OK, vamos lá.
Nos séculos XV e XVII aconteceu um "surto" muito estranho na Europa: o assassinato... de mortos. Não é brincadeira não, em grande parte da Europa (em especial na Europa Oriental), era comum ver pessoas desenterrando mortos para decepá-los e desmembrá-los. A situação ficou tão séria que até mesmo alguns reis e o próprio Papa precisarm se pronunciar a respeito, proibindo a atividade. Mas, por quê o povo fazia isso?
Acontece que em algumas regiões das atuais Romênia, Bulgária e República Tcheca, alguns corpos que precisaram ser desenterrados apareciam com estranhas características: estavam inteiros, após mais de um mês de enterrados, estavam na posição invertida, alguns com os olhos abertos, outros apresentavam até, sob determinadas condições, movimentos nos olhos e em alguns membros (até ereções foram registradas). Estes fatos trouxeram à tona a lenda dos vampiros, mortos que, por diversas razões que vão desde o não batismo de natimortos até castigo por blasfêmia, eram condenados a vagar eternamente pela terra se alimentando de sangue. As pessoas viam estes casos estranhso e se convenciam de que eles eram vampiros.
Assim, começaram a desenterrar todas as pessoas que alguém acreditava que tivesse qualquer razão para ser um vampiro, e tomando as medidas "apropriadas" dependendo da lenda existente em cada local: algumas vezes decapitando, outras enfiando estacas no coração, outras queimando o corpo, outras desmembrando e até algumas mais estranhas, como "rechear" o corpo de alho.
Mas, afinal, estes corpos "estranhos" eram mesmo vampiros? Não. Os corpos não decompostos, como foi descoberto depois, eram simplesmente corpos que se mumificaram naturalmente (em terrenos muito secos, isso pode acontecer). Os corpos "revirados", eram pessoas em coma ou com catalepsia que tinham erroneamente dados como mortos. O movimento dos membros se deviam, nos corpos mumificados, à conservação dos nervos que, mesmo nos vivos, podem ter movimentos involuntários. Cada um daqueles casos, posteriormente, pode ser explicado pela ciência, e não tinham absolutamente nada de sobrenatural. Todos os aspectos "sobrenaturais" do caso estavam tão somente na cabeça das pessoas que não entendiam porque aquilo acontecia.
Você diz que tem provas de que espíritos existem. Gostaria que você demonstrasse, pois eu cresci em uma família espírita, e tudo o que o espiritismo, que se pretende uma ciência, gostaria de fazer era provar esta existência, mas até hoje não conseguiram. Muito pelo contrário, existem diversos estudos sérios e neutros feitos pela psicologia e pela neurociência que demonstram que os "efeitos mediúnicos" estão muito ligados à autoinfluenciação e o autohipnotismo. Não estou duvidando de você, apenas gostaria que você pensasse: o que pensa serem provas, são provas reais ou simplesmente coisas que você não pode explicar, mas que não provam realmente a existência de espíritos? Provas não deixam margem alguma para dúvida.
Voltando ao "cerne" da questão, vamos analisar os casos de espíritos. Existem duas categorias nestas "manifestações":
1 - Manifestações através de um "médium", ou seja, uma pessoa serviria de "instrumento" para um espírito (ou demônio, ou orixá, ou como você queira chamá-lo)
2 - Manifestações "independentes", as "aparições" que surgem do nada em lugares onde não deveriam estar.
No primeiro caso, autoinfluenciação ou autohipnotismo. O cérebro é uma máquina poderosa, que pode criar maravilhas com o estímulo correto. Um exemplo? Usuários de drogas narram "viagens" em que tem alucinações que, para eles, tem todos os aspectos de realidade. Eles podem tanto ver coisas absuradas, como elefantes rosas voando, como coisas que se aproximam mais da realidade, como ficar horas conversando com uma pessoa (mas a pessoa, na realidade, não está lá).
No segundo caso, a primeira coisa que temos que lembrar é que são pouquíssimos os casos que têm, ao menos, alguma evidência concreta a apresentar. A maior parte são relatos do tipo "eu conheço alguém que já passou por isso", "minha avó viu um vulto pela casa", etc... Lógico que seria muito simplista chamar todas estas pessoas de mentirosas. Realmente não é impossível você ver "vultos", como não é impossível você ver alguma coisa "se dividir", quando você olha de muito perto. Acontece que nosso cérebro é vulnerável ao que se conhece por "ilusão de ótica", são situações que levam nosso cérebro a cometer um "erro de interpretação" (os mágicos usam muito isto). Estas situações podem tanto fazer você ver algo que não está lá quanto não ver algo que está lá. Para você ter uma idéia melhor, na internet você encontra diversas brincadeiras de ilusão de ótica, como aquela em que você vê uma figura absolutamente parada e que, se você olhar para ela um tempo, você tem a nítida impressão de que ela está se movendo. Este movimento é um "efeito sobrenatural"? Não, é simplesmente uma interpretação errada de seu cérebro do que você está vendo.
Mas, por fim, existem os casos que apresentam evidências. Fotos, imagens em vídeo, vozes gravadas... A pena é que, por alguma razão, as fotos estão sempre fora de foco, as imagens, além de ser de um ou dois segundos, estão sempre mal gravadas e as "vozes" também muito rápidas e com diversos problemas de gravação. Se eles existem, se tem tanta gente disposta a encontrá-los e que gastam tanto tempo nisso, por que até hoje não fomos capaz de conseguir uma prova real e de boa qualidade de sua existência?
Mas vamos supor que entre tudo isso, contra todas as probabilidades, ainda assim existam casos que não podem ser explicados cientificamente (eu desconheço, mas com certeza o fato de eu não conhecer não é prova de que não exista). Ainda assim, isso não diz que, necessariamente, estes são efeitos de "espíritos", "demônios", "orixás" ou qualquer outro "agente" sobrenatural. Podem simplesmente ser efeitos naturais que nśo simplesmente ainda não conhecemos, mas podemos vir a conhecer, como era o caso dos "vampiros" lá no início da minha explicação.
Os "fogos fátuos" já foram considerados "manifestações espirituais". O arco-íris uma "mensagem dos deuses". O vaga-lume "olhos de espíritos". Mas tarde, cada um deles teve uma explicação racional, científica e muito mais simples das que as que se imaginavam que seriam.
Como eu te disse na explicação anterior, ainda que qualquer uma destas situações não tivesse uma explicação científica comprovada, ainda assim isto não significaria que automaticamente a primeira explicação dada seria a verdadeira. Um explicação não é verdadeira na medida em que uma outra seja falsa. Uma explicação, teoria, hipótese, é verdadeira a medida que ela possa ser demonstrada como verdadeira, e que tenha relação direta e perceptível com a realidade.
É isso.
2006-08-22 08:40:35
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Colega, o que acontece com você, é o que aconteceria com qualquer pessoa que esteja propensa a acreditar que isso ou aquilo exista. E assustos ligados a espíritos, coisas sobre- naturais, além da nossa capacidade de entender, assusta e muito, e mexe com a mente fazendo com que o ser humano passe, até mesmo, a ver e sentir coisas. Tem gente que não sabe o que é ser ateu... mas basicamente ser ateísta é não precisar de um Deus nem de deuses para justificar os próprios atos. Não é simplesmente "negar" a existência de deus/deuses. É assumir a responsabilidade de estar vivo e viver conforme a própria consciência, fruto do funcionamento cerebral.
Ser ateísta portanto é não ter vínculos com outras realidades supra-humanas, é estar livre para decidir por si mesmo, sem medo de estar indo contra ou esperando estar a favor de algum tipo de supra-consciência à qual se deva obediência, entendeu.
Não se deixe levar por coisas que você viu em algum momento que já estava preparado para acontecer, quem entrar em uma casa abandonada, achando que vai ver fantasma, com certeza ira ve-los, e pessoas mais intimas e ligas a você possuem forte argumento que poderiam leva-los a acreditar em determinada coisa, mesmo que seja mentira dessa pessoa, pois o objetivo dela e fazer a "sua cabeça". Penso que você deve viver a sua vida conforme manda sua conciência, se você acha que é real a existencia de deus, siga esse caminho, mas não perca nunca suas referencias e tambem não abandone seus sonhos. Nunca, em hipotese alguma, deixe de respeitar os ideais de outras pessoas. Espíritos existem, vejam alguns exemplo: espírito esportivo, espírito humanitário, espírito ruim, espírito competidor, entre outros .. descubra o seu e seja feliz.
2006-08-22 10:14:32
·
answer #2
·
answered by ? 5
·
1⤊
0⤋
A questão não é acreditar na não existência (de deuses, espíritos, demônios) , mas o contrário: não acreditar que existam, a não ser que existam provas. Se amanhã aparecerem evidências definitivas que deuses e espíritos existem, a Ciência irá estudá-los.
Mas não há evidências, apenas crença e fé.
2006-08-22 11:14:15
·
answer #3
·
answered by Júlio César 4
·
0⤊
0⤋
Lei numero 1 da vivencia humana
Nao culpe coisas,pessoas,animais ou espiritos por seus erros.
Somente voce 'e responsavel pelo que acontece com voce.
SE eu estiver errado, prove.
2006-08-22 10:27:21
·
answer #4
·
answered by sidney 2
·
0⤊
0⤋
creio que há espiritos e estou contigo em dizer que são demonios (ou anjos fieis de Deus)raciosine sobre a reencarnação, a cada ano a população almenta grandimente será q/ Deus tem uma fábrica de espiritos ou uma emcubadoura?
coisa sem logica! mas cada um tem direito de crer ou não em que quise, até Tomé que era dicipulo fiel de Cristo só acreditava vendo!
2006-08-22 10:08:15
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Colega, respeito sua opinião mas não ponha a prova o que vc não conhece de verdade, deus pode não existir para vc mas vc existe para ele e creio em DEUS todo poderoso que vc sentirá a presença dele, e ficará fascinado com isso. Não me leve a mal só quero seu bem. MEU IRMÃO EM CRISTO.
2006-08-22 10:01:47
·
answer #6
·
answered by barcellinha 2
·
0⤊
0⤋
Com relação a acreditar que espiritos são demônios eu recomendo a leitura da página.
http://www.espirito.com.br/portal/codificacao/le/index.html
2006-08-22 09:52:19
·
answer #7
·
answered by SabeTudo 3
·
0⤊
0⤋
Como assim? Existem espitiros, existem esses além-mundos feitos para aprimoramento espiritual? Existem espiritos se manifestando em nosso mundo?
Essa não!! Prova aí!!
Erick B diz : "... Se Almas, espiritos sei lá... existe... pq Deus não existiria???? "
Antes de supor que almas, espiritos sei lá... existam, prove que sim.
2006-08-22 09:51:01
·
answer #8
·
answered by P4R4N01D 4
·
0⤊
0⤋
Não acredites em qualquer coisa só porque to ensinou um testamento de um velho sábio. Não acredites em qualquer coisa, só porque provém da autoridade de mestres e de sacerdotes. Qualquer coisa que esteja de acordo com as tuas próprias experiências e, depois de árdua investigação, esteja de acordo com a tua razão e conduza ao teu próprio bem e ao de todas as criaturas vivas, isso deves aceitar como a verdade e deves viver em conformidade com ele."
Gautama (Buda)
2006-08-22 09:50:41
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Já afirmei antes ateus não existem. Deus existe.
2006-08-22 10:13:08
·
answer #10
·
answered by Victor Hugo 3
·
0⤊
1⤋