English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

"Na sociedade hindu, é costume religioso, como primeira coisa a fazer de manhã, banhar-se num rio vizinho, ou em casa, se não houver rio ou riacho nas imediações. As pessoas crêem que isso as santifique. Daí, sem ainda se terem alimentado, vão ao templo local e fazem oferendas de flores e alimentos ao deus local. Alguns lavam o ídolo e decoram-no com pó vermelho e amarelo.
"Quase toda casa tem um canto, ou mesmo um cômodo , para a adoração do deus preferido da família. Um deus popular em algumas localidades é Ganesa, o deus-elefante. As pessoas oram a ele em especial por boa sorte, pois ele é conhecido como removedor de obstáculos. Em outros lugares, Críxena, Rama, Xiva, Durga, ou alguma outra deidade talvez tenha prioridade na devoção." Não é fácil definir o hinduísmo, pois não tem credo definido, hierarquia sacerdotal nem órgão governante. Mas não deixa de ter suamis (mestres) e gurus (guias espirituais). Numa definição ampla do hinduísmo, certo lívro de história diz que é "o inteiro complexo de crenças e instituições que surgiram desde o tempo em que seus antigos (e mais sagrados) escritos, os Vedas, foram compostos, até agora". Outro diz: "Pode-se dizer que o hinduísmo é a devoção ou a adoração dos deuses Vixenu, ou Xiva [Siva], ou da deusa Sacti, ou das encarnações, dos aspectos, dos consortes ou da progênie deles." Não é fácil definir o hinduísmo, pois não tem credo definido, hierarquia sacerdotal nem órgão governante. Mas não deixa de ter suamis (mestres) e gurus (guias espirituais). Numa definição ampla do hinduísmo, certo lívro de história diz que é "o inteiro complexo de crenças e instituições que surgiram desde o tempo em que seus antigos (e mais sagrados) escritos, os Vedas, foram compostos, até agora". Outro diz: "Pode-se dizer que o hinduísmo é a devoção ou a adoração dos deuses Vixenu, ou Xiva [Siva], ou da deusa Sacti, ou das encarnações, dos aspectos, dos consortes ou da progênie deles."

2006-08-21 13:45:14 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Hinduísmo é o nome que foi dado no século XIX ao conjunto de religiões existentes na Índia. A palavra provém do persa hindu, em sânscrito, sindhu, que significa "rio", e refere-se às pessoas que viviam no vale do Indo.
Com uma tradição milenar, o hinduísmo é uma das mais antigas de todas as religiões. Os hindus mantêm muitas crenças distintas, mas todas são baseadas na idéia de que nossa vida na terra é parte de um ciclo eterno de nascimentos, mortes e renascimentos. Toda pessoa renasce - ou reencarna - cada vez que morre. Contudo, se levar uma vida voltada para o bem, uma pessoa pode por fim conseguir libertar-se desse ciclo.

Filosofia de Vida
Muitos hindus são vegetarianos, por causa de sua crença na reencarnação e da convicção de que todos os seres vivos são parte do mesmo espírito. Eles acreditam que animais e seres humanos devem ser tratados com igual respeito e reverência. Levar uma vida pacífica, estudar os textos antigos do hinduísmo, rezar e meditar são os meios utilizados pelos hindus para atingir seu objetivo, que é finalmente poder se identificar com Brahman ou Deus.

Divindades e cultos Há centenas de deuses e deusas hindus, porém dois deuses, Vishnu, o Protetor, e Shiva, O Destruidor, destacam-se como os mais populares, e há muitos templos dedicados só a eles. Além disso, muitos hindus têm um santuário em sua casa, onde podem executar atos diários de culto ao deus de sua escolha. Esses rituais de oração em casa, junto com um rico e variado calendário de festivais, formam a núcleo do culto para os hindus.

Vaca Sagrada: Krishna -o oitavo avatar do deus Vishnu- é com freqüência retratado como vaqueiro. A vaca é um símbolo antigo da mãe terra e da fertilidade do solo. É sagrada no hinduísmo. Essa reverência pela vaca reflete o respeito hindu por todos os animais.

Escritos Sagrados
Os Quatro Vedas, os mais antigos textos literários sânscritos conhecidos do período bramânico, são hinos sacrificiais de uma antiga tradição oral. O Rig Veda, o mais velho deles, provavelmente remonta a 1200 a.C.; o quarto livro, o Atharva Veda, data de 900 a.C. e consiste principalmente em fórmulas e encantamentos. Os cultos devocionais apareceram, inspirados e também inspirando a grande literatura épica, como o Mahabharata (500 a.C.), um relato das guerras da casa de Bharata. Inclui uma seção chamada Bhagavard Gita, "a Canção do Senhor", poema famoso pelo diálogo entre Krishna, um dos avatares(forma humana) de Vishnu, e seu auriga, Arjuna. É reverenciado por quase todos os hindus e é o cerne de sua fé.

O Ramayana
Este grande poema épico sânscrito, provavelmente escrito entre 200 a.C. e 200 d.C., consiste em 24 mil dísticos e conta a história do amor de Rama por Sitá, raptada pelo demônio Ravana e finalmente resgatada. Há 2.000 anos, poesia, teatro e rituais nos templos celebram esta história popular.

Alguns Mestres Famosos
Há uma longa tradição de mestres hindus que conduziram indivíduos ao moksha, libertação do ciclo de morte e renascimento, ou transmitiram seus ensinamentos para um comunidade mais ampla.

Paramahansa Yogananda
Sathya sai Baba
Ramana Maharishi

Shankara
O maior filósofo do hinduísmo, Shankara (788-820) insistia na autoridade dos textos sagrados e na identidade da alma com Brahman.

Ramakrishna
Sábio (1836-1886) que dizia que Deus está presente em todas as religiões; outras crenças são tão válidas como o hinduísmo.

Gandhi
Mohandas Gandhi (1869-1948) lutou durante toda a sua vida contra a opressão e a discriminação. Protestava contra o domínio britânico na Índia, mas sua crença no ahimsa levou-o a usar apenas métodos pacíficos de oposição. É reverenciado como um grande mestre.

Sociedade
As escrituras retratam a sociedade hindu como um todo harmonioso, onde todas as partes funcionam para o bem de todos. Cada uma das quatro varnas, ou classes sociais, desempenham a parte que lhe foi designada. Por exemplo, é dever da classe guerreira proteger o povo, uma atividade inapropriada para outras classes. Atualmente, as barreiras sociais estão caindo, e é possível pessoas de determinada classe executar tarefas normalmente realizadas por membros de outra.

Festividades
As festas hindus, que são baseadas no calendário hindu e estão geralmente ligadas a mudanças de estação, desempenham um papel catártico na liberação das tensões da comunidade e suspendem temporariamente as distinções de classe e casta. As principais são Holi, Diwali e Dusserah, embora haja muitas festas locais.
Holi - Originalmente uma cerimônia da fertilidade, celebra o ano-novo em março e o retorno da primavera. As pessoas acendem fogueiras para assar alimentos especiais e observam o fogo. Acredita-se que as terras que estiverem da direção das chamas serão as mais férteis. Durante a festa as barreiras sociais são ignoradas. Mulheres podem bater nos homens e membros de diferentes castas jogam tinta colorida uns nos outros.

Calendário de Festividades
Janeiro
Lohri: Celebrada no Punjab, marca o fim do inverno.
Fevereiro
Pongal-Sankranti: Uma festa do sul da Índia que celebra a colheita do arroz.
Março
Holi:A celebração nacional da primavera e do ano-novo.
Shivaratri: Uma homenagem nacional prestada a Shiva. Os devotos festejam durante o dia e, por toda uma noite, fazem vigília nos templos de Shiva.
Abril
Sri Vaishnavas: Uma homenagem a Vishnu e sua consorte Sri, celebrada em Madras, no começo da estação quente. Imagens de Vishnu são levadas dos templos para as praias.
Maio
Rathyatra: O nascimento do Senhor Jagannath, celebrado com carruagens em Puri.
Agosto
Janmashtami: O nascimento de Krishna, celebrado em todo o país. Os devotos festejam durante o dia e só param ao anoitecer, seguindo um puja especial.
Setembro
Dusserah: Uma celebração do triunfo do bem sobre o mal, em honra a Durga ou Rama.
Ganesh-Chaturthi: O nascimento de Ganesh, celebrado nacionalmente. Imensas imagens de Ganesh são desfiladas.
Outubro
Diwali: Celebração nacional em honra a Rama e sua consorte.

Nascimento
Quando nasce um bebê hindu, ele é ritualmente lavado e a palavra sagrada "OM" é escrita com mel em sua língua. Outro importante ritual é o de dar o nome ao bebê, ou namkaran.

Casamento
A cerimônia de casamento hindu pode durar até 12 dias, com festas, danças e rituais religiosos. O principal ritual acontece à noite. O casal anda em volta de um fogo sagrado e dá sete passos, cada um simbolizando um aspecto de sua vida a dois.

Morte
Os hindus tradicionalmente são cremados em uma pira aberta, acesa pelo filho mais velho do falecido. Os ossos são jogados na água, para purificá-los e libertar o espírito da pessoa.

2006-08-21 20:45:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

É a terceira religião com o maior número de fiéis no mundo (depois do Cristianismo e islamismo) e seus preceitos influenciam fortemente a organização da sociedade indiana. O hinduísmo é um conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas conhecido dos seguidores pelo nome sânscrito Sanatana Dharma, que significa a ordem permanente. Está fundamentado nos Vedas (conhecimento, em sânscrito), textos sagrados compostos de hinos de louvor e ritos. Suas características principais são o politeísmo e a crença na reencarnação.

2006-08-23 22:06:40 · answer #3 · answered by ricardo luiz s 2 · 0 0

Hinduísmo - Surgiu por volta de 1500 a.C. Naquela época, os arianos, um povo da Ásia Central, invadiram e conquistaram a Índia. Gradualmente, a cultura ariana misturou-se à cultura de um povo nativo conhecido como drávida. O hinduísmo desenvolveu-se a partir da mesclagem destas duas culturas. A doutrina está fundamentada nos quatro livros dos Vedas (conhecimento, em sânscrito), um conjunto de textos sagrados compostos de hinos, louvores e ritos. As características principais do hinduísmo são o politeísmo e a crença na reencarnação. Com o passar dos tempos, os sacerdotes estabelecem o sistema de castas, que se torna a principal instituição da sociedade indiana. Sem abandonar as divindades registradas nos Vedas, estabelecem Brahma como o deus principal e o princípio criador.
Estima-se que atualmente existam mais de 660 milhões de adeptos do hinduísmo em todo o mundo.

2006-08-21 21:40:24 · answer #4 · answered by ALFREDO D 5 · 0 0

Sidarta ( Buda), foi um profeta que nasceu rico e morreu pobre.
Sua vida foi ligada a uma metáfora "fluvial", ele vivia dizendo que como 1 rio, a vida passa , escoa mas sempre no mesmo lugar.
O Hinduísmo influenciou muitos povos orientais, como os tibetanos e chineses.
Acreditam em reencarnação para elevação do espírito , vida após vida.

2006-08-21 20:49:12 · answer #5 · answered by Fodunciu 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers