English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Embora alguns escritores e profetas bíblicos condenassem os sacrifícios humanos, a Bíblia não é de modo algum consistente na forma como encara esta prática religiosa. O Salmo 106 condenou os israelitas que tinham "sacrificado os seus filhos e as suas filhas aos demônios" e que tinham "derramado sangue inocente, o sangue dos seus filhos e filhas, a quem eles sacrificaram aos ídolos de Canaã" (vs:36-37), e reis como Acaz (2 Reis 16:3) e Manassés (2 Reis 21:6) foram acusados por terem feito os seus filhos "passar através do fogo", uma expressão que denotava o sacrifício de crianças como ofertas queimadas. Uma das razões que o escritor de 2 Reis deu para Iavé ter permitido que a Assíria levasse o reino setentrional de Israel ao cativeiro foi o povo ter "feito os seus filhos e as suas filhas passar através do fogo" (17:17). Portanto, os sacrifícios humanos eram condenados por alguns escritores bíblicos mas mesmo assim ainda eram praticados.

Isto não quer dizer que o sacrifício humano fosse uniformemente condenado na Bíblia, pois existem algumas passagens que parecem implicar aceitação da prática. Em Gênesis 22, Deus ordenou a Abraão que levasse o seu filho Isaque para uma montanha na terra de Moriá e "o oferecesse ali como uma oferta queimada" (v:2). Conforme reza a história, Abraão levou Isaque à montanha, amarrou-o a um altar e tomou uma faca para o matar, em obediência à ordem, quando uma voz do céu disse a Abraão para parar, pois tinha provado que "temia a Deus" ao não recusar oferecer o seu único filho (vs:9-12). Uma história destas só podia ser contada e aceite como exemplo de grande fé numa cultura na qual se pensava que o sacrifício humano era uma homenagem apropriada ao deus que se adorava, portanto, mesmo que Abraão não tenha sido uma pessoa histórica real, a existência desta lenda na cultura israelita indicaria que a idéia de sacrifícios humanos não era completamente repugnante nesse tempo.

Que esse não era um conceito repugnante, é mostrado por um caso real de sacrifício humano registado em Juizes 11. Jefté tinha sido chamado para julgar Israel numa época de conflito com os amonitas. Antes de ir para a batalha, o "espírito de Iavé" veio sobre Jefté, que fez um voto dizendo que se Iavé entregasse os amonitas nas suas mãos, "então qualquer que seja a pessoa que saia das portas da minha casa ao meu encontro, quando eu voltar vitorioso dos amonitas, será de Iavé, para ser oferecida por mim como uma oferta queimada" (vs:30-31). Jefté infligiu uma "grande derrota" (v:33) aos amonitas, e ao voltar a casa, encontrou a sua única filha, que saiu da casa dançando com tamborins (v:34). Ao vê-la, Jefté rasgou as suas roupas em desespero e contou à filha o voto que fizera. Conforme reza a história, a reação dela foi que um voto é um voto e tem de ser cumprido, portanto depois de lhe terem sido dados dois meses para ela "chorar a sua virgindade" (v:38), Jefté "fez com ela segundo o voto que fizera" (v:39).

Será que o cristão percebe que o homicidio foi a forma máxima de purificação( morte de jesus ) e que o morto é comido pela comunidade ( eucaristia )? Simbolicamente falando.

2006-08-24 09:20:32 · 7 respostas · perguntado por P4R4N01D 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

7 respostas

NÃO, NÃO, NÃO, SERIA UM LIVRO.

2006-08-24 09:26:34 · answer #1 · answered by FW 2 · 0 1

Será que Jay sabe interpretar a biblia?

2006-08-24 17:34:44 · answer #2 · answered by Uea 3 · 0 0

Astúcia ou Curiosidade? Antes de mais nada, a bíblia é espada de dois gumes, uma arma de guerra que deve ser lidada e com segurança para evitar com que aconteça algum acidente fatal. A Bíblia claramente proibe o sacríficio humano, exceto um, que foi o sacrifício de Jesus Cristo, realizado por si mesmo ".... eu dou a minha própria vida...". Quanto a prática realizada por Manassés e Acaz e por outro reis de Israel é importante pensar que em nenhum momento o Deus de Abrão e Jacó mandou que eles sacrificassem a alguma pessoa, mas, devido a desobediência ao Deus de seus pais que é o Deus de Israel e a obediência a deuses estranhos eles aceitaram e converteram ao paganismo e a práticas de sacrifícios humanos que vão contra o Pentateuco que faz parte da biblia sagrada. A respeito do sacríficio de Isac, e simples explicar, o velho testamento e sobra do novo testamento, e anuncia o que deveria vir ou seja o sacrífio do Messias - Jesus Cristo. Deus testava apenas testando a fé de Abrão, a quem você sugere ser apenas uma figura mítica, e ao mesmo tempo te pergunto como um povo de origem "mitica" pode suportar tantos holocaltos na sua história de vida, feitos pelos: persas, babilônico, romanos, russos, alemães e árabes e ainda continuarem sendo REAIS. A história de Jefté, gera muitas dúvidas principalmente nas pessoas que tem pouco conhecimento de hebráico, simplificando, a palavra usada no original para sacrifício é a mesma que é ultilizada para virgindade, sugiro que vc acesse o site: www.cafe.torah.com nele vc encontrará um estudo coeso arrespeito desta passagem biblíca.
Quanto a ao último questionamento:Definitivamente não, o homicídio não foi e nem é uma forma de purificação. A forma de purificação dos nossos pecados está em um cordeiro santo, e perfieto assumir todos os pecados do mundo inteiro no calvário. a palavra de Deus fala que ele SE FÊZ pecador, para que eu podesse ter vida, vida em abundência. A crucificação é um "tetro" - metafora porema real, e nós assumimos vários papéis, de verdugo quando negamos o vida de Jesus, e de Cristo quando damos ouvidos ao seus ensinamentos.
Por final, comer o pão da ceia ou eucarestia para católicos é acreditar na transubstanciação do pão e do vinho. O que é isto? É crer que o pão é a carne, e que o vinho é o sangue de Jesus. Diferentemante daquilo que é fé para os prostestante que não acredintam na transubstanciação do pão e da carne. Espero ter tirado as sua dúvidas

2006-08-24 17:21:39 · answer #3 · answered by leonardo r 1 · 0 0

As passagens que vc citou são do antigo testamento onde os judeus ofereciam holocaustos por causa de seus pecados e os pagãos ofereciam rituais com sacrificios humanos que é abominavel aos olhos de Deus e para refazer a aliança e apagar de vez os pecados da humanidade Jesus se ofereceu por nós e forma de sacrifício por nos amar imensamente, e a partir de sua morte não é mais oferecio holocaustos e a eucaristia é a forma de estarmos sempre em perfeita comunhão com Jesus.

2006-08-24 16:31:31 · answer #4 · answered by ronaldlazarini 2 · 0 0

Não ,seria apenas um ensinamento de como possuir a fé,maas,polemica existe !!

2006-08-24 16:30:29 · answer #5 · answered by BIRILO 6 · 0 1

ta loco meu, tu bebeu, tu fumou, a bíblia foi toda revisada nos mosteiros da Itália pouco antes da inquisição.

2006-08-24 16:22:48 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

isso ai>

2006-08-24 16:22:05 · answer #7 · answered by summer 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers