Sim, alterações genéticas acontecem naturalmente (através de mutações, recombinação genética) ou podem ser induzidas (os cientistas fazem isso em laboratório).
Agentes como a radiação, poluentes industriais, aditivos empregados na indústria de alimentos, agrotóxicos ou outros fármacos podem afetar o patrimônio genético do indivíduo.
Alguns exemplos de alterações no DNA:
1) Câncer é uma doença que aparece como conseqüência de um acúmulo de alterações no material genético, o DNA, localizado no núcleo de nossas células, que é responsável pela produção de todas as nossas proteínas e por nossas características físicas.
Com o passar da idade, essas alterações no DNA vão se acumulando e, eventualmente, podem levar à produção alterada de proteínas que controlam a divisão de nossas células tendo como conseqüência a perda deste controle e a formação de um tumor. Em algumas famílias, alterações no DNA podem ser transmitidas de geração para geração.
2) Em laboratório, é possível inserir fragmentos de DNA em vetores virais, bacterianos, etc utilizando técnicas apropriadas.
A transfecção de DNA na célula para terapia genética pode ser obtida por meio de vários métodos físicos ou químicos, geralmente pouco eficientes. Dentre os métodos físicos estão a microinjeção direta (DNA/plasmídeo), a eletroporação in situ (uma alteração no campo elétrico leva à alteração da permeabilidade da membrana, permitindo a introdução do DNA) e a injeção balística de DNA (com a utilização de partículas de ouro ou tungstênio). Os métodos químicos envolvem a utilização de vetores lipossomais associados ao DNA, fostato de cálcio e dextran. Também se utiliza vetores virais, que são mais eficientes.
Alterações de DNA também são feitas em plantas.
Nos cruzamentos convencionais misturam-se ou transferem-se para uma planta, ao acaso e ao mesmo tempo, grupo de genes, sendo o resultado a produção de uma variedade com múltiplas características, nem todas desejáveis. Como esse processo convencional é impreciso, separar as características desejáveis das indesejáveis é bastante demorado .
Com a tecnologia do DNA recombinante pode-se, de forma rápida, alterar a operação de um gene pré-existente ou incorporar numa nova planta um único gene exógeno, correspondente a uma determinada característica que se deseja desenvolver .
2006-08-22 12:51:10
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
1⤊
0⤋
Claro
O câncer consiste praticamente em mutações (modificações na sequencia de nucleotideos).
Os virus agem inserindo uma sequencia do DNA viral no DNa da célula, alterando-o
Artificialmente tambem é possivel, mas não atinge todas as células (essa alteração dificilmente se expressará se a célula for normal e sofrer poucas mitoses)
Vc vai achar muita coisa sobre isso
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rls=GGLO%2CGGLO%3A2006-15%2CGGLO%3Apt-BR&q=%22alterar+o+DNA%22&meta=
2006-08-22 21:19:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Claro!
2006-08-22 21:15:01
·
answer #3
·
answered by Vanessa Ty 4
·
0⤊
0⤋
De mais da conta!! Isso é o que mais acontece!! As células, na grande maioria passam por mutações na estrutura de seu DNA, podendo surtir em alguma alteração com relaçã à produção de proteínas, ou ser apenas uma mutação silenciosa.Mas existem alguns fatores que forçam essa mutação, como os raios UV (que causam câncer, que nada mais é q uma mutação no ADN de uma célula), raiosX, gama...
2006-08-22 19:32:54
·
answer #4
·
answered by NOXALI 4
·
0⤊
0⤋
Sim, é exatamente isso que a engenharia genética faz. Por exemplo, para produzir insulina (hormônio que é usado para tratar o diabetes) os cientistas retiram a parte do DNA responsável por produzir esta substância de uma célula humana e implantam no DNA de uma bactéria (que é uma célula), então eles fazem essa bactéria se multiplicar várias vezes formando uma colônia bacteriana que irá produzir insulina idêntica àquela produzida pelo nosso organismo.
2006-08-22 19:28:01
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Deu no ratinho outro dia que é impossivel falsificar exame de dna. Quando deu que é o pai pode preparar e pagar pensão porque tem 99 centos de chanse de não ser errado. Você pode pedir outro exame se quizer
2006-08-22 19:25:45
·
answer #6
·
answered by Leninh@ 1
·
0⤊
0⤋