biblia para que todos os que desejarem tenham acesso a Ela. Lá Ele diz claramente toda a Sua vontade. Mas enquanto o seu coracao nao se encher do mesmo amor que Jesus pregava, toda Palavra que Ele disse, será vazia de sentido para voce e de dificil interpretacao.
Minha oracao é que o amor de Jesus te ajude a ve-lo claramente. Pois apesar de TODAS as suas acusacoes, Ele, por ser Deus, te ama!
2006-08-25 07:56:45
·
answer #9
·
answered by KMR 5
·
0⤊
1⤋
Jesus morreu para pagar o preço pela sua salvaçao.Ele veio ao mundo para poder está perto e conhecer os nossos sentimentos, ele sentiu na pele todas as nossas afliçoes e suportou toda humilhaçao para que um dia pessoas com eu e voce pudessemos ter comunhao de novo com Deus. Ele nao mereceu, mas deixou morrer pelos nossos pecado, mas diferente de outros lideres, ele nao ficou morto recissitou e vive hoje ao lado do Pai.
2006-08-25 07:52:17
·
answer #10
·
answered by sousaesousa 4
·
0⤊
1⤋
Vou responder essa redação com um simples fato:
- Ele morreu pra fazer a vontade do Pai (Deus) e assim nos redimir de todos os pecados. Não há remissão de pecados sem derramamento de sangue e morte então Jesus cumpriu esse papel em nosso lugar. Ele, que nunca pecou, se fez pecado por nós e nos deu a Salvação.
Agora, o que a humanidade fez, faz e fará de seu livre arbítrio é de única e exclusiva reponsabilidade nossa! Se quisermos ouvir a voz de Deus, seremos salvos dessa geração perversa, caso contrário, pereceremos.
2006-08-25 07:52:07
·
answer #11
·
answered by CavanhaMan 5
·
0⤊
1⤋