English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

Acredito. E para esclarecer algumas dúvidas de pessoas:

Os Orixás não são Deuses como muitas pessoas podem conceber como em outras religiões, mas sim Divindades criadas por um único Deus: Olorun (dentro da corrente Nagô) ou Zamby (dentro da corrente Bantu e das correntes sincréticas).

Na UMBANDA (de uma maneira geral, pois existem variações referentes às diversas ramificações existentes), os Orixás são cultuados como divindades de um plano astral superior, ARUANDA, que na Terra representam às forças da natureza (muitas vezes confundindo-se a força da natureza com o próprio Orixá):

Exu: o mensageiro, o ponto de contato entre os Orixás e os seres humanos;
Oxalá: o senhor da força, o senhor do poder da vida.
Oxum: as águas doces;
Iemanjá: a rainha dos peixes das águas salgadas;
Iansã: os ventos, chuvas fortes, os relâmpagos;
Xangô: a força do trovão e o fogo provocado pelos relâmpagos quando (diz uma lenda que "sem Iansã, Xangô não faz fogo ... ") chegam 'a Terra;
Ogum ou Ogun: senhor dos caminhos; os desbravador dos caminhos; senhor do ferro;
Oxossí: o Orixá Odé, o Orixá caçador, senhor da fartura 'a mesa, senhor da caça;
Ossãe: o Orixá das folhas e, sem folhas, nada é possível na Umbada ou no Candomblé; o dono, preservador, das matas e florestas, das folhas medicinais, das ervas de culto;
Obá: a guerreiro, a força da libertade;
Nanã: senhora do lodo, das águas lodosas da junção entre o rio e o mar, fonte de vida, e também senhora da morte;
Obaluayê: "O dono da Terra, o Senhor da Terra"; o Orixá das doenças, senhor dos mortos (pois conta uma lenda que Obaluayê foi o único Orixá que dominou a morte, Iku); é aquele que tira a doença, mas também aquele que dá a doença.
Oxumaré: é o Orixá do arco-íris, um dos pontos de ligação entre o Aye (a Terra) e o Orun (o Céu); também representa a fartura, o bem estar.

A cada Orixá está associada uma personalidade e um comportamento diante do mundo e com seus filhos, os quais, são seus protegidos e uma parte das emanações do próprio Orixá, presentes no Orí ou Camatuê (Cabeça) desses filhos.

Orixá, dentro do culto Umbandista (de uma maneira geral) não são incorporados (não se incorpora o fogo de Xangô, os ventos de Iansã, as águas doces de Oxum ...). O que se vê dentro dos vários terreiros, centros, tendas etc, são os Falangeiros dos Orixás (ou também conhecidos como encantados); ou seja, Espíritos (não reencarnacionais) de grande força espiritual (de grande Luz, como alguns gostam de falar) que trabalham sob as Ordens de um determinado Orixá.Os Falangeiros são os representantes dos Orixás, e, em muitos casos, a essência dos próprios Orixas manifestada nos médiuns, pois sua força é a emanação pura dos Orixás (ou como alguns dizem: são a vibração virginal dos Orixás). Sendo assim, eles podem incorporar nos médiuns, em seus “cavalos”, e mostram sua presença e sua força em nome de um Orixá. Porém, são frágeis (o médium pode perder sua sintonia muito facilmente) e exigem muito dos médiuns, não podendo permanecer por muito tempo em Terra. Em algumas ramificações da Religião de Umbanda (nas Umbandas de Caboclo, Umbanda branca, Umbanda esotéria e nas Umbandas voltadas ao Espiritismo ou Kardecismo) que não trabalham diretamente com os Orixás , na forma de Falangeiros de Orixás (não estão ligados a uma corrente africana), o trabalho com os Orixás é feito com os Guias (Espíritos reencarnacionais, pois já tiveram vida corpórea) chamados "Capangueiros de Orixás", ou seja, são Guias (entidades que falam, bebem, fumam, dão consultas ...) que vêm na vibração ou emanação daquele Orixá. Na maioria das vezes, são Caboclos que cumprem essa função e carregam o nome do Orixá junto ao deles.Em algumas correntes Umbandistas ditas sincréticas há a associações entre Oxalá e Jesus Cristo, entre Santo Antônio e Exu, entre Santa Bárbara e Iansão, entre São Jorge e Ogum ... E isso acabaou virando "uma simbiose Espiritual, uma apropriação simbólica", em que a imagem do Santo Católico apenas representa um Orixá, mas não é o Orixá; é apenas um símbolo, uma referência material e a apropriação da data de comemoração do Santo para se louvar o Orixá. Entendendo assim, que não se "baixa" São Jorge em umo terreiro, não se baixa Santa Bárbara, mas sim, o Orixá, que é representado com a imagem do Santo.

Em alguns terreiros de Umbanda a associação sincrética (não em todos) acabau virando transmutação religiosa. Esses terreiros de Umbanda acreditam que Oxalá é Jesus e utilizam toda uma forma doutrinária voltada ao Cristianismo. Uns até utilizam a Bíblia e, outros, o Evangelho Segundo o Espiritismo em sua doutrina e estudos. Daí acabou surgindo as correntes que se auto denominam como "Umbanda Cristã" ou "Umbandista Cristã".

DEVEMOS RESPEITAR AS CRENÇAS E A RELIGIOSIDADE DE CADA INDIVÍDUO.

2006-08-24 08:49:44 · answer #1 · answered by Sandra Carla G 3 · 2 0

Acredito e cultuo!
Amo meus orixás e todos os outros também.
Relembrando o que disseram acima, orixás não são deuses, e o candomblé é uma religião monoteísta, ou seja, adora um único deus (chamado Olorum).

2006-08-24 12:53:50 · answer #2 · answered by Aprendiz de Feiticeira 2 · 1 0

Afinal, se Deus é tão misericordioso pq nao se revelaria à tribos africanas ancestrais numa linguagem q eles pudessem entender?
Afnal, pleo q eu sei esses nomes correspondem aos elemntos da natureza,agua, fogo, terra, plantas...Isto tudo não é criação Divina?

2006-08-24 08:23:47 · answer #3 · answered by Frei Bento 7 · 1 0

Não acredito, mas respeito quem acredita. Cada um escolhe a sua fé.

2006-08-24 09:36:33 · answer #4 · answered by Bellita 3 · 0 0

sim, os orixas ou simplesmente entidades espirituais são precurssores da palavra de cristo (antes da sua ascenção aos ceus ele deixaria os seus menssageiros para continuar a caminhada).

2006-08-24 08:42:02 · answer #5 · answered by JOEL LOPES 2 · 0 0

Orixás são Seres da Natureza, cada um reina em determinado elemento dela. Como seres da Natureza são puros, e nada tem haver com Demônios como o amigo ae em cima disse. É lamentável como a ignorância denigre a imagem de uma cultura tão rica e tão bonita quanto a afro-brasileira.

Eu cultuo alguns orixás e tenho um Altar em homenagens a eles, e digo que sou muito feliz e satisfeito por isso.

2006-08-24 08:25:16 · answer #6 · answered by Pesquisador 2 · 0 0

Não.

2006-08-24 08:24:17 · answer #7 · answered by Júlio César 4 · 0 0

Acredito não neném. Tenho outra religião.

2006-08-24 08:23:55 · answer #8 · answered by oton 4 · 0 0

Sim... tenho as minhas experiências... Fui, bjs.

2006-08-24 08:22:57 · answer #9 · answered by mestre-cuca 5 · 0 0

Não, mas respeito quem acredita !

2006-08-24 08:20:06 · answer #10 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers