English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Espera lá. A qual religião você está falando? Cada religião caminha por caminhos diferentes. Cada uma se acha a dona da verdade. Só seus seguidores serão salvos. Os outros, coitados, estarão condenados ao sofrimento eterno.

Já a ciência, se baseia na razão, nas descobertas práticas e não na fé. Então, a qual religião a ciência deveria seguir?

Até agora, pelo que me consta, a ciência vem derrubando os mitos das religiões. E por conta disso vemos uma imensa quantidade de céticos por ai.

Quer exemplos? A Bíblia fala em Adão e Eva. A ciência em evolução das espécies. A Bíblia fala no gênises, a ciência no Big Bang. E por ai vai.

Agora, existe um lado mais espiritualista da ciência, que não é aceito por muitos, mas que vêm demonstrando que no mundo, a realidade pode ser bem maior do que conhecemos. As EQMs (Experiência de Quase Morte), onde pacientes que têm suas funções vitais paralisadas, ou por cirurgia, ou acidentes, voltam com relatos de tuneis de luz, visão de seu corpo físico enquanto sua consciência flutua, encontro com seres de luz. Cientistas mais céticos dizem ser pura alucinação. Mas existem inúmeros relatos de "consciências" que estavam fora de seus corpos e viram pessoas, presenciaram acidentes, coisas que seria impossível de se relatar já que seu corpo físico estava clinicamente morto. Isso não tem como contestar.

Fora outros estudos, como a TVP (Terapia de Vidas Passadas), onde pacientes são condicionados à voltarem no tempo e relatam traumas ocorridos em outros tempos. Estudos mostram que esses relatos não são meras criações do cérebro. Elas estão guardadas nas regiões cerebrais pertinentes à memória. Outros diriam se tratar de memória genética. Ou seja, esses fatos ocorreram com o avô da pessoa, por exemplo. Mas estudando a árvore genealógica da pessoa, muitas vezes pode se desmentir isso. Uma pessoa pode relatar um fato ocorrido na 2ª Guerra, mas seus ascendentes nunca pisaram em solo europeu.

A ciência está começando a trilhar caminhos mais espiritualistas. E creio que aos poucos esses "mistérios" vão sendo aceitos e melhor compreendidos pela ciência.

Mas isso não tem a ver diretamente com nenhuma religião. As religiões são fechadas em seu conhecimentos. Elas tem dogmas que não evoluem, não mudam nunca. Diferente da ciência que busca sempre respostas. Está sempre em busca da verdade, esteja ela onde estiver.

Mas essa verdade, para decepção de muitos, está longe das "verdades" vendidas pelas religiões.

2006-08-24 04:10:20 · answer #1 · answered by De Cesar 4 · 0 0

Porque a base de ambos são opostas. A ciência parte do príncipio que algo complexo tem que vir do mais simples enquanto a religião passa do suposto que o mais simples tem que ser criado por algo mais perfeito.
A ciencia pergunta quem teria feito o ser mais perfeito, se algo complexo sempre teria que vir de algo mais complexo, enquanto a religião se pega ao fato da ciência não ter resposta de onde teria surgido a coisa mais simples.
Ambos respondem com " sempre existiu"
Em muitos pontos se convergem de certa forma como por exemplo, na bíblia se diz que no primeiro dia foi feito a luz e pela ciência, a luz teria sido a primeira coisa a existir, pois o átomo é a energia condensada!
A ciência admite que ainda não tem resposta pra muuuiiiitas coisas e que tem que se pesquisar, enquanto a religião prega resposta pra tudo e quando é provado o contrário se diz que as interpretações estavam erradas, como a questão da Terra ser redonda e do Sol girar em torno da Terra ( na idade média era heresia falar uma coisa dessas)...
A ciência se baseia nas características inerentes ou emergentes materiais, enquanto a religião se baseia no extra-fisico e portanto um debate entre ambas é de certo ponto inútil. Seria como alguém te pedir pra provar que não existem ETs sem aceitar seu argumento de falta de provas e a9 mesmo tempo te pedir para aceitar como provas desta existência, apenas os relatos de que disse que viu!

2006-08-24 10:57:39 · answer #2 · answered by wolf_ir 5 · 0 0

A ciência não deve se unir a religião. O progresso moral independe da crença em deus ou deuses

Aliás, como podemos ver, há inúmeros exemplos de pessoas religiosas ruins... a religião, por si só, não garante a bondade.

2006-08-24 10:55:32 · answer #3 · answered by Júlio César 4 · 0 0

As duas buscam as mesmas coisas, relacionadas a origem do homem e ao seu papel no mundo, mas enquanto a ciência busca comprovação cartesiana, a religião o faz através da divindade suprema, o mais próximo que estiveram foi com os alquimistas, se bem que atualmente há uma nova aproximação.

2006-08-24 10:47:36 · answer #4 · answered by kao kabeci ilê 7 · 0 0

Porque a ciência contesta a religião. Não se provar a existencia de Deus, não se conhece o perimetro do céu, do inferno, eles não aparecem nos Gps, não se tem aparelhos que mensurem a fé, ou que provem a presença espiritual... portanto a ciência deve se manter neutra, afinal são inumeras religiões e crenças no planeta, impossivel manter elas em união dentro da própria religiosidade imagine ciêntificamente???

Seria o caos aliado ao poder de destruição.

2006-08-24 10:39:58 · answer #5 · answered by Giovanna 4 · 0 0

Na verdade eu acredito que ciência e religião caminham lado a lado, uma paralela a outra, só que com alguns contratempos que impede a harmonia entre si.

2006-08-24 10:39:33 · answer #6 · answered by Victor Hugo 3 · 0 0

Não há como fazer isto !!! Elas se baseiam em princípios diferentes !
A ciência exige provas concretas para que se dê algo como verdade.
Já a religião não exige isto, basta ter fé !!!!
Seu sonho é lindo, mas impossível!

2006-08-24 10:39:10 · answer #7 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers