English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

25 respostas

Cara Prin

Explicar a divindade, neste site é complicado pois muitos aqui nem sabem do que se trata, tampouco entenderiam com a melhor das explicação, pois o assunto é de profundidade teológica, mas vamos a alguns aspéctos que espero sejam úteis, para auxiliar um pouco na compreensão.

1º A questão da Triunidade (Tríplice Manifestação de Deus), Deus se manifesta em três pessoas,
a) Na Criação do Universo No Princípio Deus (Pai) Criou os céus e a Terra, e a terra era sem forma e vazia, e o Espírito de Deus (Espírito Santo) Pairava sobre a face das Águas, e Disse (Palavra, verbo compare com João 1. Jesus) Deus "Haja Luz.
Vários outros textos mostram a triunidade atuando na criação, preservação e Salvação.

2º Só Deus merece ser adorado,

* Nem os anjos Recebem adoração, mas vários textos bíblicos, mostram Jesus sendo adorado, Veja Hebreus 1: "E totos os anjos do céu o adorem" Apocalípse diz: "Digno é o Cordeiro(Jesus) que foi morto e reviveu".

João 1:1 Diz: "No Princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus" o versículo 14 diz: "E o Verbo se fêz carne e habitou entre nós" Também colossenses 1:7-9 "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;"

2006-08-22 05:26:28 · answer #1 · answered by rohi 7 · 1 0

A Trindade:

Há um só Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração, e serviço por parte de toda criação.

Razões Bíblicas: Deut. 6:4; Mat. 28:19; 2 Cor. 13:14; Efé. 4:4-6; 1 Pedro 1:2; 1 Tim. 1:17; Apoc.. 14:7

2006-08-22 12:21:12 · answer #2 · answered by mbellini75 3 · 1 0

Ele chama de Pai à Deus Pai.

Não é a toa que Ele é unigênito (o único gerado ou concebido por meios humanos) e primogênito (o primeiro a ser gerado desta forma).

Ele é Deus tb, só q dentro de sua função (juiz). O espirito Santo tb é Deus, só dentro de sua função (executor). Deus Pai tb é Deus, só q dentro de sua função (legislar).

'Deus' é só um título. Título do soberano do universo. Porém, debaixo desse título, há três pessoas Divinas atuando:
Deus Pai: Legislativo
Deus Filho: Judiciário
Deus Esp.Santo: Eecutivo

Ficou mais fácil entender a trindade e desatar o nó?

2006-08-22 12:07:21 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Boa pergunta, essa vale um milhão, deixa pro final.... rs...

Bom, acho que isso foi resolvido no concílio de nicéia... ou trento?
A religião cristã é MONOTEÍSTA, e a existência de um Deus pai, um Deus filho e um espírito santo estava em desacordo com isso, ou seja, tratava-se uma doutrina politeísta...
então, o q fazer? juntar os tres numa só representação. Uma única divindade que se manifesta de tres formas. sacou?

2006-08-22 11:59:26 · answer #4 · answered by nikapinika 3 · 1 0

Segundo os trinitarianos:

ao Deus Pai. Jesus é o Deus Filho, ou se preferir, o Filho de Deus.

Segundo os unitarianos:

a si mesmo. Em uma oração em público Jesus dá a entender que usava esta distinção como recurso para que as pessoas mais simples o compreendessem.

Segundo os pseudo-ateus de plantão:

a ninguém, porque Jesus nunca existiu, Deus também não e a Bíblia foi escrita ante-ontem pelo Bispo Macedo. A prova disso é que o Brasil não ganhou a copa.

2006-08-22 11:55:23 · answer #5 · answered by Naturista 7 · 1 0

A Doutrina Espírita nos ensina a amar o meigo Rabi da Galiléia, induzindo-nos ao esforço necessário para colocar em prática seus ensinamentos. Mostra-nos Jesus, não como Deus, mas como um Espírito da mais alta hierarquia e destaca o sentimento de amor que Ele demonstrou pela Humanidade, pois deixou os páramos luminosos em que vivia, para trazer-nos a orientação quanto ao caminho que precisamos trilhar, para alcançarmos também a plenitude de ser.

Rejeitando o dogma da divindade de Jesus, o Espiritismo nega apenas o que resultou da elaboração de mentes humanas na composição de uma teologia que expressa, nesse particular como em muitos outros, uma posição contrária ao pensamento do próprio Cristo. Em várias passagens dos Evangelhos, encontramos textos em que Jesus afirma categoricamente não ser Deus, colocando-se como um enviado do Altíssimo, a quem se subordina e de quem se faz o porta-voz. Aos que desejem ir diretamente à fonte, recomendamos a leitura das seguintes passagens: João - VIII,42; João - VII, 33; Lucas - IX, 48; João – XII, 49 e 50; Mateus – XXIV, 35 e 36.
(Dalva Silva Souza)

Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem
para lhe servir de guia e modelo?
– Jesus.
Jesus é para o homem o exemplo da perfeição moral a que pode pretender a humanidade na Terra. Deus nos oferece Jesus como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque era o próprio Espírito Divino e foi o ser mais puro que apareceu na Terra. (O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec)

Jesus é o Supremo Governante do Planeta Terra, nosso Mestre Celestial, um Espírito que alcançou o mais elevado grau de evolução destinado aos seres humanos.

Evocação do Natal

O maior de todos os conquistadores, na face da Terra, conhecia, de antemão, as dificuldades do campo em que lhe cabia operar.
Estava certo de que entre as criaturas humanas não encontraria lugar para nascer, à vista do egoísmo que lhes trancava os corações; no entanto, buscou-as, espontâneo, asilando-se no casebre dos animais.
Sabia que os doutores da Lei ouvi-lo-iam indiferentes, com respeito aos ensinamentos da vida eterna de que se fazia portador; contudo, entregou-lhes, confiante, a Divina Palavra.
Não desconhecia que contava simplesmente com homens frágeis e iletrados para a divulgação dos princípios redentores que lhe vibravam na plataforma sublime, e abraçou-os, tais quais eram.
Reconhecia que as tribunas da glória cultural de seu tempo se lhe mantinham cerradas, mas transmitiu as boas novas do Reino da Luz à multidão dos necessitados, inscrevendo-as na alma do povo.
Não ignorava que o mal lhe agrediria as mãos generosas pelo bem que espalhava; entretanto, não deixou de suportar a ingratidão e a crueldade, com brandura e entendimento.
Permanecia convicto de que as noções de verdade e amor que veiculava levantariam contra Ele as matilhas da perseguição e do ódio; todavia, não desertou do apostolado, aceitando, sem queixar, o suplício da cruz com que lhe sufocavam a voz.
É por isso que o Natal não é apenas a promessa da fraternidade e da paz que se renova alegremente, entre os homens, mas, acima de tudo, é a reiterada mensagem do Cristo que nos induz a servir sempre, compreendendo que o mundo pode mostrar deficiências e imperfeições, trevas e chagas, mas que é nosso dever amá-lo e ajudá-lo mesmo assim. (Emmanuel - psicografada por Chico Xavier)

2006-08-22 21:24:38 · answer #6 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

Apareceu muita resposta interessante à sua pergunta. Algumas dignas de tratado, outras parecem escritas por pastores/padres ou o que o valha, outras nem merecem menção. Mas acho que sei de onde saiu esta sua dúvida. Na oração à Nossa Senhora, na segunda parte, diz-se: "...... Santa Maria Mãe de Deus.... " , quando na realidade ela é mãe de Jesus; por mais que possam explicar pelo monoteísmo, pela trindade, por Marx, ou por qq outra coisa, uma mortal que recebeu graças para gerar Jesus Cristo não pode ser mãe de um DEUS. Maria tem como representação ser a mãe de todos. Maria é uma santa. Foi escolhida entre todas as mulheres para ser mãe de Cristo, o Salvador. Sua presença foi e é fundamental. Mas é mãe de Cristo, ser humano que concebeu em seu ventre com a missão de Salvador. O mesmo Cristo que brincou, teve infância, cometeu pecados, que sofreu tentações com o intuito de fortalecer a sua própria crença. Cristo que levou 33 anos terrestres para estar pronto e se sacrificar em nome da humanidade. Este Ser é o nosso Jesus. Este ser é o nosso Salvador. Este Ser pode até ser reconhecido como um Deus por seus feitos. Mas era o FILHO de DEUS que veio nos salvar. Por isso, qdo rezo minha Ave Maria, digo Santa Maria mãe de JESUS rogai por nós pecadores....

2006-08-22 17:43:53 · answer #7 · answered by Advogado BH 1 · 0 0

Esta confusão tem como uma de suas origens o fato de tirar o nome de Deus das escrituras. O titulo deus é dado a um ser ( ou um sentimento) que exerce um grande poder. O nome do ser todo poderoso, que é o criador de tudo, segundo Salmos 83:18, é Jeovah. Assim, devemos refazer a pergunta: Jesus Cristo e Jeovah são as mesmas pessoas ? Assim , a pergunta fica bem mais clara de ser respondida.

Os relatos biblicos nos mostram que Jesus não foi um alter-ego de Jeovah (do tipo super-homem / Clark Kent; ou homem-aranha / Peter Parker, por exemplo). De fato, diversas passagens bíblicas nos mostra que Jesus, enquanto esteve na terra, tratava o seu pai com profundo respeito, sempre mostrando que ele e o pai são duas pessoas distintas. O fato de tratarem como trindade é que o cristianismo sofreu influencia de religiões da antiguidade, introduzindo conceitos anti-cristãos, como trindade e a imortalidade da alma. Assim fica explicado que Jesus Cristo e Jeovah são pessoas distintas e diferentes. Espero ter respondido a contento.

Se voce tiver alguma outra dúvida, escreva-me. Farei o máximo para poder esclarecê-la.

Flávio

2006-08-22 13:47:25 · answer #8 · answered by Flavio 2 · 0 0

Existem três Deuses: Deus Pai (Pai Celestial); Deus Filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo (O Espírito Santo).

Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é o Filho Unigênito do Pai Celestial na carne. É o nosso Redentor. Por intermédio de Jesus Cristo, o Pai Celestial proporcionou-nos um meio pelo qual todas as pessoas podem tornar-se como Ele e voltar a viver com Ele para sempre.
Nós amamos a Cristo. Adoramos a Cristo. Ele é o nosso exemplo e o nosso Salvador.
Quando Jesus viveu sobre a Terra (há aproximadamente 2.000 anos), Sua vida foi perfeita. E, Sua vida foi perfeita. Ele ensinou por palavra e exemplo que as pessoas devem viver cheias de amor a Deus e ao próximo.
Por intermédio de Seu sofrimento no Jardim do Getsêmani e do sacrifício de Sua vida na cruz, ou seja, por meio da Expiação, Jesus Cristo salva-nos de nossos pecados (I Pedro 2:21); contanto que O sigamos. Graças à Expiação, podemos ser perdoados de nossos pecados se nos arrependermos sinceramente.
Por meio de Sua Ressurreição, Jesus Cristo salvou-nos da morte. Graças a Ele ter vencido a morte, nós receberemos a dádiva da ressurreição (Atos 24:15; I Coríntios 15:22). Quando a vida nesta Terra terminar, Jesus Cristo será o Juiz Supremo. (Atos 17:31; João 5:21-22; Atos 10:42%

2006-08-22 13:11:10 · answer #9 · answered by Papori_Ctba 7 · 0 0

Quanta besteira...

2006-08-22 12:10:13 · answer #10 · answered by fiel_lhp 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers