English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-19 05:34:52 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Negócios e Finanças Empresas

11 respostas

A PRIVATIZAÇÃO FOI A MELHOR MANEIRA DO ESTADO NÃO CUMPRIR SUAS PRÓPRIAS LEIS TRABALHISTA, AFINAL COM A PRIVATIZAÇÃO SEREMOS UMA PÁTRIA DE MAL REMUNERADOS, EM CONTRA PARTIDA O ESTADO DESONERA SUAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS E DEIXA O CIDADÃO NA MISÉRIA E AGRADA A COMUNIDADE INTERNACIONAL VENDENDO O PATRIMÔNIO NACIONAL FINANCIANDO COM O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS, TÍPICO DE UM ESTADO CAPITALISTA... NÃO ??

2006-08-19 05:55:45 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Meu Deus! Eu fico impressionado como o brasileiro ainda acredita que o estado resolva alguma coisa! O estado brasileiro (e de resto, no mundo em geral) não tem capacidade de investimento nem competência gerencial para dar resultados em empresas produtivas. Quando muito, cuidar de áreas básicas como justiça e segurança.

A discussão sobre privatização é absolutamente ultrapassada. Vamos a alguns fatos:

1. Todos os países desenvolvidos privatizaram ou pretendem privatizar empresas que não sejam de foco de governo. Existem dúvidas pois, em caso de substituição de monopólio público por privado ou áreas de baixíssimo retorno financeiro, essa experiência não parece ter obtido bons resultados (é o caso de geração de energia e tratamento de águas).

2. Alguns governos ainda insistem em manter suas áreas públicas mais inchadas (a França é o melhor exemplo) e, por conta disso, estão pagando o preço do desemprego e pior performance econômica.

3. Os países mais liberais economicamente tem gerado mais empregos (Inglaterra e Irlanda, por exemplo). Suiça e Alemanha vivem um verdadeiro atoleiro de crescimento por conta de sua rígida estrutura trabalhista e de custos.

4. As empresas brasileiras privatizadas, já geraram em impostos mais de 10x (isso mesmo, dez vezes!!!) nos últimos anos o que geraram nos 10 anos anteriores antes de serem privatizadas. Isso é riqueza repassada para sociedade e não para bolso de político safado.

5. Quam avalia quanto vale uma empresa é o mercado. Ou seja, as pessoas dizem que foi tudo vendido "a preço de banana". Baseado em quê? Na opinião do PT? Em sua própria opinião? Como a concorrência era aberta, pagou mais quem quis pagar. As estradas de ferro, por exemplo, estavam em tal estado de ruínas que, até hoje, as empresas ainda tentam recompor os dormentes e trilhos.

6. O brasileiro ainda não gosta de empresa que ganhe dinheiro. Meu Deus! São essas empresas que geram impostos para sustentar o governo!

7. Falando em governo, esse sim é responsável pelos juros e pelos péssimos serviços públicos prestados. Seu quadro inchado e sua corrupção endêmica são muito mais maléficas ao país do que qualquer outro fator.

8. Praticamente todas as privatizações geraram empresas mais produtivas. O número de ramais telefônicos cresceu 3x em 10 anos! Algo impossível com o controle estatal. As pessoas reclamam da Telemar (que, aliás é uma empresa bem ruinzinha mesmo...) mas antes, pagávamos até R$ 10mil para ter um telefone em casa! Quem não se lembra disso? Tínhamos que esperar anos. Hoje a espera é de 5 dias.

9. Depois de vermos via imprensa "como é que se rouba em uma empresa estatal" como é que podemos querer isso ainda? Tudo que ainda é estatal funcional mal ou de forma muito cara.

10. O Satander deu lucro pois administrou melhor. O Banespa era um cabide de emprego e roubo. Só não vê isso quem se beneficiava do esquema. Ou então quem, polticamente, gosta de ficar gritando bravatas contra "neo-liberais".

Brasileiros, vamos parar de ter inveja de quem tem lucro e correr atrás de sermos mais produtivos e competentes. Não vamos criar respostas fáceis para problemas difíceis. Nosso problema é baixo nível educacional, estado inchado e excesso de corrupção. O resto é papo de socialista antiquado e movimento estudantil retrógado.

Finalmente, para aqueles que mencionem a Petrobrás como exemplo de estatal de sucesso (o que, parcialmente é verdade), gostaria de lembrar que existe uma frase famosa do Rockfeller que dizia:"O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada, o segundo é uma empresa de petróleo medianamente administrada e o terceiro uma empresa de petróleo mal adminsitrada.". Ou seja, petróleo sempre dá dinheiro.

2006-08-20 11:04:53 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Da maneira que é feito no Brasil é lésa-pátria. Vendem empresas enormes, com grandes mercados, bem aparelhadas, deficitárias por má administração por preço de banana.

Porque não transformá-las SA e vender apenas 49% das ações, entregando a administração para o setor privado mas mantendo o contrôle e a participação nos lucros?

2006-08-19 12:41:45 · answer #3 · answered by Zoing 5 · 1 0

Apesar de saber que a maioria das empresas privatizadas eram verdadeiros cabides de empregos, muitas sucateadas e sem investimentos a vários anos, a privatização em 99% delas foi um crime de lesa pátria.
Além de serem vendidas a preço de banana, foram pagas com o dinheiro do BNDES, isto é, nosso próprio dinheiro.
Muito mais se poderia dizer, mas vou encerrar dizendo que isso não é privilégio do famigerado Lula e seus asseclas, ou do maldito arrogante FHC e seus cúmplices.
Nos governos militares se sucederam vários escândalos abafados pelo regime.
Procurem saber como o Brasil comprou a Light.
E os caras se dizem patriotas.
Isso é uma vergonha!!!

2006-08-26 10:43:38 · answer #4 · answered by Iceman 4 · 0 0

Eu acho que nem um nem outro. Dependendo da empresa a privatização pode ser uma alternativa correta. As empresas públicas deveriam ser competitivas e oferecer bons serviços/produtos a preços adequados ... tudo isso DEVERIA SER ... na realidade, a grande maioria das públicas são extremamente ineficientes, e os serviços que oferecem deixam muito a desejar; além de ser canais de corrupção e desvio de dinheiro público.

A conta dessa inoperância toda é paga por nós ... com o dinheiro dos impostos; que em vez de estar sendo gasto em educação, saúde, infraestrutura etc, é gasto para cobrir a ineficiência do setor público. Lamentável ....

2006-08-20 09:22:05 · answer #5 · answered by Jose 2 · 0 0

Acho que, se todas as privatizações tivessem sido feitas de forma honesta e respeitando os valores (reais) de cada empresa, é lógico que teria sido a solução para muitos problemas, mas, acontece que muitos ganharam "por fora" e o povo, que deveria ser o maior beneficiado, acabou levando um "por dentro", pois, rolou a maior safadeza em todas as negociações e realmente fomos roubados, mas, se pegarmos como exemplo a telefonia, só ai já dá pra se ter uma idéia de o quanto evoluimos, pois, se tudo ainda fosse estatal, para termos um telefone instalado em casa teriamos que esperar uns quinze anos na fila e pagar uns quinze mil reais por ele, pois, o governo nos obrigava a comprar suas próprias ações "super-valorizadas", e, com a privatização, não permitiu que as empresas fizessem o mesmo com "o pobre e tão sofrido povo brasileiro".
è assim mesmo, enquanto é o governo que explora, esta tudo certo e é para o "bem" do Brasil e do seu povo, mas, quando outros assumem o controle, eles criam um monte de regras e dificuldades para proteger suas antigas vitimas de assalto...

A resposta é: sim, privatização é bom, e, no Brasil melhor ainda, pois, por mais que tenhamos perdido nas transações erradas, o governo não teria competencia, ou melhor, não teria capacidade de gerenciar todas essas empresas, e, a roubalheira estaria muito maior se tivessem todo esse capital em mãos, deus me livre, nem pensar!!!

2006-08-19 12:52:04 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

lesa patria

2006-08-19 12:49:57 · answer #7 · answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6 · 0 0

Só um exemplo: O Banco Santander pagou quanto pelo Banespa?
Simplesmente o lucro (veja bem, o "lucro") que ele teve no 1º semestre do ano seguinte.
Ou seja, em um semestre, pagou por uma empresa que poderia até hoje estar mantendo o lucro aqui dentro.

2006-08-19 12:47:38 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Nem uma coisa, nem outra. Existem privatizações que deram certo, como as das telecomunicações. E as que deram errado, como o do setor elétrico e o ferroviário.

Da minha parte, acretido que o Estado deve manter aquilo que é essencial para manter o bem-estar da população, não aquilo que está fora desse foco. Por isso, acredito que se deva privatizar certos setores que não são considerados essenciais para o Estado, e que a iniciativa privada seja capaz de administrar.

2006-08-19 12:43:16 · answer #9 · answered by Leonardo V 2 · 0 0

é um crime sim!!!!!!!!!!!

2006-08-19 12:40:24 · answer #10 · answered by kênia 3 · 0 0

Sou a favor das privatizações em partes. Privatizações acabam com a corrupção no país. Mas tem q saber o que vai privatizar. Sou contra a privatização do metrô

2006-08-19 12:39:49 · answer #11 · answered by Phino 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers