Escravidão na Babilônia: foi pecado sobre pecado do povo israelita. Escravidão egípicia: foi por revelação Divina. Não há causa comum entre os dois fatos. Livro de Gênesis.
2006-08-23 17:15:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não há. A escravidão dos judeus no Egito se após a familia de José descerem para o encontro com ele. (Gn 46:1-27) a um fato de um novo faraó que não conhecia José (Êxodo 1: 8-11), escravizar o povo por medo.
O cativeiro babilônico foi devido a rejeição do povo a submissão a vontade de Deus. Eles escolheram seu próprio caminho Ao verificar o livro de I e II Reis vc verá ali vários monarcas e seus súditos indo adorar outros deuses.
Assim são fatos distintos.
2006-08-31 08:25:27
·
answer #2
·
answered by luciano lima 2
·
2⤊
0⤋
Ok. no Egito foi para conservação(Gênesis 45.4-6) da nação e sua multiplicação (Êxodo 1.1-12) São o cumprimento das Promessas de DEUS Abraão em (GÊN 12:2/ 14:16/ 15:5/ 17:5,15). Já o exilio babilonico foi consequência dos israelenses não ouvirem e fazer o que DEUS tinha pedido para eles, através da Lei e dos profetas um deles é Jeremias 20.4-5 o exilio é descrito em 2 Reis 25.1-14. Chegamos então a conclusão que não há causa comum entre os dois pois um é dadiva e benção Divina (Egito), o outro é juizo Divino pela desobediência do povo de Israel (Babilonia).
DEUS continue te abençoando, com conhecimento da Palavra. Em nome de JESUS eu peço. Amém!!!
2006-08-31 20:19:45
·
answer #3
·
answered by Marza 3
·
1⤊
0⤋
Ambos estiveram de acordo com a vontade de Deus, o eterno, o piedoso.
2006-08-24 00:14:45
·
answer #4
·
answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6
·
1⤊
0⤋
A.Hitler também perseguiu os Judeus, e antes de os exterminar, escravizou-os para a construção das bombas. Portanto, como os Judeus são o povo de Deus, os inimigos de Deus quiseram humiliá-los e assim vingarem-se.
2006-08-31 19:36:25
·
answer #5
·
answered by meuamigoejesus 3
·
1⤊
1⤋
Antes, gostaria de fazer uma colocação. Como existem pessoas, que usam espaço como este, desesperadas por ganhar dinheiro fácil! Essa de colocar nome em lista, fazer corrente, não passa de uma estratégia para se conseguir viver dissolutamente. Quer saber de uma coisa? Trabalhe, estude, esforça-te e, então, terás uma vida de sucesso e vitória. Pare de pensar em dinheiro de maneira fácil. "Portanto, com o suor do teu rosto ganharás o teu sustento", disse o Senhor Deus. Agora, quanto a escravidão dos judeus, no Egito e na Babilônia há uma causa comum nelas. Deus nunca realiza nada sem propósito. Quando Israel estava sendo formado em Abraão, Deus disse a ele que a geração dele seria escrava, mas que Ele, Deus, julgaria essa nação, porque a impiedade dos Amorreus (cananeus) ainda não havia enchido a taça da ira de Deus, ou seja, o tempo de juizo sobre aquele povo ainda não havia se cumprido. Porque isso? Porque os cananeus era um povo obstinado e haveria de ser julgado e porquer Deus queria usar a própria nação de Israel para executar juízo sobre aquele povo. Israel deveria ocupar a terra dos cananeus, pois Deus havia prometido para Abraão e sua descendência (os Judeus) uma terra que manaria leite e mel. Também Deus queria preparar a nação de Israel, como uma nação de sacerdotes, aqueles que haveriam de oficiar a obra de Deus nesta Terra até que o Messias, Jesus Cristo, pudesse entrar no mundo. No caso do cativeiro babilônico o próposito foi de purificar a nação de Israel da prática indiscriminada de idolatria. O proósito foi sarar o povo da idolatria e continuar o preparo da nação para a vinda do Messias. Os versículos bíblicos que tratam disso são muitos. Leia Genesis a partir do cap 12. Isaias, Jeremias, Ezequiel. Todos os profetas maiores, vaticinaram o cativeiro. Graça e paz.
2006-08-31 09:16:36
·
answer #6
·
answered by jvcrdb 7
·
1⤊
1⤋
Sim com certeza!!!!!!!
Eu estou sem a bíblia no momento mas chegando na Igreja, vou procurar e amanha te passo!
2006-08-30 13:44:55
·
answer #7
·
answered by Isabela A 2
·
1⤊
1⤋
Cara, vc tá afim mesmo de saber ??? Porque parece que está sedento em saber, mas não sabe por onde começar...
2006-08-30 02:22:58
·
answer #8
·
answered by Eduardo C. Pinheiro 2
·
1⤊
1⤋
o pecado...
I Reis 8:46 Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os leve cativos à terra inimiga, longe ou perto esteja;
47 e, na terra aonde forem levados cativos, caírem em si, e se converterem, e, na terra do seu cativeiro, te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente procedemos, e cometemos iniqüidade;
48 e se converterem a ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levarem cativos, e orarem a ti, voltados para a sua terra, que deste a seus pais, para esta cidade que escolheste e para a casa que edifiquei ao teu nome;
49 ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, a sua prece e a sua súplica e faze-lhes justiça,
50 perdoa o teu povo, que houver pecado contra ti, todas as suas transgressões que houverem cometido contra ti; e move tu à compaixão os que os levaram cativos para que se compadeçam deles.
51 Porque é o teu povo e a tua herança, que tiraste da terra do Egito, do meio do forno de ferro;
52 para que teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e à súplica do teu povo de Israel, a fim de os ouvires em tudo quanto clamarem a ti.
53 Pois tu, ó SENHOR Deus, os separaste dentre todos os povos da terra para tua herança, como falaste por intermédio do teu servo Moisés, quando tiraste do Egito a nossos pais.
2006-08-29 07:55:05
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Sim, a desobediência.
Esdras
Capitulo:9
1 - Ora, logo que essas coisas foram terminadas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, das abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos epípcios e dos amorreus;
2 - pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos; de maneira que a raça santa se tem misturado com os povos de outras terras; e até os oficiais e magistrados foram os primeiros nesta transgressão.
3 - Ouvindo eu isto, rasguei a minha túnica e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me sentei atônito.
4 - Então se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci sentado atônito até a oblação da tarde.
5 - A hora da oblação da tarde levantei-me da minha humilhação, e com a túnica e o manto rasgados, pus-me de joelhos, estendi as mãos ao Senhor meu Deus,
6 - e disse: Ó meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar o meu rosto a ti, meu Deus; porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até o céu.
7 - Desde os dias de nossos pais até o dia de hoje temos estado em grande culpa, e por causa das nossas iniqüidades fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, à rapina e à confusão do rosto, como hoje se vê.
8 - Agora, por um pequeno momento se manifestou a graça da parte do Senhor, nosso Deus, para nos deixar um restante que escape, e para nos dar estabilidade no seu santo lugar, a fim de que o nosso Deus nos alumie os olhos, e nos dê um pouco de refrigério em nossa escravidão;
9 - pois somos escravos; contudo o nosso Deus não nos abandonou em nossa escravidão, mas estendeu sobre nós a sua benevolência perante os reis da Pérsia, para nos dar a vida, a fim de levantarmos a casa do nosso Deus e repararmos as suas assolações, e para nos dar um abrigo em Judá e em Jerusalém.
10 - Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois temos deixado os teus mandamentos,
11 - os quais ordenaste por intermédio de teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que estais entrando para a possuir, é uma terra imunda pelas imundícias dos povos das terras, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram duma extremidade à outra.
12 - Por isso não deis vossas filhas a seus filhos, e não tomeis suas filhas para vossos filhos, nem procureis jamais a sua paz ou a sua prosperidade; para que sejais fortes e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre.
13 - E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, ainda assim tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniqüidades, e ainda nos deixaste este remanescente;
14 - tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não estarias tu indignado contra nós até de todo nos consumires, de modo que não ficasse restante, nem quem escapasse?
15 - Ó Senhor Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um restante que escapou, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti em nossa culpa; e, por causa disto, ninguém há que possa subsistir na tua presença.
2006-08-29 07:20:47
·
answer #10
·
answered by souzamacedo 4
·
1⤊
1⤋
Todas as vezes que o povo de Israel se afastava do Todo-poderoso, Ele permitia que sobreviesse sobre eles algum mal terrível, como a escravidão. A causa comum sempre foi a desobediência, idolatria e outros pecados que tanto desagradam a Deus. As referências estão em toda a Bíblia.
2006-08-24 02:08:46
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋