Não acredito que o sagrado seja racional... Se pensarmos de maneira cética, não há nada que comprove a existência de um mundo espiritual. O sagrado é puramente irracional, uma questão de fé, de se acreditar mesmo sem nenhum tipo de prova concreta. É meu caso.
2006-08-22 07:38:04
·
answer #1
·
answered by Celso Renato C 2
·
1⤊
0⤋
Coríntios 2.14
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
2006-08-22 14:37:55
·
answer #2
·
answered by Marza 3
·
1⤊
0⤋
Carolina,
Muito lógica a sua pergunta, pois também penso que se todo o Universo, criado por Deus, está fundamentado em pura lógica e sensibilidade, vendo que tudo é inteligente no Universo, justamente a Verdade não seria? Penso que a Verdade está na essência, no que é comum e verdadeiro à todos, sem exceção.São muitas religiões no mundo, todas se dizem o caminho correto, mas a verdade é que muitas se contradizem, e então como afirmar que esta ou aquela é a “mais verdadeira”? Algumas se justificam com base em seu livro dito sagrado, outras pelas suas tradições e sua idade, como fica nossa inteligência diante disto?
Vou lhe dar a minha resposta, minha reflexão, que tenho compartilhado com alguns colegas deste espaço. Tenho também lido outras respostas e pensado a respeito, pois sempre afirmo, e não canso de afirmar, que a maturidade de nosso pensamento surge justamente da troca madura de experiências e aprendizados vividos.
Deus, para mim, é a Suprema Inteligência do Universo, Magna Ciência na qual o homem se inspira, ainda que inconscientemente, para criar sua ciência. à o Pensamento Criador que plasmou o universo e estabeleceu um princÃpio e Leis que regem esta Criação. Penso que nosso dever é evoluirmos como seres humanos conscientes e auxiliarmos Deus fazendo nossa parte, em manter em harmonia e paz este maravilhoso planeta, humanidade e universo, começando por nossa própria vida, que deve ser conscientemente vivida e fundamentada em princÃpios éticos e espiritualizados, sem fechar-se na estreiteza da incompreensão de dogmas.
Não penso que Deus seja o juiz que muitos acreditam ser, que fica registrando o que fazemos de bom ou de ruim para depois nos julgar se merecemos o “paraÃso” ou o “inferno”. Penso que esta é uma visão ainda medieval de Deus, penso que a felicidade ou a desventura que experimentamos são conseqüência da maneira como conduzimos nossa vida, individualmente e em sociedade. O Supremo Criador do Universo não poderia ser, penso assim, um ser antropomorfizado ou encapsulado numa religião, ocupado das atitudes mesquinhas dos seres humanos que não O compreendem, mas sim, uma Inteligência Universal que demonstra seu amor pela sua Criação através do cumprimento de Seus desÃgnios, dos princÃpios lógicos que demonstram que há uma inteligência por trás do Universo, e que nos dotou de um espÃrito, uma partÃcula divina, que nos permite compreende-Lo, ama-Lo e respeita-Lo, vivendo uma vida consciente e fundamentada no bem, aonde temos a oportunidade de evoluir e nos aproximar da compreensão deste Deus através das sucessivas etapas evolutivas de nossa existência humana.
2006-08-22 16:28:49
·
answer #3
·
answered by Fabiano SJ/SC 2
·
0⤊
0⤋
é porque tudo que é sagrado para a humanidade é criação dela própria, a noção de sagrado é criação humana, e o ser humano é irracional (ID) e racional (EGO + SUPER_EGO)
2006-08-22 14:40:03
·
answer #5
·
answered by Mario Tanaka 5
·
0⤊
0⤋
porque dois passaros quando voam, na verdade etão sendo extremecidos pela conjuntura de toda força quantica!
entendeu?
2006-08-22 14:35:58
·
answer #6
·
answered by r_perisse 2
·
0⤊
1⤋