English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-20 10:11:20 · 4 respostas · perguntado por Cláudia Saurenmann 5 em Ciências e Matemática Medicina

4 respostas

Ainda não encontrei...estou pesquisando...Espero que encontre o que procura!!! Boa sorte!!! Falow!!!

2006-08-24 03:39:56 · answer #1 · answered by joaoalbuquerque 6 · 0 0

o exame oftalmo é feito com os mesmos aparelhos, apenas p verificar anormalidades na cornea. é realizado com 05 meses.

2006-08-20 17:23:10 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA VISÃO:

Em bebês, a avaliação funcional da visão associada ao exame oftalmológico completo - que inclui a refração estática, reflexos pupilares, fundoscopia, teste de motilidade ocular - podem oferecer subsídios para concluir se a criança enxerga ou não.

Essa avaliação inicia-se pelo teste de fixação e seguimento, que consiste em verificar se a criança fixa e segue um foco de luz e objetos, habilidade normalmente adquirida a partir dos 2 a 3 meses de idade. Nas crianças com paralisia cerebral, onde o dano neurológico é mais extenso, essa avaliação funcional deve ser repetida várias vezes, pois a falta de resposta pode ser decorrente de uma depressão cortical generalizada, de tal maneira que a criança fica desatenta visualmente, sem que isso signifique necessariamente uma baixa de visão severa.

POTENCIAL VISUAL EVOCADO (PVE):

No teste de PVE, um ou ambos os olhos são estimulados, enquanto a atividade elétrica é recebida e gravada por eletrodos colocados sobre a região occipital da criança. Dois tipos de estímulos podem ser utilizados: flashes de luz e o padrão reverso, constituído de uma tela de televisão com padrão xadrez, onde os quadrados brancos ficam pretos e vice-versa. Numa criança com comportamento visual pobre e exame oftalmológico normal, incluindo reflexos pupilares normais, a ausência de resposta ao PVE, pode significar cegueira cortical.

NISTAGMO OPTO-CINÉTICO:

Esse teste consiste em provocar um movimento de nistagmo (tremor rítmico) nos olhos, através da estimulação de um tambor com listras verticais pretas e brancas, em movimento rotatório. Essa resposta está presente nas primeiras horas de vida, e a presença dessa resposta significa que a criança enxerga, por outro lado, a ausência de resposta pode ser decorrente de baixa de visão severa ou atenção muito pobre. Um exemplo dessa resposta podemos constatar quando olhamos pela janela de um trem e vemos os postes passando em alta velocidade, disparando esse movimento ocular.

TESTE DO OLHAR PREFERENCIAL (CARTÕES DE ACUIDADE DE TELLER):

Esse teste é baseado na observação de que crianças pequenas tendem a olhar mais para uma tela com listras pretas e brancas do que para uma superfície cinza homogênea. São mostradas telas retangulares para a criança, onde estão desenhadas estrias pretas e brancas ao lado de uma área homogênea cinza. O examinador observa, através de um orifício localizado no meio da tela, o movimento que a criança realiza para fixar um lado ou o outro. São mostradas telas com listras cada vez mais estreitas, até que a criança não manifeste nenhuma preferencia. As menores listras percebidas pela criança correspondem à acuidade visual. Esse teste consome de 20 a 30 minutos para avaliar a acuidade visual mono e binocular, e deve ser realizado por examinador experiente que consiga discernir as respostas verdadeiras das falsas.

Embora já nasçamos com os olhos praticamente formados, a visão propriamente dita só se desenvolve a partir de então. A cada mês a acuidade visual da criança melhora mais, mas somente ficando igual à do adulto por volta dos 6 anos de idade. Este período de desenvolvimento visual é de suma importância, pois é dele que depende a capacidade visual definitiva, aquela que a pessoa adquirirá e a levará pelo resto de sua vida. Assim, concluímos que nesta época tudo deve estar funcionando da melhor maneira possível, nada podendo interferir. É a chamada "fase de amadurecimento visual.

A melhor e às vezes a única maneira de detectarmos algum problema visual nessas crianças é submetê-las à um exame oftalmológico de rotina, mesmo que a criança não esteja se queixando de nada ou se os pais também não notaram nenhuma alteração. Há inúmeras doenças oculares ligadas à infância e que podem prejudicar o desenvolvimento da visão. Algumas delas são congênitas enquanto outras se desenvolvem durante os primeiros anos de vida. E o mais sério é que muitas dessas enfermidades não são percebidas pelos pais ou familiares, que geralmente são os que detectam o problema. Como as crianças muitas vezes não reclamam, ou porque ainda não estão suficientemente maduras para tal ou porque o outro olho é bom, o estado patológico permanece, fazendo com que as chances de recuperação visual tornem-se cada vez mais dificeis, senão impossíveis. Poderá haver, ainda, um agravante se pensarmos que algumas dessas doenças são muito perigosas, podendo até colocar em risco a vide da criança, como é o caso do Retinoblastoma, nome dado à um tipo de tumor que acomete os olhos dos infantes mas que, por sorte, é muito raro.

2006-08-24 21:37:36 · answer #3 · answered by giselle_calais 3 · 0 0

É essencial para o bom desenvolvimento visual na criança que o pediatra seja orientado para incorporar o exame oftalmológico ao seu exame do recém-nascido; que “olhe o olho” do pequeno paciente assim como faz com deformidades ou realiza a manobra de Ortolani. Esse exame tão simples deve ser feito na própria maternidade antes que a criança dê alta hospitalar.
Uma lanterninha e um oftalmoscópio direto é tudo que o pediatra necessita para realizar o exame. Com a lanterna pesquisa os reflexos fotomotores e com o oftalmoscópio pesquisa do reflexo vermelho simetricamente nos dois olhos.

O exame é realizado na penumbra com o Oftalmoscópio colocado a aproximadamente a 1 metro dos olhos da criança observando-se o reflexo vermelho dos dois olhos. Se o reflexo for diferente entre os olhos ou não há reflexo em um ou ambos os olhos a criança deve ser imediatamente encaminhada para exame com o oftalmologista com urgência, pois podem existir patologias como:
Catarata congênita

Retinoblastoma

Em bebês prematuros e em recém-nascidos com infecção congênita o exame oftalmológico é imprescindível que seja feito pelo Oftalmologista.

2006-08-20 17:25:43 · answer #4 · answered by Tsunami 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers