As aeronaves comerciais geralmente utilizam níveis de vôo que oscilam entre 30 mil e 40 mil pés (cerca de 9.000 a 12 mil metros). Nessa altitude, os efeitos externos começam a provocar alterações no organismo. Para compensar essas situações e permitir a sobrevivência dos passageiros, a aeronave é pressurizada, ou seja, à medida que sobe, mais ar é "injetado" em seu interior, provocando aumento de pressão interna para que esta fique compatível com as condições apresentadas em terra.
Uma despressurização poderá ocorrer quando houver perda de pressão. Esta pode ser rápida ou lenta, sendo resultado de mau funcionamento do sistema ou vazamento na fuselagem da aeronave.
Os sintomas físicos com a despressurização lenta são: fadiga, dor de cabeça, cansaço, confusão ou euforia, problemas de coordenação, dificuldade de raciocínio e visão. Com a despressurização rápida os sintomas são: rápida expansão do peito, dificuldade de raciocínio e visão, dor de ouvidos e sinusite, formação e expulsão de gases, problemas de coordenação, dificuldade de respiração e fala.
Por isso, preste sempre atenção nas instruções dadas por comissários antes da decolagem sobre os procedimentos em caso de despressurização.
No caso de despressurização lenta, não acontecem grandes alterações até que as máscaras caiam e os avisos de apertar cintos e não fumar se acendam.
O mais importante neste, ou em qualquer outro caso de emergência a bordo, é evitar o pânico e facilitar o trabalho dos comissários. Eles são treinados para passar as instruções necessárias, auxiliar na colocação de máscaras e ministrar oxigênio ou mesmo os primeiros socorros aos passageiros que necessitarem.
2006-08-23 13:36:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Alguns aviões voam a grandes altitudes, onde o nível de oxigênio é baixo e a pressão atmosférica também, assim para assegurar o conforto e principalmente a vida dos passageiros e tripulantes, os aviões mantêem uma pressão diferente da pressão externa .Mas quando por danos estruturais ou outras situações, como abrir a porta !!?? [quem faria isso] a pressão interna abaixa e se iguala a pressão externa .Isso não causa muitos danos na aeronave, mas pode asfixiar todos a bordo
2006-08-24 08:07:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Só para acrescentar alguma luz '` excelente resposta do Giacomini.
A pressão atmosférica é o resultado da pressão que a atmosfera exerce sobre corpos e objetos sobre a terra, atraída pela força da gravidade. Por isso se diz que, ao nível do mar a pressão atmosférica é igual a 1 g (uma unidade de gravidade).
O nosso corpo está preparado para receber essa pressão sem problemas do nível do mar até mais ou menos 10 mil pés (4 mil metros).
Acima disso a diminuição de pressão começa a provocar os problemas que o colega citou. Na verdade a pressão interna do corpo - que está ajustada para suportar o peso da atmosfera - começa a ficar maior que a externa.
É por isso que os aviões que voam em grandes altitudes precisam ter a "cabine pressurizada", exatamente para manter a pressão nos mesmos níveis que suportamos aqui embaixo.
É por isso, também, que você vê nos filmes que pequenos orifícios - como o provocado por um tiro de pistola, por exemplo - se tornam buracos enormes, "sugando" tudo o que estiver próximo. Aquele "sugar" é, na verdade, efeito da pressão interna do avião que estava muito mais alta que a pressão externa.
Outra coisa que você vê é que - numa despressurização - o piloto precisa picar a aeronave e mergulhar em alta velocidade.
Isso é porque, mesmo com as máscaras usadas para fornecer o oxigênio que falta, em altitude, os corpos podem não resistir à falta de pressão e simplesmente explodir, se ficarem muito tempo lá em cima.
Não lembro se foi em 2004 ou 2005. Um jatinho cruzava os céus dos Estados Unidos a 43 mil pés. Ficou sem comunicação com as autoridades aeronáuticas, que enviaram caças para uma interceptação (já que eles morrem de medo de outro ataque igual ao de 11 de setembro).
Os militares ficaram surpresos com o que viram. Ou com o pouco que viram. Todos os ocupantes estavam ensanguentados e congelados, inclusive piloto e co-piloto.
O avião foi seguido até que o combustível se esgotasse e foi escoltado, caindo a seguir em local deserto.
A investigação comprovou que houve descompressurização. Os corpos explodiram e, depois, em função de temperaturas próximas dos 40 graus negativos, congelaram. Efeitos da descompressurização.
À medida em que um avião sobe a pressão atmosférica vai diminuindo
2006-08-26 22:00:52
·
answer #3
·
answered by Beto 2
·
0⤊
0⤋
Como cms de bordo faco do Enio-Giacomini minhas palavras,a resposta dele esta perfeita.
2006-08-23 20:46:09
·
answer #4
·
answered by ***esperta*** 2
·
0⤊
0⤋
Estação espacial sofre lenta despressurização
Rafael Rigues
Últimas de Espaço» Órbita da ISS será elevada para permitir acoplagem da Soyuz TMA-9
» Astronautas e turista apresentam exames para viajar à ISS
» "Matéria negra" no universo é real, dizem cientistas
» Nasa está pronta para lançamento da nave Atlantis
BuscaSaiba mais na Internet sobre: Ambiente Arqueologia Astronomia Clonagem Espaço Genética Paleontologia Publicações Científicas Saúde Tecnologia
Faça sua pesquisa na Internet:
Como se já não bastassem atrasos na construção, ruídos misteriosos e um giroscópio e um gerador de oxigênio quebrados, mais um problema vem preocupar os astronautas e controladores da ISS (Estação Espacial Internacional): uma lenta, contínua e, até agora, não identificada perda da atmosfera interna. Equivalente a 9 milímetros de mercúrio, o problema foi detectado em 1º de janeiro, e informado aos astronautas ao final da tarde de segunda, 5 de dezembro. Controladores de vôo teriam dito aos astronautas: "Não há nada que vocês possam fazer, e nenhum perigo imediato".
Preocupados, os astronautas Michael Foale (EUA) e Alexander Kareli (Rússia) fizeram por conta própria uma checagem em todas as válvulas e escotilhas que dão acesso ao espaço, porém não encontraram a causa do problema, nem no lado americano da estação, nem no lado russo.
Embora preocupante, a despressurização não representa risco imediato à saúde dos Astronautas. Se a taxa se mantiver constante em 2 milímetros de mercúrio por dia, seriam necessários 190 dias até que a pressão interna atingisse um nível perigoso.
Em novembro, um estranho ruído, descrito pelos astronautas como "metal sendo retorcido" foi ouvido na estação, porém buscas extensivas não detectaram nenhum dano. A missão dos astronautas Foale e Kareli só terminará em abril, depois de seis meses no espaço.
2006-08-23 20:43:54
·
answer #5
·
answered by Alberto M 2
·
0⤊
0⤋
Quando algo, por ex. uma tubulação está cheia e com pressão muito alta é preciso despressurizar. esvaziar, tirar pressão, aliviar....
2006-08-23 20:42:14
·
answer #6
·
answered by ? 5
·
0⤊
0⤋
O contrário de pressurização (que vem do verbo pressurizar).
pressurizar:
manter, por processos mecânicos, uma pressão aproximada à pressão atmosférica normal, por exemplo em veículos destinados a funcionar em grandes altitudes ou a grandes profundidades.
2006-08-23 20:39:26
·
answer #7
·
answered by Reginaldo 3
·
0⤊
0⤋
EXEMPLO DE DESPRESSURIZAÇÃO: Você esta com aquela vontade incontrolavel de peidar...segura...segura até que "PUM", pronto, você despressurizou o intestino!
2006-08-23 20:49:20
·
answer #8
·
answered by naninha 2
·
0⤊
1⤋