English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vejo muitos cristãos condenarem os ataques terroristas muçulmanos, acusando-os de fanatismo. Em compensação, as igrejas cristãs tem como um de seus pilares a obediência a deus (algumas de forma mais rígida, outras menos), ao ponto de aplaudirem a história na bíblia quando um pai estava disposto a matar seu filho porque assim deus mandou.

Então eu pergunto: se seu deus aparecesse hoje para você, de forma que você não pudesse ter dúvidas de que era ele e ele era o verdadeiro, e mandasse você matar uma criança, por razões importantes para ele mas que você não conseguiria entender, você mataria? Ou desobedeceria a deus?

É uma pergunta séria, sem intenção de fazer gozação com qualquer religioso.

2006-08-19 16:54:54 · 37 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Bruska, minha época de fazer vestibular já passou faz tempo! :)

Não consegui ver onde você entendeu que eu falei na inquisição, mas tranquilo, vou tentar me fazer mais claro:

Muitos cristãos criticam os atentados a bomba de muçulmanos, e os muçulmanos fazem isso, no entender deles, em obediência a deus.
O cristianismo, por sua vez, tem como um de seus pilares a obediência a deus.
Então, se deus aparecesse hoje para você (de forma que você não pudesse duvidar de que era deus mesmo, no duro), e mandasse você matar uma criança (por razões que só ele poderia conhecer), você mataria ou desobedeceria a deus?
Ficou mais claro?
Desculpa pela confusão.

2006-08-19 17:07:59 · update #1

37 respostas

Olha com todo respeito que tenho a Deus jamais mataria uma crianca e se ele mandasse dizendo que era uma ordem dele e se nao cumprisse iria ao inferno eu simplemente falava pra ele que segundo os dez mandamentos matar e pecado certo?O problema nao e a religiao que as pessoas seguem e sim como a seguem.Cada um faz sua bases cristiana de acordo com suas conveniencias.Nao tenho religiao definita tambem nao preciso dela pra diser que acredito em Deus.Tenho ele em meu coracao e p/mim e so o que importa.

2006-08-19 17:07:07 · answer #1 · answered by Josie M 5 · 2 0

concordo com o bigman. Deus estava testando a obediencia de Abraao e sua fe. Ele nao deixaria nenhum mal acontecer a crianca.

2006-08-19 17:08:00 · answer #2 · answered by Cherry c 6 · 3 1

quando deus pediu para que o pai imola-se o filho,ele estava fazendo um teste de obediência a ele,é claro que ele não iria deixar acontecer.

2006-08-19 17:04:10 · answer #3 · answered by BIGMAN 2 · 3 1

Muito boa sua pergunta. Uma das melhores que já vi sobre religião. Parabéns.

A importância dessa pergunta está no fato de que isso não é muito bem discutido pela maioria das religiões. Sabia que uma mãe foi pra casa e matou o filho pensando ter ouvido a voz de Deus quando o pastor falava sobre esse assunto?

Primeiro vamos pensar no que aconteceu com Abraão e seu Filho Isaque. Deus prometeu que abençoaria todo o mundo por meio do descendente de Abraão. Só que ele fez essa promessa quando Abraão tinha 100 anos e sua esposa 90. Para aquele homem isso era impossível, parecia até engraçado.

O descendente veio. A promessa estava mantida, por meio do descendente todo o mundo seria abençoado (fazendo aí uma profecia sobre Jesus). Quando Deus fez aquele pedido, Abraão certamente raciocinou: Ele disse que me daria um filho e por meio desse abençoaria o mundo inteiro; o filho veio mesmo parecendo impossível; é certo que, mesmo que eu mate meu filho, ele vai voltar a viver. O contexto que ele vivia era outro, ele VIU um milagre. Além disso, Deus não permitiu que ele completasse o sacrifício porque isso traria muita dor e sofrimento, mesmo que o filho fosse ressucitado.

Aquele ato representava algo. Era um drama simbólico que indicava o que Deus faria com seu filho pela humanidade.

Séculos depois a Lei mosaica proibia o sacrifício humano, mesmo que com boas intenções.

Jesus aboliu até mesmo o sacrifício de animais, quanto mais o humano.
Mas você pergunta, se eu tivesse certeza que era uma mensagem de Deus.
Veja bem há um texto bíblico (desculpe não lembrar, estou sem a bíblia aqui) em que Paulo diz mais ou menos o seguinte "se alguém vier a vocês, mesmo que seja eu mesmo ou até mesmo um anjo, ensinando algo CONTRÁRIO ao que lhes ensinamos, não acreditem".
Outro texto diz que o Diabo insiste em se parecer com anjo de Luz.

Então se eu tiver a plena certeza que é Deus, quando ele fizer esse pedido, saberei que com certeze eu estava errado, não é Deus.

2006-08-26 07:46:20 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

É uma pergunta difícil de ser respondida por alguém como eu, que não tem religião e nem acredita nesse tipo de Deus que faz "testes" e submete seus seguidores a "provações". Se existe um Deus, ele sabe tudo. E se ele sabe tudo, não precisa testar alguém pra saber se esse alguém é ou não fiel a ele. É algo lógico. Não existe fé na lógica.

2006-08-20 14:53:14 · answer #5 · answered by CARMEN LUIZA M 3 · 1 0

Pergunta bacana.
Não.
1º) Acredito que mesmo tendo provas contundentes para ele ser Deus, ele não seria.
2º) Como poderia viver em paz com a consciencia que ele mesmo me deu, sabendo que ele mandou matar em pequeno ser sem maldade nenhuma, e na qual eu acredito que é a unica fonte que mantém o pouco de equilíbrio no mundo.
3º) Como poderia viver com o pouco de inteligência que ele me deu, sabendo que seria ferido o mandamento que ele mesmo criou, "Não matarás".
4º) Sempre achei que, se ele nos deu a capacidade de raciocinar, e de questionar, eu chegaria para ele e perguntaria, o porque, que razão importante é essa que eu não posso saber? Porque devo tirar o direito a vida que todo e qualquer cidadão tem? Entre outras coisas, pois as vezes é melhor não cumprir uma ordem, que cumprir e depois ter que assumir o erro sozinho.
5º) Enfim, acredito que será muito mais nobre para mim receber o castigo imposto por ele, que cumprir tão absurda ordem...
Escrevo isso sem medo e de coração aberto, pois acredito que Deus jamais pediria isso. Para mim, este Deus mau que citam na Bíblia, é pura história inventada pelo próprio homem como fim de controlar as massas por meio do medo. Deus é infinitamente bom e justo, nós, homens é que de uma forma ou de outra somos maus.
Abraços.
P.S. E queria deixar bem claro, que só penso desta forma porque fui criado aqui no Brasil, e em uma família que, embora me batizou como católico, nunca exigiu que eu frequentasse igreja, estas coisas. Se eu nao morasse aqui ou tivesse sido criado de outra forma, meus valores certamente seriam outros. Tenho raiva dos ataques? Sim, tenho, porém não posso condenar, pois as pessoas que o fazem, foram criados com valores diferentes dos meus, e acreditam cegamente naquilo que fazem, apenas fico triste pelos inocentes que morrem.

2006-08-20 01:52:03 · answer #6 · answered by JotaErre 4 · 1 0

Considero a pergunta negativa em relação a Deus.
Porque ele iria contradizer seu próprio mandamento:
"Não Matarás" ?
Minha resposta é: Não mataria !

2006-08-19 17:19:22 · answer #7 · answered by Wayne 5 · 2 1

Tipo ... Certa vez São Francisco de Assis estava em oração com seus irmãos ... então apareceu em uma pedra em auto relevo Jesus crucificado ... Logo São Francisco olhou e disse
- Meu senhor
- "Jesus" respondeu .. sabes quem eu sou ???
- Sim meu senhor.
- Se sabes quem eu sou então ajoelha e me adore ...
- Mas senhor???
- Sem mais, ajoelhe e me adore
- Não farei isso ....
- Como não??? queres ver minha ira????
- Não farei pois tu não é o senhor meu Deus

A imagem se apagou em meio a um grande tremor, então os irmãos de São Francisco, trêmulos de medo perguntaram...tu eis louco ... Deus ira nos castigar. Então Francisco disse. - Em toda a sagrada escritura, em nenhuma vez Jesus pediu para que o adora-se ... Aquele que vcs viram era o Diabo que se fez passar por Jesus ...

Deus nos deu a Sabedoria para que possamos distinguir o certo do errado, e se é de Deus, não existe margem para duvidas ...

2006-08-19 17:19:14 · answer #8 · answered by Arley 4 · 2 1

Esse tipo de possibilidade para mim seria impossível pois dentre as regras estabelecidas nos dez mandamentos está aquela que determina: "não matarás".
Não pretendo ser arrogante e nem fazer pouco de sua pergunta mas, para mim, qualquer coisa que aparecesse determinando matar algo por motivos alheios não seria Deus.

2006-08-19 17:13:18 · answer #9 · answered by juliocavalcanti1 2 · 2 1

Mas eu quero gozar!
Vi um pastor na tv que disse ''ser merecido'' o que sofreram os habitantes da Indon'esia apos o tisunami.
Depois um colega crentino disse a mesma coisa
Depois uma v'eia que veio me encher o saco logo cedo(aqueles de porta em porta)

Amor ao proximo!
Ame meu deus ou morra!!!!!
Hai Hitler!!

2006-08-19 17:09:33 · answer #10 · answered by sidney 2 · 2 1

fedest.com, questions and answers