Considera-se que uma pessoa está com obesidade mórbida se o seu índice de massa corporal IMC) é de 40 ou mais.
A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:
IMC = peso / (altura)2
Há vários problemas de saúde relacionados à obesidade, o quais podem diminuir a expectativa de vida e torná-la mais sofrida. Esses problemas são ainda mais graves se a pessoa tem obesidade mórbida. Além dos problemas psicológicos, a obesidade está relacionada a problemas de saúde que incluem: diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta, infarto, cálculo biliar e doença na vesícula biliar, doença no fígado, problemas nas articulações como osteoartrite e gota, problemas pulmonares incluindo apnéia do sono, problemas no sistema reprodutivo de mulheres. A obesidade também está relacionada a taxas mais altas de incidência de certos tipos de câncer.
Obesidade mórbida é um programa sério para a sua saúde, por isso você deve procurar orientação médica para perder peso. Dentre os tratamentos para a obesidade estão dietas de muito baixa calorias (hipocalórica), mudanças de comportamento, remédios para emagrecer e cirurgia.
2006-08-24 03:30:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Morbita não é nada !!
2006-08-24 14:17:55
·
answer #2
·
answered by Ph.D. Sbrubles 4
·
0⤊
0⤋
Obesidade mórbida é aquela em q a pessoa só come e engorda, nada faz pra melhorar, não pratica exercícios fisicos nem nada. è o tipo de obesidade altamente problemática pq almenta os riscos de infarto, avc e outras doenças cardiovasculares!
2006-08-24 10:46:31
·
answer #3
·
answered by fofinha 1
·
0⤊
0⤋
o certo é "obesidade mórbida"
2006-08-24 10:44:25
·
answer #4
·
answered by malucoman 2
·
0⤊
0⤋
E tudo isso que falaram ai em cima mais exemplo...Jo Soares.
2006-08-24 10:38:11
·
answer #5
·
answered by brasil19701994 6
·
0⤊
0⤋
Obesidade Mórbida
O peso corpóreo, considerando o acúmulo e a a distribuição da gordura, é determinado por vários mecanismos, incluindo o perfil metabólico, a função hormonal, neurológica e psíquica. Quando há alteração em algum desses mecanismos pode ocorrer um desequilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto de energia, favorecendo o armazenamento anormal da sobra de energia sob a forma de gordura e, conseqüentemente, o aumento do peso corpóreo.
As pessoas com IMC acima de 40 (veja o cálculo acima), são portadoras de Obesidade Mórbida, o que equivale a aproximadamente 45 Kg acima do peso ideal. A Obesidade Mórbida é um problema de saúde que ultrapassa em muito a simples preocupação estética. Ela envolve a saúde global do organismo e, inclusive, a saúde psíquica, já que a auto-estima pode estar severamente prejudicada.
As doenças relacionadas à obesidade são as principais responsáveis pelo aumento das taxas de mortalidade em adultos jovens, da diminuição da qualidade e expectativa de vida. Entre elas destacam-se a sobrecarga das articulações, apnéia do sono, insuficiência cardíaca, diabetes, hipertensão arterial, aumento da gordura no sangue e, conseqüentemente, o entupimento de vasos (arteriosclerose), infarto do miocárdio, etc.
Daphne Marussi e Paulo Dalgalarrondo estudaram o perfil psiquiátrico de 50 pacientes com obesidade mórbida (IMC a partir de 40), 38 mulheres e 12 homens, e encontraram entre eles 20 a 30% de comedores compulsivos passíveis de tratamento psiquiátrico, principalmente se considerarmos que o comedor compulsivo tem maior tendência à depressão e freqüentemente apresenta história de outros transtornos psíquicos.
A idade média dos pacientes com Obesidade Mórbida neste estudo foi de 39,5 anos e o IMC médio foi de 50,4. Entre esses pacientes 32,6% encontravam-se desempregados. As pessoas com peso maior estavam relacionadas significativamente com um menor gosto pelas coisas que faziam anteriormente e os episódios bulímicos (fome voraz e descontrolada) correlacionava-se com uma dificuldade ficar sentado e se divertir relaxado e com o fato de se sentir tenso ou contraído, juntamente com a sensação de medo como se alguma coisa ruim fosse acontecer (elevados índices e depressão).
Esses autores concluiram que existe uma alta incidência de indivíduos com compulsão alimentar entre os pacientes obesos mórbidos que procuram tratamento e, entre eles, apenas 24,5% estavam dentro dos limites da normalidade em termos de hábitos alimentares. A alta freqüência de episódios bulímicos correlacionou-se positivamente com os escores altos da escala de ansiedade e de depressão, portanto, tais pacientes apresentam taxas mais elevadas de transtornos do humor, transtornos de ansiedade e, concomitantemente, de bulimia nervosa. Recomendam que se faça uma diferenciação de pacientes compulsivos dos não compulsivos nos programas de perda de peso para que estes recebam tratamento adequado .
2006-08-24 10:35:58
·
answer #6
·
answered by Dilma G 3
·
0⤊
0⤋
obesidade morbida é quando uma pessoa está muito acima do peso,causando assim enfermidades que impede que ela tenha uma vida normal
2006-08-24 10:34:03
·
answer #7
·
answered by VALASS 3
·
0⤊
0⤋
Resposta a seu comentário sobre os ateus
Vc deve ser evangélica, pra não respeitar a opinião dos outros pelo simples fato de pensar diferente de vcs.
Respondendo sua pergunda:
Obesidade mórbida é quem tem IMC maior que 45( se não me engano, ou 40)
Pra saber seu IMC : dividir seu peso pelo quadrado de sua altura
2006-08-24 10:34:02
·
answer #8
·
answered by supervima 4
·
0⤊
0⤋
Gordura em excesso em pessoas extremamente sedentárias...
2006-08-24 10:30:08
·
answer #9
·
answered by Giovanna 4
·
0⤊
0⤋
Obesidade mórbida é um estado de obesidade, geralmente genético, onde a pessoa tem suas funções seriamente prejudicadas pelo acúmulo de gordura.
Dificilmente pessoas consideradas "gordinhas" atingem esse estado.
A solução é complicada, com acompanhamento médico, operação de redução de estômago, plásticas, etc.
Geralmente a pessoa morre de causas relacionadas à obesidade.
2006-08-24 10:30:00
·
answer #10
·
answered by Tatiana 3
·
0⤊
0⤋