English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esquecendo do principal que é salvação das almas.

2006-08-21 10:17:01 · 13 respostas · perguntado por tedy 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Bem, acho que voce deveria ser mais especifico
Eu sou Evangélica e na minha igreja eu não vejo isso acontecer
mais infelizmente hj em dia como as pessoas sao mais necessitadas de ajuda espiritual, algumas pessoas usa, infelizmente, o nome de Deus, Jesus e da Propria igreja para ganhar lucro em cima, tem uma igreja que não citarei o nome, que pega as pessoas que estão nas maiores e piores fases da vida trabalham da mente dele, tornando uma cura psicologica, então a pessoa acha que está curada que todos os problemas dela estão resolvidos e arrancam dessas pobres almas 30% do seu salário...
Então acho que voce deveria ser mais especifico que naum sao todos que fzaem isso...
Mas infelizmente essa realidade existe!

2006-08-21 10:27:11 · answer #1 · answered by Isabela Ferreira 2 · 1 0

As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ao estilo anti-democrático e intervencionista da CIA de Nixon, Reagan e Bush?

2006-08-21 14:31:46 · answer #2 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

Infelizmente Tedy, esta pratica que refleti ganância e porque não dizer um gesto desamoroso, não é privilégio de uma ou outra religião, e também não é uma prática recente. Acredito que vc já deve ter ouvido ou visto (através de filmes) uma passagem dos evangelhos em que Jesus Cristo ao entrar em um templo na antiga nação de Israel, se deparou com exploradores inescrupulosos (e por que não dizer comerciantes da fé). Intrigante nesta passagem, é que como reflexo de seu total repúdio, Jesus apanhou uma corda, enrrolou-a em sua mão, derrubou todo o dinheiro que havia sobre as mesas e também espulsou os respectivos inescrupulosos. E se vc verificar os evangelhos, vai perceber que durante todo o ministério que Jesus ( o fundador do cristianismo ) realizou enquanto esteve aqui na terra, em momento algum ele concentrou seus esforços (e muito menos ensinou seus discípulos) em arrecadar dinheiro. A principal preocupação de Cristo era partilhar com outros 'o evangelho (boas novas) do Reino de Deus'. (Luc:4:43 8:1) O apóstolo Paulo e todos os outros discípulos de Jesus do primeiro século, deram evidências de que aviam entendido esta questão ( 2 Cor:2:17 ).
Porém, é necessário também entender, que a Bíblia fala de donativos que podem ser oferecidos única e exclusivamente de forma VOLUNTÁRIA, para cobrir os gastos que um local aberto ao público evidentemente tem. ( Luc:21:1-4 2Cor:9:7 ) Digno de nota, é que existem pessoas sérias ainda, seguindo os padrões de Jesus, e o mais importante ainda, preocupam-se seria e verdadeiramente com o bem estar dos outros. ( Mat:28:19,20)

2006-08-21 13:53:02 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Não é bem assim, na verdade todas as instituições precisam de arrecadar dinheiro, o problema é que a maioria das igrejas, não todas, priorizam esta arrecadação e não a transmissão da palavra de Deus que seria o mais importante. Não é só as Igrejas evangélicas, a catolica também, isso é um mal necessario.

2006-08-21 13:41:17 · answer #4 · answered by Vitor L 2 · 0 0

não pense assim...vc precisa entender que nem sempre se pode generalizar todas as coisas que acontecem a todo mundo...tudo bem que tem pessoas por ai dizendo que sao cristaos apenas pra roubar,...mas esses sao ditos falsos profetas...ao contrario dos verdadeiros servos de cristo que pede o dízimo que serve para´pagar agua,luz,utensílios para a igreja,livros de estudos entre muitas outras coisas pra manter a igreja....sem contar que o pastor tmb é pago com o dizimo....pq ser pastor é uma profissao!!!!!
entao nemtudo é o que parece ser!!!!!!!

2006-08-21 12:59:37 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

P q vc precisa de pagar uma faculdade? Pra que estudar né.....

P q vc precisa fazer compras e feira? Não preciso comer né....

Pra que comprar roupas? Não preciso me vestir....

Pra que procurar emprego? Vou ficar em casa é bem melhor...

P q aprender e pagar um curso de teologia? Não preciso aprender sobre as verdades bíblicas e vida espiritual......

2006-08-21 12:15:49 · answer #6 · answered by Fofuxinha 2 · 0 0

Também não é tanto assim....a do Edir Macedo é a pior nesse aspecto.
Pax Domini

2006-08-21 11:09:42 · answer #7 · answered by Pax Domine 3 · 0 0

É essa a sua versão... não é a minha, nem de outro qualquer filho de Deus. Você está fazendo as vezes do diabo: sendo acusador de um povo que acorda pela madrugada para orar, clamar pelas almas, pedir a Deus que supra as necessidades do faminto, dê saúde ao doente, ajude aquelas que estão em trabalho de parto e cuide das crianças órfãs, das viúvas e dos encarcerados... Segundo a Bíblia, a religião pura e imaculada para Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago 1:27). Pelo menos eu, meu amigo, tenho uma missão aqui na terra: interceder, orar, clamar por um povo que não me conhece, se me conhecesse talvez não gostasse de mim, me desprezasse pelo rótulo de evangélica ou crente, todavia, importa obedecer a Deus e não aos homens. Se alguém faz comércio com as coisas santas, saiba: "cada um prestará contas de si mesmo a Deus", eu continuarei firme no propósito de servir ao Pai, não quero enganar ao próximo e muito menos a mim mesma. Dinheiro? É, muito bom e precisamos dele, mas... de que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Isto vale para qualquer um, de qualquer raça e de qualquer credo. O Banco do Vaticano está abarrotado de dinheiro e ouro... e daí? Problema do papa, eu não o acuso de nada, pois ele também prestará contas da sua vida ao Deus que vê todas as coisas.

2006-08-21 10:45:09 · answer #8 · answered by Anna 7 · 0 0

"Tirar dinheiro do povo" é realmente uma expressão muito forte pois lembra a "profissão" do ladrão: roubar.
Mas a diferenã está no "deixar ser roubado" pois as Igrejas em sí pregam a palavra conforme est´aescrito nas escrituras e, obviamente, existem passagens bíblicas que se referem ao dízimo. Por isso, acredita-se que muitos acabam "exagerando" na hora da "cobrança".
O pior mano, é que se utilizam de tais artifícios para "obrigarem" o fiel a contribuir; o que por muitas vezes o faz afastar-se da Igreja sem crença visto que se sabe muito bem q o salário do brasileiro aperta tanto que o q se ganha mal dá pro sustento próprio.
Já em relação às palavras "evangélico" e "crente" sabemos q dá no mesmo.
Antigamente se usa o termo "crente". Digamos q "evangélico" seja a maneira MODERNA de se definir os fiéis protestantes.
Mas vale lembrar que em se tratando de "tirar o dinheiro do povo" acredito q o "povo" só é roubado se quiser.Pelo menos nesse caso.
Afianal o dinheiro ofertado nas Igrejas é necessário. COncordo q não deveria ter tant apressão mas a oferta é necessária. Afinal, Igrejas também pagam os serviços de água, luz, telefone, transporte para retiros, encontros etc. ninguém vive sem cpital. E a Igreja também faz o seu papel na luta contra a miséria.
Com fé em Deus, sejamos apenas "conscientes" de nossas obrigações como cristão sem pressão ou mesmo má vontade pois quando se dá dessa forma, acredito q Deus não sinta prazer em ver tal ato.

Valeu?!!!!!!

2006-08-21 10:35:50 · answer #9 · answered by Chick 2 · 0 0

Na verdade é pq alguns "pastores" (c é q merecem esse titulo) transformaram uma obra e vida dedicada a Deus em profissão, e acham q é ñ tera concequencia abusa dos crentes, nada contra a igreja receber dizimos e ofertas, mais chaga ao ponto d ñ dizer, mais induzir q "qto maior for a oferta maior sera a benção"; temos q tomar mto cuidado com esses "pastores" pois enqto suas "ovelhas" passam fome eles trocam o fusca em um vectra em um mes

2006-08-21 11:16:21 · answer #10 · answered by Samaug 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers