Croch,
Minha resposta não pretende alterar a sua percpeção dessa religião, pois escreverei aqui algo do mundo da psicologia, psicanálise e muita experiência. Há uma verdadeira guerra para conseguir novos adeptos e seguidores no mercado da religião. Cada religião utiliza de suas estratégias para conseguir dinheiro, recursos e continuadores da obra de Deus na Terra.
Segundo a psicanálise, tudo aquilo que fizeram com a gente, tendemos a repetir com outros. É muito provável que eles também tiveram que "engolir" as idéias e preceitos crentes sem muita discussão e debate. Penso isso, pois a minha mãe é crente e a minha vó a abrigou a seguir essa religião. Como ela não estudou muito e também por ser mulher (olhe o meu preconceito aparecendo) se submeteu a essa religião sem grandes questionamentos. Até os nove anos eu era obrigado a ir também e pude ver que eles são bem rígidos: não pode ter televisão, mulher não corta o cabelo e nem usa calça comprida. Para os crentes, é proibido se masturbar (praticar o auto-prazer), assistir televisão (diversos testemunhos de que o Diabo apareceu na tela da tv para quem não foi à igreja).
]Depois eu começei a me rebelar e a achar muito chato seguir essa religião e me dei a liberdade para conhecer outras.
Na minha humilde percepção, não vejo felicidade, alegria e leveza nos crentes mas sempre uma batalha, sofrimento e a famosa dicotomia (divisão) entre o bem e o mal. Quando a paranóia (sentimento bem forte de que o mal está ganhando) eles rezam alto (até parece que Deus é surdo!) e diversas vezes por dia. Talvez (aqui é uma hipótese e não a verdade absoluta!) na esperança de que Deus tenha certeza de que eles sim são os verdadeiros seguidores da palavra.
Todas as vezes em que não temos argumentos e idéias convincentes, será através da força, ameaça ou punição que eles conseguirão novos adeptos.
Tome muito cuidado com as religiões, pois muitas são mais leis e regras do que o verdadeiro encontro com o divino. Algumas fazem "lavagem cerebral" e a pessoa ficará anestesiada mentalmente para o resto da vida.
2006-08-20 16:26:07
·
answer #1
·
answered by algreen41 5
·
4⤊
0⤋
Na cabeça deles eles querem te fazer um bem. Peça respeito à sua crença, mude de assunto, se afaste dessas pessoas. Se a pessoa insistir, processe por pertubacao.
2006-08-20 15:58:33
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ao estilo anti-democrático e intervencionista da CIA de Nixon, Reagan e Bush?
2006-08-20 15:58:23
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
3⤊
0⤋
É o metodo do qual eles são treinados, programados. O que não é crente, está do lado do Diabo. Quem não é evangélico, não será salvo. Só eles tem a verdade nas mãos. Isso, certamente, é lavagem cerebral ou absoluta ignorância. Melhor ignorá-los...
2006-08-21 03:02:26
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Se algum de vocês observar as "perguntas" (na realidade, provocações) existentes nesse site, verá que são em muito maior número de anti-evangélicos, e essa mesma questão já foi colocada, sob palavras diferentes, dezenas de vezes, isso sem contar os outros temas.
Fica claro que, ou são extremamente incomodados, ou então tem uma paranóia com os evangélicos.
Existem milhões de pessoas, das mais diferentes religiões (ou de nenhuma), que estão sempre procurando uma maneira de fazer publicidade das suas idéias, as vezes de forma direta ou de forma sutil. São ateus, testemunhas de Jeová, espíritas, mórmons... a conversa religiosa é geral. Por que somente é sentido que os evangélicos é que querem "converter"?
São todos que querem converter. É geral.
No meu caso, em particular, já tive muito mais contato com conversas religiosas vindas de ateus ou espíritas do que evangélicos, que vieram conversaram comigo apenas uma ou duas vezes, mas só fui me converter quando EU fui buscar conversar.
Em nenhum caso, quiseram "empurrar goela abaixo". Apenas, em determinado momento, disseram que eram tementes a Deus, e jamais me disseram que eu iria para o inferno, que eu estava quase sendo perdido, que eu vivia em pecado, etc.
(lógico que, seu eu vivesse na sarjeta, eles apareceriam mais vezes...)
Não é um problema de generalizar.
É um problema de não generalizar, de esquecer que não é apenas religião que age assim, mas sim todas.
Ressaltando, em todas as religiões há a busca por "converter", em todas a sensação de grupo, as atividades comunitárias, a busca da moral e da harmonia com Deus, etc, por vários caminhos, que alguns entendo por corretos e outros não.
Por que então, apenas vem essa pergunta exclusivamente contra os evangélicos?
2006-08-27 02:03:08
·
answer #5
·
answered by Leandron 6
·
1⤊
0⤋
Egoismo, falta de fe, so isso. Se fosse ao contario, ou seja, humildes, respeitariam o livre arbitrio e o modo de pensar de outras pessoas. Se tivessem fe, verdadeira, seria mais calmos, porque quem tem fe, eh tranquilo porque confia, sabe que aquilo eh verdade, quem nao tem, vive em melindres, querendo encontrar artificios pra convencer outras pessoas sobre que ele acredita.
2006-08-20 16:19:57
·
answer #6
·
answered by kadufl 3
·
1⤊
0⤋
Todo mundo quer empurrar alguma coisa, por nossa goela abaixo, quando há dinheiro envolvido.
2006-08-20 16:01:50
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pelo pouco que já li da bíblia, pude ver que ela diz: Ide e pregai à toda a criatura, acho que é isso...
2006-08-25 16:23:32
·
answer #8
·
answered by Linda D 5
·
0⤊
0⤋
Nossssa... concordo muito com "Neptune".
Tudo que tem dinheiro envolvido nos querem empurrar guela abaixo!
Por isso que sou espírita, uma religião que te ensina sem pedir nem um tostão em troca!
2006-08-25 08:12:44
·
answer #9
·
answered by Juliana 1
·
0⤊
0⤋
V. generaliza falando q. todo crente quer.... V. devia falar quem quer realmente fazer isso com v. Eu sou crente, prego a Palavra de Deus, mas se a pessoa não quiser ouvir, o problema é dela, não quero nem saber. A minha parte eu fiz.
2006-08-20 16:11:34
·
answer #10
·
answered by C鬩a Lfoquinha 5
·
1⤊
1⤋