Mesmo sendo animais homeotérmicos, há situações em que nosso organismo precisa de uma temperatura maior que a normal para seu bom desempenho e isso ocorre, por exemplo, quando somos atacados por microorganismos - vírus e bactérias - e nossas defesas internas ( glóbulos brancos e seu exército) precisam lutar contra eles para nos defender. Acontece que essas defesas são realizadas à custa de reações químicas, cuja eficiência aumenta com o aumento da velocidade com que se processam estas reações.
Um dos fatores que aumenta esta velocidade é a temperatura!
Sempre é o calor que vai do lugar mais quente para outro mais frio. Frio não é coisa que entra ou coisa que sai ; frio é uma sensação ocasionada por perda de calor! Como no caso da febre nosso corpo está mais quente, ele tende a perder calor pro ambiente gerando a sensação de frio.
2006-08-20 18:51:19
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
4⤊
0⤋
Bom...
A explicação para isso é física.
Pois quando a temperatura do nosso corpo aumenta, a sensação é a mesma se tivesse acontecido de a temperatura ambiente ter abaixado... E a gente sabe que quando isso ocorre a gente sente frio.
Uma outra coisa que acontece é que como nós, seres humanos, temos uma temperatura própria, assim como o meio que nos circunda, há um fluxo de calor entre nós e este meio no qual estamos inseridos.
Em situações normais, ou que pelo menos deveriam ser normais, é a gente que fornece calor para o meio ambiente, já que temos uma temperatura maior... É uma energia que a gente perde, assim como aquelas que a gente perde para realizar todos os nossos trabalhos e as nossas atividades vitais.
Pode perceber que quando tá aquele calorzão, a gente nem sente muita fome... pois as nossas perdas energéticas são reduzidas. Quando a nossa temperatura tá igual a do meio que nos circuda nós não fornecemos energia ao meio; agora quando a temperatura do meio é maior do que a nossa já dá aquela sensação estranha, aquele mal estar... pois o fluxo de energia, que normalmente é de fora pra dentro, se inverte, e cuidados especiais precisam ser tomados.
Agora, quando a nossa temperatura é "muito" maior do que a do meio ambiente, o calor que a gente fornece para o meio é maior... Seja quando tá frio ou mesmo quando a gente tá com febre, pois o efeito é o mesmo. Uma grande prova de que a energia que a gente perde é maior no frio é a vontade louca que a gente tem de comer. A gente sente mais fome pois a gente perde mais energia... energia a qual precisa ser suprida, que o nosso corpo sente falta.
Quando a gente tá com febre, a gente sente frio pois o efeito é o mesmo daquele que ocorre quando há queda de temperatura e a gente tá legal. É igualzinho!
É isso!
2006-08-21 07:11:00
·
answer #2
·
answered by Maria Fernanda Araújo de Resende 1
·
1⤊
0⤋
Devido a que a temperatura corporal fica acima da temperatura ambiente.
2006-08-21 07:05:53
·
answer #3
·
answered by DISCÍPULO 7
·
1⤊
0⤋
Pá! ñ e por que nosso corpo também e feito de água e temos essa seção de frio e ñ calor.
2006-08-21 09:09:35
·
answer #4
·
answered by princeza 1
·
0⤊
0⤋
Quando a temperatura corporal está normal, cerca de 37°, e a temperatura ambiente está por volta de 27°, pode ser considerado que estamos sentindo um calorzinho. Quando temos febre nossa temperatura passa para uns 40°... e a temperatura ambiente continua 27°, então, sentimos frio. Uma variação de três graus no corpo é considerada grande.
2006-08-21 07:18:03
·
answer #5
·
answered by Vanessa Ty 4
·
0⤊
0⤋