‘Ninguém pode comprar ou vender, exceto aquele que tiver a marca, o nome da fera ou o número do seu nome. Aqui é que está a sabedoria: Quem tiver inteligência calcule o número da fera, pois é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.’ — Revelação (Apocalipse) 13:17, 18.
POUCOS assuntos bíblicos têm suscitado tanto interesse e preocupação como a profecia a respeito da misteriosa marca, ou nome, da “fera” — o número 666. A marca da fera tem sido motivo de infindáveis especulações na televisão e na internet, bem como em filmes, livros e revistas.
Alguns acreditam que 666 é a marca do anticristo bíblico. Outros dizem que significa alguma forma de identificação compulsória, tal como uma tatuagem ou um microchip que é implantado no corpo e tem um código digital que identifica a pessoa como servo da fera. Ainda outros acham que 666 é a marca dos papas católicos. Eles substituem os números romanos pelas letras no título oficial do papa na sua coroa, Vicarius Filii Dei (Vigário do Filho de Deus). Depois de manipularem os algarismos chegam ao número 666. Afirma-se também que se pode chegar ao mesmo número à base do nome latino do Imperador Romano Diocleciano e do César Nero.
Essas interpretações fantasiosas e engenhosas, porém, são bem diferentes do que a própria Bíblia diz a respeito da marca da fera. A Bíblia revela que os que têm essa marca sofrerão a ira de Deus, quando ele acabar com o atual sistema de coisas. (Revelação 14:9-11; 19:20) Portanto, entender o significado de 666 é muito mais do que apenas resolver um enigma. Felizmente, Jeová Deus, a própria personificação do amor e a Fonte da luz espiritual, não deixou seus servos em ignorância a respeito desse assunto importante. — 2 Timóteo 3:16; 1 João 1:5; 4:8.
O que significa 666. atribuido a fera?
Levando-se em conta (1) como os nomes bíblicos às vezes são escolhidos, (2) a identidade da fera, (3) o que significa dizer que 666 é “número de homem”, e (4) o significado do número 6 e por que é escrito três vezes, a saber, 600 mais 60 mais 6, ou 666.
Portanto, o número 666, dado por Deus como nome, deve simbolizar o que ele considera ser os traços distintivos da fera. Naturalmente, para entendermos tais características temos de identificar a própria fera e conhecer suas atividades
The Interpreter’s Dictionary of the Bible (O Dicionário Bíblico do Intérprete) diz a respeito da fera de Revelação 13:1, 2 que ela “combina todas as características das quatro feras da visão de Daniel . . . Portanto, essa primeira fera [de Revelação] representa as forças conjuntas de todos os governos políticos no mundo opostos a Deus”. Essa observação é confirmada pelo texto de Revelação 13:7, que diz a respeito da fera: “Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua, e nação.”
Seis repetido três vezes — por quê?
Nas Escrituras, certos números têm um significado simbólico. Um exemplo disso é o número sete que muitas vezes é usado para simbolizar o que é completo, ou perfeito, aos olhos de Deus. Por exemplo, a semana criativa de Deus tem sete ‘dias’, ou longos períodos, durante os quais Deus realizou completamente seu objetivo criativo referente à Terra. (Gênesis 1:3–2:3) As “declarações” de Deus são como prata que foi “depurada sete vezes”, ficando assim refinada perfeitamente. (Salmo 12:6; Provérbios 30:5, 6) Mandou-se que o leproso Naamã se banhasse sete vezes no rio Jordão, e ele foi totalmente curado. — 2 Reis 5:10, 14.
Seis é um número inferior a sete. Não seria um símbolo apropriado aos olhos de Deus de algo imperfeito ou defeituoso? Com certeza! (1 Crônicas 20:6, 7) Além disso, seis repetido três vezes, como 666, enfatiza fortemente essa imperfeição. Que esse é o entendimento correto é confirmado pelo fato de que 666 é “um número humano”. De modo que a história da fera, seu “número humano”, bem como o próprio número 666, levam a uma só conclusão indiscutível — graves deficiências e fracasso aos olhos de Jeová. Assim a Ferra significa Governos humanos. O julgamento de Deus contra a fera política e os que têm a sua marca significa o fim dela e dos seus apoiadores. Nesse caso, porém, Deus não erradicará apenas um sistema político, mas todo o vestígio de governo humano. (Daniel 2:44; Revelação 19:19, 20) Portanto, é muito importante que evitemos ter a marca mortífera da fera.
A identificação da marca
Logo depois de revelar o número 666, Revelação menciona 144.000 seguidores do Cordeiro, Jesus Cristo, os quais têm o nome dele e o do seu Pai, Jeová, escritos nas suas testas. Os que levam esses nomes se identificam como pertencendo a Jeová e a seu Filho, a respeito dos quais dão testemunho orgulhosamente. Do mesmo modo, os que têm a marca da fera proclamam sua servidão a ela. Portanto, a marca figurativa, quer na mão direita quer na testa, é um símbolo que identifica a pessoa como alguém que dá devoção idólatra ao sistema político animalesco do mundo. Os que têm a marca dão a “César” aquilo que legitimamente pertence a Deus. (Lucas 20:25; Revelação 13:4, 8; 14:1) Como? Por darem honra idólatra ao estado político, a seus símbolos e seu poderio militar, a que recorrem em busca de esperança e salvação. Qualquer adoração que prestem ao verdadeiro Deus é apenas uma fachada de religiosidade.
Em resumo a Marca 666 se refere não ao próprio Diabo, mais a fera, instituições políticas que estão sobre o poder do Diabo, e possuir a marca, não se refere a ter alguma forma de identificação compulsória, mais sim dar apoio a Fera.
A única esperança para a humanidade é o Reino de Deus.
Se você desejar maior esclarecimento conta-te as Testemunhas de Jeová na sua localidade
2006-08-23 01:09:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
6⤊
2⤋
Marca da Besta ou Número da Besta é, de acordo com a tradição cristã, um número correspondente ao nome da Besta, e que equivale ao 666 (616 em alguns manuscritos). De acordo com o Apocalipse,este número será grafado na testa e na mão dos que viverem sob o domínio da Besta (Apocalipse 13:16-18 ).
A origem da profecia provavelmente está associada à tessera, sinal marcado sobre os escravos romanos. Deste modo, o autor de Apocalipse estaria associando o uso da marca da Besta à uma forma de escravização desta Besta.
No sistema de numeração romano, os números são compostos por múltiplos de 1 e 5, que perfazem 6, nas unidades, dezenas e centenas. Assim, a marca do império romano provém da simples utilização dos números I, V, X, L, C e D; respectivamente 1 + 5 + 10 + 50 + 100 + 500 (666), dando origem a uma série de supertições.
2006-08-23 03:06:24
·
answer #3
·
answered by Pandora 5
·
3⤊
1⤋