Primeiro, vamos deixar uma coisa clara: não existe uma "doutrina" chamada de "ateísmo". Ateu é simplesmente quem não acredita em qualquer divindade, só isso. Então, não existe um "ateísmo" para se defendido, porque você só defende uma teoria ou uma crença, e não há uma teoria ou uma crença "atéia".
Quanto à pergunta: o problema não é prova da inexistência de deus, mas justamente a falta de provas de sua existência. Você não tem como provar que algo "não existe". Veja bem, se não existe, não deixa "provas" da inexistência (uma pessoa poderia deixar pegadas em um local onde ela nunca esteve? Você consegue provar que o Zeus dos gregos não existe?) Você pode dizer que há grande probablidade de que Zeus não existe, por exemplo, porque durante todo este tempo ninguém o viu pessoalmente, ele não deixou assinatura em lugar algum, etc..., mas não há como provar a inexistência de nada. Por isso, por pura lógica, é que a responsabilidade de provar recai sobre quem afirma a existência de alguma coisa.
Agora, por que eu sou ateu? Porque durante toda minha vida, apesar de por pressão ter visitado as mais diversas religiões, nunca acreditei em qualquer divindade. Eu via o que era pregado nas igrejas e não havia relação alguma com a realidade, minha impressão era de que, nas religiões, as pessoas criavam "mundos de ilusão" para viverem neles e escapar do mundo real. Tampouco alguém conseguiu não só me provar, mas mostrar lógica nas crenças das religiões, relação com o mundo real. Por que o que nós vemos tem que necessariamente ter sido criado por um ser consciente? Por que tem que ter sido "criado" em primeiro lugar? Nada disso fazia, ou faz, sentido algum para mim.
Muitas pessoas, que não são ateus, vão preferir te dizer que existem ateus porque eles querem "ser diferentes", "ser rebeldes", porque "são burros", "são revoltados", mas eu te digo uma coisa, a maior parte dos ateus já até procurou alguma coisa em que acreditar simplesmente para não sofrer a pressão que um ateu sofre em uma sociedade majoritariamente religiosa como a nossa. E os religiosos preferem identificar o ateu com "algo ruim", do que simplesmente admitir que estas pessoas simplesmente não acreditam em um deus, pois isso dá medo a muitos religiosos: o medo de que, talvez, suas crenças não sejam verdadeiras. Um ateu vira, assim, uma ameaça a ser "exterminada", ou pela conversão, ou pela difamação.
Não "prego" o "ateísmo". Não quero que ninguém se torne ateu. Quero apenas ter respeitado meu direito a ser ateu. Com os religiosos que respeitam este meu direito, eu não discuto. Aqueles, por outro lado, que querem pregar ou impor sua religião a mim, vão ouvir todas as contradições que eu vejo em sua igreja e fé também. É questão de respeitar quem me respeita, e não respeitar quem não me respeita, só isso.
2006-08-23 08:40:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Nunca me preocupei com esta questão ,se isto é ser ateu ,eu sou.Não fico questionando os crentes sobre suas crenças ,eles tem o direito de crer no que quiser ,só não tem o direito atacar os que não seguem o seu credo.
2006-08-23 11:09:51
·
answer #2
·
answered by el_kbum 5
·
2⤊
0⤋
Sou ateu, mas não defendo o ateísmo como o correto!
Sou ateu pq axo que é o mais próximo da realidade do que vivo e observo a vida
Não quero me aparecer e nem fazer polemica nem ser diferente ( a final quem é = a outro)
Não tenho vazio dentro de mim, ao contrario, me sinto mais vivo assim e com mais vontade de viver.
Se estiver errado, acho que não serei “condenado” por ser sincero comigo mesmo!
Só exijo ser respeitado assim como respeito os outros, que podem acreditar até no lula!
2006-08-23 06:09:05
·
answer #3
·
answered by supervima 4
·
1⤊
0⤋
A questão não é provarmos a não existência de deus: a questão é que algum dos crentes consiga provar sua existência.
Não há nenhuma prova da existência de deus, ou de que - por exemplo - jesus tenha jamais existido.
2006-08-23 05:14:52
·
answer #4
·
answered by Júlio César 4
·
1⤊
0⤋
E no que você se baseia para defender o monoteísmo ou o politeísmo? Você já viu, falou ou ouviu algum DEUS?
2006-08-23 05:14:43
·
answer #5
·
answered by BIX 2
·
1⤊
0⤋
Ateísmo ou ateía (não confundir com atéia, feminino de ateu), num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidade divinas. Os ateus podem, contudo, incluir-se em várias modalidades de pensamento, sendo o pensamento ateísta dividido em duas categorias específicas: o ateísmo fraco e o ateísmo forte.
Alguns autores defendem um uso mais restrito do termo, reservando-o apenas para determinados grupos. Assim, não poderiam ser englobados na categoria dos ateus todas as pessoas indecisas quanto a qualquer crença religiosa, o que excluiria do conceito e sua definição aqueles que são designados como ateus fracos. Contudo, é frequente, em discursos orientados por uma religião e cultura específicas, que se considere como ateu todo aquele que não partilhe as mesmas crenças religiosas. Por exemplo, era freqüente que os antigos romanos acusassem os antigos cristãos de ateísmo, justificando assim a sua perseguição. Os textos cristãos, por seu lado, usavam o mesmo termo para classificar os seus perseguidores. Este tipo de discurso ainda é frequente atualmente.
*Sendo tudo isso escrito ai em cima, eu não sou Ateu, porém a falta de crença em algo não define que a pessoa não acredite em nada, entendeu?
2006-08-23 05:14:26
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Olha, não sou ateu, mas até imagino o motivo, porque quase virei um...
É difícil acreditar em Deus quando você olha em volta e só vê roubo, morte, guerra, fome, desigualdade... E os bons se ferrando... os maus se dando bem... Os ladrões enriquecendo... Os honestos cada vez mais na pindaíba...
É complicado acreditar que Ele permita tudo isso... E também, não existe prova material de sua existência (não adianta falar que é só olhar em volta que isso não convence ninguém).
Eu acredito nele unicamente pela lógica científica (por incrível que pareça)...
2006-08-23 05:13:56
·
answer #7
·
answered by Makoto 6
·
0⤊
1⤋
Eu não sou ateu, mais acredito que é uma forma de ser diferente da maioria, chama a atenção e eles se divertem com a reação das pessoas. Anular Deus é a coisa mais boba, engraçada e perigosa que uma pessoa pode fazer!
2006-08-23 05:13:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
ñ sou ateu mas acho q eles se baseiam na tese do materialismo. :-]
2006-08-23 05:13:14
·
answer #9
·
answered by ???*-_DARK+MAN_-*??? 2
·
0⤊
1⤋
Eu ja falei com Deus ele ja me respondeu de forma tremenda. Toda honra e glórias a Ele.
2006-08-23 05:22:29
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋