English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

Isso acontece com a imagem de filmes em rôlo. O que acontece é que o filme é na verdade feito de fotos que são projetados rapidamente na tela de forma a dar a impressão que está se movendo. Cerca de 30 fotos/quadros piscam rapidamente na tela, cada quadro mostra a imagem um pouco mais adiante/evoluída. Como nosso olho capta a imagem e esta leva frações de segundo para desaparecer, então não percebemos que a imagem está piscando.

Bem e as rodas? O que acontece é que as rodas tem furos, ou raios (como acontece com as carroças em filmes de faroeste). esses furos ou raios rodam de acordo com a velocidade que o carro está andando. Se a cada piscada do quadro do filme um raio ou furo da roda pára levemente antes da posição anterior, então a impressão que se forma é que a roda está andando para trás. Se ao girar o raio ou o furo da roda parar levemente à frente da posição anterior, a impressão que se dá é que a roda está mais rápida do que o veículo se deslocando.

2006-08-22 11:18:42 · answer #1 · answered by Basket B 5 · 0 0

Uma resposta mais simples que essas duas seria que para um carro se movimentar ele precisa de atrito, por isso que quando a roda gira para um lado impulsiona o caro para frente, e nós vemos ao contrário por causa da velocidade da roda, tanto que quando está de vagar vemos corretamente.

2006-08-23 16:31:49 · answer #2 · answered by Ricardo R 2 · 0 0

Pense assim, nosso olho forma 1 imagem a cada 1/x segundoe a medida que uma vai se apagando, outra vai se formando ,mesma razão pela qual vemos algo em movimento num filme ao invés de uma sequencia de várias fotos (frames) estáticos.
O referencial do movimento na roda são os buracos na calota certo? Vamos considerar os buracos como a,b,c,d. Na primeira imagem que nossos olhos registram, os buracos estão na posição a,b,c,d. Na segunda imagem eles estão na posição a1,b1,c1,d1 e assim sucessivamente. Nós não conseguimos diferenciar um ponto do outro quando olhamos a roda e na horada sobreposição de imagens há uma fusão dos pontos mais próximos dando a impressão de que ela corre para trás
a
d1
a1
d b
c1
b1
c

PS. Não sei se na hora de enviar, o YR vai manter o esquema que fiz, portanto pense como a,b,c,d nas posições de 12hs,3hs,6hs e 9hs e a1,b1,c1,d1 nas posições de2hs,5hs,8hs e 11hs respectivamente

2006-08-22 18:21:23 · answer #3 · answered by wolf_ir 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers