Primeiramente, analisemos dois textos das Sagradas Escrituras:
1. Números 6:1,2,5 – “E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR...Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça”.
Em primeiro lugar, notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: “Falou o Senhor a Moisés”. Seja o que for que o texto apresente, agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE. Portanto:
a) – O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;
b) – O voto se estendia tanto a homens com a mulheres;
c) – Uma das exigências era o não passar navalha sobre a cabeça.
Agora perguntamos: se as mulheres não cortavam e nem mesmo aparavam o cabelo (pois tal ato era e é pecado), como alegam certas pessoas, como Deus instituiria um voto onde ele permitisse a prática de um pecado? É o mesmo que dizer que Deus poderia ter instituído um voto no qual a pessoa poderia adulterar, mentir, roubar ou qualquer outro tipo de pecado.
Além do mais, que sentido teria tal voto para uma mulher, se a mesma já cumprisse a ordem “sobre a sua cabeça não passará navalha”? Seriam todas as mulheres, de todas as épocas, praticantes do voto do nazireado?
2. 1 Coríntios 11: - “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”.
O texto acima é muito usado, sem contexto e sem permissão, para “corroborar” a “doutrina” de que o corte de cabelo é pecado para mulheres cristãs, passível até mesmo de perda de salvação quando praticado:
Algumas poucas considerações devem ser tomadas do texto acima:
a) O texto diz de desonra e honra, e não de pecado. O que é desonra para o homem não o é para a mulher; o que é honra para o homem não o é para a mulher. Mais uma vez recorremos a Números 6. Se honra aqui, é sinônimo de pecado, como dizem os advogados do cabelo, como Deus mandaria algum homem praticar tal pecado? O texto é claro: cabelo crescido é desonra para homem. Se ter o cabelo crescido é pecado para o homem, como pode o Espírito de Deus ter se apartado de Sansão justamente quando ele deixou de praticar tal pecado? Mais uma vez vemos a incoerência de tais afirmações. Como disse o nosso Senhor: “Errais por não conhecer as Escrituras...”.
b) Como dito no item anterior, o texto fala de desonra e não pecado. Gostaríamos e estamos esperando até hoje que os defensores da abstinência de corte de cabelo apresentassem a prova histórica-exegética-gramatical para entendermos o termo dessa forma.
c) Da mesma forma, esperamos que seja provado que “crescido” significa sem corte ou aparo nenhum, e não simplesmente comprido. Não é de estranhar que tais pessoas recorram à novas visões, revelações e sonhos para “provar” tal fato (violando, sem temor, o mandamento expresso de não se acrescentar nada às Escrituras no desfecho do livro de Apocalipse; e ignorando a maldição a ser lançada sobre os tais que pratiquem o mesmo. Veja Apocalipse 22:18). Concordamos estritamente com a tradução Nova Versão Internacional quando cita assim tal versículo: “própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher?”. A base de nossa concordância com tal tradução não é tendenciosa, mas simplesmente pelo fato de ser uma tradução mais fiel aos originais, e que livra de erros de interpretação tais como o citado neste artigo. Convido o leitor a pesquisar qualquer léxico grego e comprovar este fato.
por
Felipe Sabino de Araújo Neto
2006-08-24 02:24:24
·
answer #1
·
answered by KaKá 2
·
0⤊
1⤋
cade frescura que existe nesse mundo. Só o que falta elas não se depilarem. Imagine a axilia dessas mulheres.
2006-08-24 09:08:28
·
answer #2
·
answered by Julio Cesar T 3
·
2⤊
1⤋
FUI PRESA POR ALGUNS ANOS A ESSE COSTUME(CABELÃO,SAIA GRANDE,CARA SÉRIA DE SANTIDADE), DEPOIS DESCOBRI QUE ERA PURA RELIGIOSIDADE. NÃO É ISSO QUE DEUS BUSCA.
ELE BUSCA SEUS VERDADEIROS ADORADORES, QUE SE DERRAMEM EM SUA PRESENÇA E RASGUE O VÉU DO SEU CORAÇÃO- POIS O VÉU QUE NOS IMPEDIA DE ENTRAR EM SUA PRESENÇA FOI RASGADO POR JESUS NA CRUZ.
2006-08-24 10:58:37
·
answer #3
·
answered by VALASS 3
·
0⤊
0⤋
Houve um problema na Igreja ( Cidade ) de Conrinto que envolvia as prostitutas cultuais.
Seitas, colocavam prostitutas como atrativo, visando a adesão de incautos.
Paulo e também Apolo, notaram que elas usavam cabelo curto.
Sugeriram então, que as mulheres, não só deixassem os cabelos longos, como também usassem o véu, para diferencia-las das demais.
Isto, foi em outra época. Proibir agora, é COSTUME de Pastor mal informado.
p.s. O voto de Nazireu, era feito pelos pais do recém nascido e, na bíblia, não há relato de mulheres que fizeram tal voto.
Jesus, Samuel e Sansão, são os mais conhecidos.
Jesus, não cumpriu : Ressuscitava Cadáveres, ele Podia.
Sansão também não : Tomou mel da carcaça de um Leão, morto e, enbriagou-se.
2006-08-24 09:44:12
·
answer #4
·
answered by Enio Elias 6
·
0⤊
0⤋
1°- O mal entra pelo cabelo e pelas unhas. O certo e vc cortar o Cabelo e jogalo no vaso sanitario, e sempre tratar dele...
Muitos religiosas Judias , usam perucas , ou escondem o cabelo, justamente por isso...
Com as unhas tbm!!! Sempre tem de cortalas , e nunca deixar cair no chao , pois se entra no pe de alguem , esta feito a ***** !
...
2006-08-24 09:17:48
·
answer #5
·
answered by ܢܐܬܐܠܝ 3
·
0⤊
0⤋
eu acho que cada igreja tem sua doutrina, umas deixam outras não, mas a spessoas interpretam a biblia de varias maneiras.
2006-08-24 09:13:05
·
answer #6
·
answered by Adriano 2
·
0⤊
0⤋
Depende da crença. A biblia também não diz como fazer quando uma mulher tem uma doença que cai os cabelos. É meio complicado.
2006-08-24 09:13:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É uma crença muito interessante. Eu respeito. Mas não acho tão necessário.
Lá em Corinto, o que estava acontecendo é que os irmãos tinham dúvidas a respeito de como deveriam ser as orações. (1 Corintios 11)
Paulo disse que como Cristo é o Cabeça da Congregação, e que a cabeça da mulher é o homem, ela deveria cobrir a cabeça em sinal de respeito. Quando uma irmã que tem cabelos curtos precisa fazer algo na congregação perto de mim, por exemplo, que sou batizado, ela cobre a cabeça. Mas no fim das contas o que importa para agradar a Deus é a pessoa secreta de coração. 2 Pedro 3: 3,4.
2006-08-24 09:11:54
·
answer #8
·
answered by Zimmermann 3
·
0⤊
0⤋
Depdende da religiao. mas é puro machismo, fanatismo e o pior é q as mulheres se sujeitam a isso...
deixar o cabelo crescer pq gosta é uma coisa, o pior é ser submetida a isso.
E ja vi algumas de religioes evangelicas q nem raspar perna e axila fazem... verdadeiras neandertais....
2006-08-24 09:11:27
·
answer #9
·
answered by Val/SP 5
·
0⤊
0⤋
olha se vocer ler em 11 e 13 aos corínthios vc irá entender porque é honroso a mulher ter os cabelos crescidos !!!!!!
2006-08-24 09:11:09
·
answer #10
·
answered by É NOIS 2
·
0⤊
0⤋
Eu acho que as mulheres podem e devem usar os cabelos do jeito que gostarem. O importante é a sua conciência e não o comprimento dos cabelos. Nada de véu. Abaixo essa ditadura!
2006-08-24 09:07:38
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋