Então, índice de roma nunca ouvi falar e não encontrei nada no google. Porém encontrei algo q se chama "Critérios de Roma", que foram critérios criados em 1999 em Roma, para definir e auxiliar o diagnóstico de doenças gastrointestinais funcionais, principalmente em crianças e adolescentes.
Os sintomas q ele estuda são: vômitos, dor abdominal, diarréia e distúrbio de defecação.
Então o q eu entendi lendo o artigo que mando em anexo na fonte, eh q resolveu-se criar estes critérios para ajudar em diagnóstico funcionais dos sintomas q já citei. Se quiser saber mais sobre os critérios, leia o artigo q eh melhor do q eu ficar explicando.
Mas então em relação a paciente diabéticos, o q eu consigo abstrair da relação entre estes critérios e a doença Diabetes. Eh q para se realizar o diagnóstico funcionais precisa ser excluido causas orgânicas bem definidas como a diabetes, portanto em pacientes diabéticos este critérios não se aplicam afastando a doença funcional. Imaginemos, uma criança vem com dor abdominal, vômito ou diarréia, por uma cetoacidose diabética descompensada, os critérios podem ser usados, mas logo descartados e aposentados para esta criança,pq ela eh diabética. Entendeu?
Resumindo: o q eu imagino q exista de relação entre um e outro, eh q os critérios ajudam ao diagnóstico funcional de vômitos, dor abdominal, diarréia e distúrbio de defecação (q são sintomas), e que a diabetes ou paciente diabético entra como diagnóstico diferencial nesses sintomas. Mas não que os critério sejam usados para o diagnóstico ou conduta do paciente diabético.
2006-08-26 07:41:21
·
answer #1
·
answered by Leandro 3
·
0⤊
0⤋
Em Roma fica o Vaticano, então somente o Papa tem autoridade para exorcisar os Diabéticos (que tem o diabo), entendeu agora??
2006-08-24 07:07:31
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋