English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-22 13:48:20 · 10 respostas · perguntado por Bruxinha 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Cientologia é uma pseudo-ciência que por meio de técnicas psicoterapêuticas afirma poder despertar nos seus adeptos a consciência de sermos seres imortais dotados de poderes semelhantes àqueles dos deuses da mitologia da antiga Grécia.
Com um pesado emprego das técnicas de "vendas forçadas", os "crentes" são levados a frequentar cursos e a receber sessões de psicoterapia chamada "auditing". Para pagar estas sessões os membros encontram, com frequência, sérios problemas financeiros; enquanto a seita se apresenta como uma religião para não pagar impostos.
A finalidade destes cursos e sessões de "auditing", seria de livrar a mente dos traumas surgidos no passado e a procura destes, os quais se encontram sobretudo em "vidas passadas", algumas de até milhões de anos atrás.

A DOUTRINA

De acordo com esta filosofia, o ser humano seria feito de três partes:

1) o Thetan: puro espirito, que existe "desde o inicio"; é onisciente e imortal. Agora é degradado e tem que reencarnar-se. No inicio todos os Thetan eram perfeitamente felizes num eterno presente, mas acharam que era uma situação aborrecedora e foi assim que, "para brincar", criaram o universo. Porém, se tornaram vítimas do seu próprio "brinquedo", ao esquecerem que foram eles próprios o seu criador.

2) o corpo: um componente indesejável do ser humano.

3) a mente: sistema de comunicação entre o Thetan e o ambiente.



O FUNDADOR

Os adeptos veneram o fundador da seita, o americano L. R. Hubbard, como um Deus, e sua biografia oficial divulgada pela "igreja" é tão rica de anedotas que exaltam suas extraordinárias capacidades e a grande quantidade de feitos "heróicos", que é preciso ser muito devoto para acreditar somente na metade dela. Mais irreverente é a sentença do juiz Breckenridge, na qual condenava a "igreja" numa causa proposta por ela contra um ex adepto, o qual fora encarregado pela "igreja" de escrever uma biografia oficial: "[?] As provas descrevem um homem que foi, literalmente, um mentiroso patológico em relação à sua história, ao seu passado e a seus feitos. Os documentos apresentados como provas mostram seu egoísmo, avidez, avareza, desejo ardente de poder, seu caráter vingativo e agressivo." Com certeza teria sido melhor para a "igreja" aceitar a biografia e ficar calada.

Antes de inventar Cientologia, L. Ron Hubbard (1911-1986) foi por anos um ordinário escritor de ficção científica. Muitas são as "invenções" que passaram de sua literatura para a cosmogonia cientológica. Mas com o passar dos anos, as suas teorias (formuladas entre 1950 e 1970) foram abaladas pelas novas descobertas da ciência, a qual demostrou como os acontecimentos fundamentais da doutrina cientológica não vão além da pura fantasia. Como no caso do trágico "implant" no qual foram submetidos bilhões de thetans. Hubbard afirma que isso aconteceu 75 milhões de anos atrás no Hawai. Infelizmente, para ele, naquela época ainda faltavam cerca de 50 milhões de anos para o Hawai aparecer no meio do oceano.

LICENÇA PARA MATAR

Um sério elemento de perigo social da seita é o tristemente famoso "Fair Game". Este consiste em uma série de diretivas do fundador Hubbard, que estabelecem que se uma pessoa se atreve a criticar Cientologia, será declarada "Pessoa Supressiva". Esta declaração autoriza os membros a cometer qualquer tipo de abuso ou crime contra o "supressivo". Qualquer meio para atingir este fim é permitido. Muitos tribunais demostraram que esta horrível prática mafiosa não é apenas o exagero de adeptos com excesso de zelo, mas também uma real ameaça, que induz ao silêncio não só os críticos mais incômodos, como também os testemunhos quando a seita é processada. Se não fosse tão trágico, seria divertido constatar que a organização consegue persuadir os membros que "Somente um louco criminal pode criticar Cientologia". O sono da razão cria monstros.

OBJETIVO TERRA!

O fim declarado da organização é de tornar "Clear" o planeta, para instituir uma "Democracia Cientológica mundial", onde apenas os fieis terão direito de existir. O programa, ridiculamente megalômano, pode aparecer "inofensivo por ser patentemente irrealizável", mas as tentativas da organização de tomar o poder na África do Sul, Namíbia, Alemanha, Albânia e Romênia mostram como tudo isso não é brincadeira, mas um possível pesadelo orwelliano.

2006-08-22 17:00:53 · answer #1 · answered by ALFREDO D 5 · 1 0

é um modo de se gloriar em si mesmo, tentando encontrar um começo e um fim numa mesma miséria, esquecendo-se de dar graças e honra ao Verdadeiro Criador do Universo...

2006-08-30 03:38:20 · answer #2 · answered by Aquelemesmo Camarada 2 · 0 0

Cientologia
FUNDADOR:
Lafaregefte Ronald Hubbard (1911-1986). Fundada em 1954, na Califórnia, EUA. Atualmente a sede está localizada em Los
Angeles, Califórnia.
ESCRITURAS:
Dianética, Scientology, The Fundamentals of Thought Cerimonies of the Founding Church of Scientology e outros livros
escritos pelo fundador.
DEUS:
Deus não é um ser supremo. Não admite que Deus seja Pessoal.
JESUS:
Jesus é raramente mencionado. Jesus não foi o Criador, nem tampouco ressuscitou. Jesus não morreu por nossos
pecados.
ESPÍRITO SANTO:
Espírito Santo não é mencionado.
SALVAÇÃO:
Não há pecado e nem necessidade de arrependimento. A salvação é ficar livre.
MORTE:
O Inferno é um mito.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Os membros observam o dia do nascimento do sr Hubbard.

que Deus te abençoe e te livre desta.

2006-08-29 18:54:29 · answer #3 · answered by ? 4 · 0 0

O estudo dos cientos!

2006-08-29 17:03:56 · answer #4 · answered by bumck 2 · 0 0

mo roubada

2006-08-29 04:07:28 · answer #5 · answered by Linda D 5 · 0 0

é uma religião, baseada na sobrevivência por si mesmo, ou seja, na saúde mental, vinculada às pessoas e a energia cósmica ao nosso redor.

2006-08-29 03:21:55 · answer #6 · answered by Nyeli B 2 · 0 0

Alfredo D, sua resposta foi simplesmente brilhante! Bruxinha, duvido que vc ainda tenha alguma dúvida! Como vc soube tanto dessa religião? Parabéns!

2006-08-29 03:09:38 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

A palavra Cientologia, inventada por Hubbard, vem dos termos latinos scio, que significa conhecer, e logos, razão. Para os cientólogos, a Cientologia é uma religião cujo objetivo é "estudar o espírito, entender a relação de cada um consigo mesmo, com o universo e com outras formas de vida. É uma religião, uma sabedoria e uma ciência". Na verdade, trata-se de uma corrente de pensamento filosófico-religioso mesclada a técnicas psicoterápicas e doutrina budista. Segundo o próprio Hubbard, a religião criada por ele deve despertar no discípulo a consciência de que ele é imortal. É uma mistura de conceitos tirados do hinduísmo e das tradições cabalísticas. A Cientologia serve de base para uma série de técnicas como a psicanalítica (Dianética), e promete aos seus adeptos melhorar sua capacidade de comunicação e diminuir seus sofrimentos, ensinando-o a "lidar com as pessoas e seu meio".

2006-08-29 02:22:48 · answer #8 · answered by Leinha 2 · 0 0

?,2p.

2006-08-28 13:44:42 · answer #9 · answered by Marcos,O Levita 4 · 0 0

é a igreja rica de vários atores e atrizes de hollywood.
Mas infelizmente estou como vce, quero saber. Só muda o rótulo, bruxinha.

2006-08-22 13:51:35 · answer #10 · answered by aninha 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers