Colite ulcerativa é uma doença crônica, recorrente do intestino grosso. Intestino grosso (cólon) é um segmento intestinal de aproximadamente noventa centímetros de comprimento que inicia-se no quadrante inferior direito do abdome, terminando no reto. Uma de suas funções é a de desidratar as fezes a outra é a de armazenar fezes já formadas até o momento da evacuação. Quando a colite ulcerativa afeta o cólon, há no revestimento interno do intestino inflamação, e úlceras. A doença pode envolver todo o cólon ou somente o reto, ou mais correntemente, alguma área entre eles.
2006-08-20 10:40:04
·
answer #1
·
answered by Tsunami 5
·
0⤊
0⤋
colite, apenas, é a distensão do cólon, o que causa dor...
2006-08-21 20:41:18
·
answer #2
·
answered by phlprata 2
·
0⤊
0⤋
Ótima pergunta, pois a colite atualmente não é muito divulgada na mídia, as pessoas em geral desconhecem essa doença. É necessário que todos saibam sua origem, sintomas e o seu tratamento.
COLITE ULCERATIVA
Colite ulcerativa é uma doença crônica, recorrente do intestino grosso. Intestino grosso (cólon) é um segmento intestinal de aproximadamente noventa centímetros de comprimento que inicia-se no quadrante inferior direito do abdome, terminando no reto. Uma de suas funções é a de desidratar as fezes a outra é a de armazenar fezes já formadas até o momento da evacuação. Quando a colite ulcerativa afeta o cólon, há no revestimento interno do intestino inflamação, e úlceras. A doença pode envolver todo o cólon ou somente o reto, ou mais correntemente, alguma área entre eles.
CAUSAS
A causa é desconhecida. Alguns pesquisadores acreditam que pode ser um defeito no sistema imunológico em que os anticorpos do próprio organismo ataquem o cólon. Outros especulam que um microorganismo não identificado seja responsável pela doença. Ë provável que a combinação desses fatores, incluindo hereditariedade, podem estar envolvidos na causa.
QUEM DESENVOLVE A COLITE ULCERATIVA?
Pode ocorrer em ambos os sexos, todas as raças e qualquer faixa etária. Ë uma doença de início na juventude.
SINTOMAS
A doença começa gradualmente, com cólicas e diarréia freqüentemente sanguinolenta. Em casos severos a diarréia é freqüente e volumosa. Ocorre perda de apetite e perda de peso. O paciente pode tornar-se fraco e muito doente. Quando a doença é localizada no reto, a pessoa sente necessidade de evacuar constantemente e elimina pequena quantidade de fezes sanguinolenta. Usualmente os sintomas vêm e voltam, e pode ocorrer de longos períodos sem sintomas. Porém, geralmente os sintomas retornam.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é suspeitado pelos sintomas. Um exame com endoscopia (colonoscopia) é sempre necessário. Este exame revela detalhes característicos da doença. O Raios-X do intestino também pode ser necessário.
COMPLICAÇÕES
Muitas pessoas com a doença respondem bem ao tratamento e conseguem ter uma vida confortável. Entretanto a doença pode tornar-se bastante severa necessitando de internação e Raios-X do cólon. Em raros casos há necessidade de cirurgia de emergência. A doença pode afetar a parte nutricional, causando retardo no crescimento infantil e do adolescente. Fígado, pele, olhos ou articulações ocasionalmente podem ter problemas mesmo antes de ter sintomas intestinais. A longo prazo a colite ulcerativa gera uma grande preocupação que é o câncer de cólon. O risco de desenvolver o câncer de cólon aumenta significativamente quando a doença começa na infância, quando se apresenta pior dos 8 a 10 anos, ou quando há história familiar de câncer de cólon. Nestas situações é particularmente importante a vigilância do intestino, mesmo quando não haja sintomas. Análise do cólon com biópsias realizadas durante a colonoscopia podem freqüentemente predizer se o câncer de cólon ocorrerá. Nestes casos, a cirurgia preventiva é recomendada.
TRATAMENTO
Há vários tipos de tratamento disponíveis.
CORTICÓIDES
Estas drogas promovem um resultado muito bom. Na fase inicial é utilizada alta dose para trazer a doença sob controle. Então a droga é paulatinamente reduzida a dose e mantendo uma dosagem baixa por vários dias. Com o tempo o médico tentará descontinuar o uso dessas drogas para evitar seus efeitos colaterais adversos.
OUTRAS DROGAS ANTIINFLAMATÓRIAS
Algumas delas: sulfasalazina e mesalina.
SUPRESSORES DE IMUNIDADE
Um sistema imunológico superativo e provavelmente importante pode causar colite ulcerativa. Certas drogas que suprimem o sistema imunológico podem ser efetivas no tratamento. Exemplo: Azathioprima, 6-MP, ciciclosporina e methotrexate.
DIETAS E EMOÇÕES
Não há nenhum alimento que possa prejudicar o intestino. Porém na fase aguda, leite e derivados podem aumentar a cólica e causar e a diarréia. Em geral o paciente deve alimentar-se com uma dieta balanceada com quantidade adequada de calorias e/ou vitaminas. O uso de multi-vitaminas também pode ser recomendado. Stress e ansiedade podem agravar os sintomas da doença, mas não se acredita que possam provocar ou causar a doença. Qualquer doença crônica produz sérias reações emocionais. Estas alterações emocionais devem ser trabalhadas com um psicoterapêuta.
CIRURGIA
Para pacientes com a doença por longo tempo em que é difícil ou impossível controlar com medicamentos, a cirurgia é uma opção. Nestes casos raros, a vida do paciente e sua saúde são significantemente afetadas. A remoção do cólon doente cura a doença e haverá retorno a vida normal e saudável do paciente. Atualmente com a cirurgia não há necessidade o uso de bolsas.
RESUMO
Muitos pacientes com colite ulcerativa vivem normalmente, com vida ativa e com poucas restrições. Embora não haja cura (exceto pela cirurgia), a doença pode ser controlada com a medicação atual. Para alguns poucos pacientes o curso da doença pode ser um pouco mais difícil e complicado. A cirurgia em algumas ocasiões é necessária.
Sites para pesquisa e melhor esclarecimento do assunto:
http://www.abcd.org.br/ (site da Associação Brasileira de Colite)
http://cvdii.bireme.br/tiki-view_blog.php?blogId=2
http://www.roche.com.br/TherapeuticAreas/Oncologia/cancer+colorretal/causas/colite_ulcerativa_PT.htm
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/intestinal.html
http://www.saudevidaonline.com.br/ale_colite_ulcerativa.htm
http://alimentasaude.blogspot.com/2005/03/colite-ulcerosa_02.html
http://www.apifarma.pt/uploads/10-APDI.pdf#search=%22colite%22
http://www.manualmerck.net/?url=/artigos/%3Fid%3D132%26cn%3D1112
Nos sites citados você poderá ampliar seu conhecimento a respeito da colite e dar início a uma pesquisa mais profunda e quem sabe, até ajudar no esclarecimento de pessoas leigas nessa área.
2006-08-20 18:36:16
·
answer #3
·
answered by bonie 3
·
0⤊
0⤋
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais interna do cólon.
Os sintomas incluem caracteristicamente diarréia, com ou sem sangramento retal, e freqüentemente dor abdominal. A colite ulcerativa pode afetar apenas a parte inferior do cólon, reto e é, então, chamada de proctite ulcerativa.
2006-08-20 17:40:16
·
answer #4
·
answered by lileulileu 3
·
0⤊
0⤋