English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

acho esta parada de destino, conversa fiada, comoé que pode esar tudo programado na minha vida e minha livre escolha, ela não existe?
não entendo pq tantas pessoas culpam o destino, nem como podem crer que isso exista.
acho que a palvra destino serve apenas para metáfora poéticas e vc?

2006-08-19 16:54:31 · 10 respostas · perguntado por catatau 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Não. Você já refletiu a respeito da frase: "somos herdeiros dos nossos próprios atos"? Acredito em sorte mas, de fato, valorizar o momento em que a mesma aparece em nossas vidas aproveitando-a depende das nossas atitudes!

2006-08-19 17:06:35 · answer #1 · answered by juliocavalcanti1 2 · 1 0

Não acredito. Você tá certíssimo quando diz da livre escolha.

2006-08-23 18:25:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Hoje em dia, é comum a crença de que o destino da pessoa é controlado por um poder sobre-humano. Por exemplo, muitos acreditam no Kismet, palavra islâmica para destino. Dizem que Deus predeterminou as conseqüências de todas as ações humanas e quando a pessoa vai morrer. Existe também a doutrina da predestinação, que promove o conceito de que “a derradeira salvação ou condenação de cada ser humano foi predeterminada” pelo Deus Todo-Poderoso. Muitos dos que professam ser cristãos se apegam a tal ensino.

SERÁ que o nosso destino final já está predeterminado e as decisões que tomamos não têm nenhum efeito sobre nosso futuro?

Suponhamos que o homem possa controlar seu próprio destino. Nesse caso, será que alguém poderia estar predestinado a realizar certa tarefa ou ocupar certa posição? E como Deus poderia cumprir seu propósito para a Terra se os humanos estivessem livres para controlar o seu próprio destino? A Bíblia oferece respostas satisfatórias para essas perguntas
Pense em como Jeová Deus nos fez. “À imagem de Deus o criou [i.e., ao homem]; macho e fêmea os criou”, declara a Bíblia. (Gênesis 1:27) Por termos sido criados à semelhança de Deus, temos a capacidade de refletir suas qualidades, tais como amor, justiça, sabedoria e poder. Deus nos concedeu também o dom do livre-arbítrio, ou liberdade de escolha, tornando-nos diferentes de todas as suas outras criações terrestres. Podemos escolher se queremos seguir a orientação moral de Deus, ou não. É por isso que o profeta Moisés pôde dizer: “Tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vós de que pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a invocação do mal; e tens de escolher a vida para ficar vivo, tu e tua descendência, amando a Jeová, teu Deus, escutando a sua voz e apegando-te a ele.” — Deuteronômio 30:19, 20.

O dom do livre-arbítrio, porém, não significa liberdade absoluta. Não nos livra das leis físicas e morais criadas por Deus para haver estabilidade e paz no Universo. Essas leis foram criadas para o nosso bem, e desobedecê-las pode ter sérias conseqüências. Imagine o que aconteceria se não levássemos em conta a lei da gravidade e saltássemos de cima de um prédio muito alto! — Gálatas 6:7.

Além disso, a liberdade de escolha impõe aos seres humanos certas responsabilidades que não são impostas às outras criaturas que não têm tal liberdade. O escritor Corliss Lamont perguntou: “Como podemos atribuir responsabilidade ética aos homens e puni-los por uma transgressão, quando aceitamos . . . suas ações e escolhas como predeterminadas?” É claro que não podemos fazer isso. Os animais, movidos pelo instinto, não são considerados moralmente responsáveis pelo que fazem, nem os computadores são chamados para prestar contas pelas funções para as quais foram programados. Portanto, a liberdade de escolha coloca uma pesada responsabilidade sobre nós e nos obriga a prestar contas pelas nossas ações.

2006-08-23 18:25:15 · answer #3 · answered by Edelvito 4 · 0 0

Eu acredito que na maioria dos casos o destino não existe, exceto a morte.
Porém, acredito que algumas pessoas realmente nascem com uma determinação muito grande para exercer uma determinada função, por exemplo, conheço uma pessoa que desde os 5 anos de idade, já queria em ser médico, e nada tirava isto da cabeça, e se esforçou e conseguiu. Talvês, esta determinação, seja uma forma de destino.
Abraços.

2006-08-20 08:05:29 · answer #4 · answered by JotaErre 4 · 0 0

Não. A partir do momento que temos o livre arbítrio não podemos ter um destino escrito.
É como dois caminhos, se você for por um podem acontecer variadas coisas, se for por outro, com certeza acontecerão variadas coisas também, mas não como as anteriores.

Abraços

2006-08-20 01:49:16 · answer #5 · answered by Karen 3 · 0 0

Na verdade, eu acredito naquele "destino momentâneo", ou seja, coisas misteriosas acontecem com você de repente, como encontrar com o seu vizinho no Chile nas férias de Julho sem nem saber que ele ía também...ou encontrar uma amiga sua numa estação de metrô bem longe de casa...

Fora isso, eu não acredito...pois caímos naquela questão de livre arbítrio. Se tudo está programado, para que vir à Terra então?

Acho que realmente certas coisas em nossas vidas são programadas por uma Lei Maior, mas só algumas. O resto, é consequência de nossos próprios atos.

2006-08-20 00:15:16 · answer #6 · answered by Dani~ 2 · 0 0

Existe uma palavra em Árabe
MAKTUB que quer dizer esta escrito,se esta escrito então o destino existe!
Mas tb temos o livre arbítrio que nos permite direcionar nossas vidas,tanto para o bem como para o mal.
Então amigo vamos usar nosso destino e nosso direito de escolha com sabedoria,pois estamos aqui só de passagem.

2006-08-20 00:13:14 · answer #7 · answered by lileulileu 3 · 0 0

ultimamente sim pq sou uma pessoa mt persistente , sempre corro atrás das coisas que quero e vou a luta e mesmo assim nao consigo realizar o que penso ser o melhor, ninguém nem entende mts coisas na minha vida por isso acho q essa droga de destino que manda, e não importa o tamanho do esforço o que tem q ser é, vc não muda!!

infelizmente

2006-08-20 00:11:47 · answer #8 · answered by Cindizinha 1 · 0 0

Nao existe destino. Ja pensou? Uma crianca favela condenada a virar marginal so por que o destino dela foi nascer numa favela? Em contra partida existe o livre arbitrio, onde cada um escolhe o caminho que quer seguir, o certo ou o errado e vai dar conta do que fez aqui durante a vida.

2006-08-20 00:10:04 · answer #9 · answered by Cherry c 6 · 0 0

Lembra da novela''O Clone''?
O tema principal era o destino.
Tem razao 'e po'etico,'e bonitinho,mas levar a s'erio nao d'a.

2006-08-20 00:12:34 · answer #10 · answered by sidney 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers