English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2º pergunta da pequena série. "A existência ou nao da hora da morte"
Pesquisas mostram um aumento significativo na perspectiva de vida das pessoas.
Os avanços da física, química entre outras ciências aplicadas diretamente a medicina, tem efeito direto sobre este aumento, pois doenças que há 100 ou 50 anos matavam, hoje tem tratamento, e em certos casos, relativamente simples, isto sem falar em transplantes de orgãos. E isto é um fato.
Espiritualmente, acredito que a lei seja igual para todos.
Então, não deveríamos a partir do nascimento ter o mesmo tempo de vida que qualquer outra pessoa para cumprir nossa missão ou resgatar o que tem que ser resgatado, sendo que nossa vida pode ser abreviada por acidentes ou doenças? Ou não?
Deus deu a nós humanos inteligência para pesquisar-mos sobre a vida e assim tentar entendê-la e prolongá-la, desmistificando em parte a existência da "hora da morte" e nos dando mais tempo para este resgate? (Parece-me lógico) Ou não?
Postada em Filosofia.

2006-08-23 03:37:49 · 15 respostas · perguntado por JotaErre 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Como sempre peço, sem cópias ou agressões.
Acredito que talves não tenha sido bastante objetivo na pergunta. Qualquer dúvida, eu responderei em adicionar detalhes.
Origado a todos pelas respostas, e como é algo bastante subjetio, talvês não tenha como escolher melhor resposta, e será enviado para votação.

2006-08-23 03:41:34 · update #1

Ou não seria explicado pela espiritualidade?

2006-08-23 03:55:11 · update #2

Beto, existe um detalhe a se levar em conta nestas existencias de 800 ou 900 anos.
Será que o calendário era igual ao nosso, com um ano tendo 365 dias? Ou não?

2006-08-23 04:49:59 · update #3

Makoto, eu concordo com você, em parte, mas as vezes, penso que Deus nos deu inteligência, para sermos digamos "independentes", em certos aspectos e acharmos soluções para nossos problemas. (Acredito que nunca vamos conseguir a vida eterna, mas no futuro, teremos uma vida bem mais longa).
É claro que existem interesseses economicos por trás de tudo, mas, o que dificulta muito nossa evolução, sobretudo nas pesquisas com saúde, mas, fazer o que?
Mas, voce falou em revolução e outra questão me veio a cabeça: Será que um cientista quando faz uma descoberta, ou um grupo desenvolve uma pesquisa, vacinas por exemplo, seria isso já planejado para nossas vidas, ou não?
Onde ficam os méritos pessoais nestes casos? Ou não existem?
Se possivel, edita a pergunta e continue complementando, ou dá uma chegadinha em Filosofia, pois postei esta pergunta lá também.
Abraços. Obrigado pela resposta.

2006-08-23 05:15:15 · update #4

enioseguros2005, até ler sua resposta, em instante algum, eu havia pensado em relação a mudança de hábitos, sem dúvida que é de extrema importância.
Ao fazer a pergunta, levei só em conta a questão tecnológica e as pesquisas voltadas para a área médica, contribuindo assim com o respectivo aumento.

2006-08-23 05:25:40 · update #5

15 respostas

A bíblia diz que se vc honrar pai e mãe, e sobretudo Deus, seu dias na terra serão longos.

2006-08-28 07:10:19 · answer #1 · answered by Linda D 5 · 0 0

A expectativa de vida caiu logo depois do dilúvio! Noé foi o último relatado a viver mais de 900 anos. Se você se refere ao século 20 comparado com o atual, a coisa muda de figura; mas você tem que analisar as regiões onde não há epidemia de HIV (alguns países africanos)e onde não há guerras (como Iraque, Líbano e Israel). Neste caso creio que a espiritualidade torna a pessoa mais consciente de si mesma e dos outros (amar ao próximo como a si mesmo), o que a leva a melhorar a qualidade de vida sua e do próximo.

2006-08-30 18:36:00 · answer #2 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 0 0

pelo contrário... o aumento da expectativa de vida pela espiritualidade é improvável, desde que o espírito, pela sua vivência e aumento em conhecimento tende a se livrar dos laços que o prendem nesse mundo... logo... quem aprende logo, não tem necessidade de sofrer mais expiações, e vai em paz....
salvo casos em que terceiros dependem desse indivíduo mais esclarecido!!!

"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." Eclesiastes 1.18

2006-08-30 04:01:56 · answer #3 · answered by Aquelemesmo Camarada 2 · 0 0

Eu acredito que todos nos temos uma missão, um objetivo para ser comprido, Deus nos deu o livre arbítrio, assim podemos escolher que caminho iremos seguir, nem sempre seguimos o caminho certo e muitas vezes nos deixamos levar por certas comodidades, a ciência é exata, mais nos seres humanos não, talvez antigamente as pessoas viviam mais, pq não tinha tantos vícios como os de agora, levavam uma vida saudavel, coisa que hj em dia é muito difícil, a cada dia que passa o índice de morte natural diminui, e eu me pergunto será que nos estamos evoluindo msm? ou retrocedendo? será que evoluir é aparecer uma doença nova a cada dia? é a violência tomar conta de nossas vidas? é tudo muito complexo.

2006-08-30 02:21:29 · answer #4 · answered by Betinha 4 · 0 0

A espiritualidade caminha junto com a Ciência.Se vc cuida do seu corpo físico,é óbvio que tem mais possibilidade de expectativa de vida maior.Não existe paradoxo nisso.

2006-08-29 16:03:43 · answer #5 · answered by InsoneQuaseInsana 3 · 0 0

A espiritualidade explica tudo! Talvez, nós, por nossa limitação (isso devido ao pecado) é que não alcançamos discernimento suficiente para entender a revelação espiritual. A Bíblia explica tudo o que nela está revelado, pois o oculto não pertence a nós(Dt 29.29) O que a Bíblia diz sobre a morte? A morte é o salário, a paga pelo pecado "Porque o Salário do Pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a Vida Eterna em Cristo Jesus".(Rm 6.23) Deus disse a Adão: "De todas as arvores que há no jardim delas podeis comer, mas da Arvore do conhecimento do bem e do mal não comereis pois no dia em que dela comerdes, certamente morrereis (Gn 2.17) Leia o Salmo 139, particularmente o versículo 16. Há um começo e há um fim. Eclesiastes diz: Há um tempo determinado para todas as coisas debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer..............(Ec 3). Nossa missão aqui nesta terra é tão somente vivermos para o louvor e a gloria de Deus, enquanto não chega a nossa hora de descermos ao pó, pois ao homem está destinado morrer uma única vez, vindo após a morte, o juizo (Hb 9.27) O salmo 90.10 diz: A duração de nossa vida é de 70 anos, e se alguns, pela sua robustez(observe esta palavra "robustez"), chegam a oitenta anos, o melhor deles e enfado e canseira, pois passa rapidamente, e nós voamos (morremos). Veja robustez - qualquer esforço da ciência em prorrogar nossa vida, não passa de enfado e canseira. Amigo leia a Bíblia e abençoado serás. Ok. Graça e paz.

2006-08-29 14:06:27 · answer #6 · answered by jvcrdb 7 · 0 0

2pontos

2006-08-28 19:50:55 · answer #7 · answered by ? 4 · 0 0

As pessoas que se dedicam a qualquer religião, seguindo uma doutrina, aumentam sim sua expectativa de vida.

-Pararm de fumar ou de beber, por exemplo.
Isso, até a ciência comprova, que é prejudicial a saúde.

-Pessoas Espiritualizadas, controlam melhor suas emoções, por conseguinte, correm menos risco de hipertensão, stresse, infarto, ulcera nervosa, gastrite, e afins.

-Tem maior capacidade de perdoar, absorver perdas, absorver ofensas, e, assim, tornan-se melhor resolvidas.

-Ocupam seu tempo vago, lendo, orando, fazendo visitas, praticando caridade, visitantdo presidios, etc.

Se isto para você não conta, não importa, para as pessoas que se espiritualizam, conta muito.
Espero te-la ajudado.

2006-08-23 04:48:20 · answer #8 · answered by Enio Elias 6 · 0 0

Todas as Espiritualidades, dependem das suas culturas. Por isso, dependendo da cultura, a Espiritualida terá resposta diferentes. Pelo menos a cultura Cristã, ou seja: cultura de Cristo, afirma que Ele irá suprir e resolver todas as expectativas.

2006-08-23 04:39:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Ora, não é preciso recorrer à espiritualidade para explicar o aumento da espectativa de vida. Isso é perfeitamente explicável pela ciência.

Nós viemos à Terra para aprendermos e evoluírmos, e isso deve ser feito em intervalos chamados "vidas". Quando a ciência terrena não era avançada, esses períodos eram curtos, mas também os espíritos que aqui encarnavam estavam em uma fase muito mais primitiva... As lições que deviam aprender eram outras, e o tempo para isso era adequado à época.

Com o passar dos anos, a ciência evoluiu, assim como o homem deixou de ser ingênuo... Hoje nossas provas são outras, adequadas para nosso nível de desenvolvimento, assim como o tempo para cumprí-las. Acredito que algo só seja descoberto, um novo avanço alcançado se os espíritos acharem que já está na hora (ou seja, Deus). Por isso, tudo caminha junto, avanços na ciência, avanço espiritual, avanço moral... Nada chega na hora errada.

Já percebeu inclusive, que houveram várias espécies de "liberação de conhecimentos", como se tivesse chegado a hora da humanidade avançar em algo? Pode-se incluir aqui a Revolução Agrícola, a Revolução Industrial, a Revolução Artística, a Revolução Espacial e agora parece que estamos no meio de uma espécie de Revolução na Informática...

2006-08-23 04:12:22 · answer #10 · answered by Makoto 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers