Segundo recente cálculo, concluiu-se que há 10 religiões principais e aproximadamente 10.000 seitas. Destas, umas 6.000 existem na África, 1.200 nos Estados Unidos e centenas em outros países.
Muitos fatores contribuíram para o desenvolvimento de novos grupos religiosos. Há quem diga que as várias religiões representam todas elas modos diferentes de apresentar a verdade religiosa. Mas, uma comparação de seus ensinamentos e de suas práticas com a Bíblia indica, ao contrário, que a diversidade de religiões se deve ao fato de que as pessoas passaram a seguir homens em vez de escutarem a Deus. É digno de nota que, em grande parte, os ensinamentos que têm em comum, mas que diferem da Bíblia, se originaram na antiga Babilônia. Quem é o instigador de tal confusão religiosa? A Bíblia identifica Satanás, o Diabo, como “o deus deste sistema de coisas”. (2 Cor. 4:4) Ela nos adverte que “as coisas sacrificadas pelas nações, elas sacrificam a demônios, e não a Deus”. (1 Cor. 10:20) Quão sumamente importante é, pois, certificar-nos de que estejamos realmente adorando o verdadeiro Deus, o Criador do céu e da terra, e de que a nossa adoração agrade a ele!
2006-08-21 17:03:19
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Como consta em uma resposta anterior as seitas religiosas se fraturam periodicamente e cada pedaço resultante modfica a crença um pouquinho, como se mutassem e produzisse cópias algo diferentes. Isso não interessa a nenhuma liderança religiosa. Elas simplesmente não podem evitar que ocorram. Há estudos antropológicos que sugerem que a diversidade gigantesca entre as crenças mostra que elas não tem nenhuma relação com um fenômeno divino e, sim, com uma necessidade (talvez um bug) da mente humana de acreditar em algo imaginário que possa diminuir as ansiedades e os medos.
2006-08-19 21:12:16
·
answer #2
·
answered by fritzbone 2
·
1⤊
0⤋
mene mene tequel parsim,
km 11/99
abraco
2006-08-21 23:59:42
·
answer #3
·
answered by LLian 3
·
0⤊
0⤋
kl, rq, w, g, od, aproxima-se o livramento...
2006-08-21 23:55:52
·
answer #4
·
answered by David 4
·
0⤊
0⤋
muito perspicaz vc it 1,2 e 3.
e ainda por cima discreto. parabens.
(Mt 10:16)
2006-08-21 23:27:36
·
answer #5
·
answered by Pauloyahoo 4
·
0⤊
0⤋
As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ao estilo anti-democrático e intervencionista da CIA de Nixon, Reagan e Bush?
2006-08-20 13:34:07
·
answer #6
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Interessa especialmente e somente, ao criador de cada nova religião. Um comércio como outro qualquer.
Responda. A quem interessa essa multiplicidade de casas de bingo novas?
É a mesma coisa!...
2006-08-19 21:20:35
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Apósto Paulo disse que quem almeja o episcopado excelente obra almeja.
Logo, trata-se de profissão. Mas o pastor ideal é aquele que Deus preparou para esse fim, o vocacionado.
E se querem saber, mais, Jesus, disse que são poucos os obreiros.
Os discipulos quiseram deter alguém que fazia a mesma coisa, todavia Jesus não permitiu. A lógica dele era, se não falam mal de Jesus, deixam os bichinhos quietinhos, deixa eles trabalharem, não os proibais.
A outra razão de várias religiões, é o respeito que Deus tem pela individualidade.
Não consta na Bíblia que denominação tal, é que será salva. Deus em sua imensa sabedoria disse: "MEUS OLHOS PROCURARÃO OS FIÉIS DA TERRA".
Melhor então se preocupar com fidelidade à palavra de Deus. A bíblia está aí na sua casa, com certeza, leia, e procure uma igreja que ensina de acordo com o que está escrito.
Exortou-nos Jesus:
EXAMINAI AS ESCRITURAS.
2006-08-19 21:18:59
·
answer #8
·
answered by fr_bezerra 3
·
0⤊
0⤋
Oi!... Essa história de "tantas religiões" que surgem a todo instante é tal qual a disputa por um cargo político: o objetivo final é conseguir dinheiro fácil, fácil... enganando os otários, os semi-alfabetizados, os incautos... Isso é notadamente visível nas chamadas "igrejas evangélicas"... Hoje em dia, elas estão "pipocando" praticamente em todas as cidades, com os mais variados e fantasiosos nomes que se possa imaginar... A quem interessa???... Ao mentor do seu registro, que visa UNICAMENTE lucrar com o seu feito... E os otários ficam lá, cantando, dançando, gritando, tentando "exorcisar" os seus falsos demônios... Fui, bjs.
2006-08-19 21:14:40
·
answer #9
·
answered by mestre-cuca 5
·
0⤊
0⤋
O cara de cima está certo. Além disso, o problema é grande por causa da livre interpretação da bíblia. A Igreja Católica não permite isso pois se julga portadora da voz de deus (papa). Já as protestantes se esfacelam cada dia mais em novas seitas pois tem sempre alguém que discorda de um pedacinho e aceita outro pedacinho. O fato da Igreja católica possuir uma hierarquia inabalável e que qualquer coisa que a ameaçe é reprimida, então fica mais difícil haver cisões dentro dela. Não conheço nenhum padre que queira fundar uma nova religião, já os pastores...
Isso não significa que a Igreja de Roma é santa. Cada dia se vê a diminuição de deus e aumento do poder dos santos. Não é preciso que o problema vire uma montanha para ver que alguma coisa está errada. Aqui, a festa da nossa senhora da penha foi realizada na páscoa. Nem de longe ouvi falar de sacrifício de cristo. Lá no site da Associação Montford Cultural tem um depoimento de uma pessoa que relatou uma igreja que supervalorizava a imagem da santa Fátima, colocando flores ao lado da estátua imensa. No cubículo ao lado, uma imagem de cristo rodeado por um chão sujo cheio de guimbas de cigarro.
O terço está na proporção de 10 ave-marias para um pai-nosso. O dono infeliz do site citado quis se defender ao afirmar que a igreja não idolatra santo, mas disse que a imagem de Fátima tem poder e muitas vezes milagres atribuidos ao espírito santo na verdade foram realizados pelos santos da igreja. Sem comentários.
2006-08-19 21:08:55
·
answer #10
·
answered by La Gioco 5
·
0⤊
0⤋
Penso que talvez o começo de toda religião esteja ligado a procurar beneficiar o ser humano, entretanto, quando começa a divisão de papeis dentro de uma instituição a luta pelo poder e o aprisionamento das mentes fracas, começa uma nova etapa para esta religião, acredito que uma religião voltada à libertação do ser humano, sem necessidade de regras culturais e sociais impostas pelas instituições, traga melhoria real para o ser humano. A multiplicidade deve-se a fatores de discordância com as instituições e crenças que talvez nunca foram questionadas ou atualizadas. Será que realmente existe uma religião verdadeira, ou todas são falsas?
2006-08-19 21:06:19
·
answer #11
·
answered by Richardson 3
·
0⤊
0⤋