A MAÇONARIA talvez um dos maiores alvos da curiosidade de várias pessoas há tempos. Sendo uma sociedade fechada, ela se auto define como segmento filantrópico, filosófico, educativo progressista.
O interesse pelo que está oculto tem atraído muitos a ela como insetos em plantas carnívoras.
Esta sedução não se limita apenas a homens não evangélicos, mas infelizmente é algo que está alastrando a anos em alguns segmentos das Igrejas , tamanha é a inocência de alguns líderes, que muitos não somente fecham os olhos para a coisa, como também participam como "bons maçons".
"Meu povo padece porque lhe falta conhecimento". (Os. 4:6)
É preciso uma análise minuciosa acerca dessa entidade, para que se saiba com que ou que se está lidando. Um posicionamento contrário em meio a Ignorância não é o bastante. É necessário conhecimento de causa. É preciso tirar a pele da suposta ovelha para que vejamos o lobo.
Origem e Fundadores
Pouco se sabe a respeito da origem e fundadores da Maçonaria. Porém, o que não faltam são "contos de fadas" acerca desse assunto. São personagens da Antigüidade que são destacados como verdadeiros heróis neste meio.
Tubalcaim é citado como o primeiro maçom. Descendente de Caim, filho de Lamec com Seba, este homem que é dito pai dos que trabalham com cobre e ferro, viu em seu pai o exemplo de um homem homicida e polígamo (Gn. 4:22-24).
A lista segue com Ninrode, grande caçador diante do Senhor, esta figura é considerada fundador da Babilônia e arquiteto da Torre de Babel (Gn. 10:8,9; 11:1-9). Isso com certeza aproximam os ideais da Torre de Babel a Maçonaria.
Entretanto, o mais reverenciado de todos os "patriarcas" é Hiram Abif.
Conta a Maçonaria que durante a construção do templo, Salomão contava com a ajuda do rei de Tiro Hiram, e contratou o filho de uma viúva chamado Hiram.
Diga-se de passagem, que este aparece nos relatos bíblicos apenas como bronzenista, mas aos olhos da Maçonaria, é visto como o arquiteto.
É acrescentada a história o relato de sua morte. Hiram é tido como Mestre (3º grau maçom), e seus três ajudantes como companheiros (2º grau), os quais o assassinaram em busca do Segredo da Palavra.
Os dois reis são informados da morte, e que o corpo fora enterrado. Após uma conturbada estória de ressurreição, entende-se que os segredos do Mestre são guardados até o seu descobrimento na Idade Média.
Os Maçons (pedreiro em francês) são quase que um sindicato em seus primórdios. Chamada Maçonaria Operativa nesta época desenvolveu-se com o passar dos séculos, não se restringindo mais apenas a artesãos, mas tornando-se aberto a outros grupos da sociedade. Nasce assim a Maçonaria Especulativa.
Em 1717, quatro lojas na Inglaterra se uniram, formando a Grande Loja, da qual se originaram todas as lojas restantes no mundo.
Desenvolvimento Histórico
Ao passar de Operativa para Especulativa, a Maçonaria não mais se restringiu aos artesãos, mas dispôs a estar aberta a outros membros (clérigos, políticos, cientistas, etc.). Todos estes tiveram papel importante na formação de doutrinas, rituais e graus de progressão. O que não isenta o fato de que muito do que há na Maçonaria foi herdado do paganismo antigo e religiões ocultistas medievais.
Logo, a Maçonaria moderna é fruto dessas infusões ocultistas. Não anulando também os aspectos próprios do sindicato que ressaltam através de símbolos fustões morais (agora revestidos de aspectos espirituais).
Doutrina e Refutações Bíblicas
"Dizer que uma árvore não é árvore não anula a verdade".
Ainda que declaradamente a Franco Maçonaria não assuma ela é uma religião.
Dotada de uma visão politeísta, ela é sincretista e monísta.
Tem como base a Loja Azul, que podemos chamar de a "capa do livro". Dividida em três hierarquias (Aprendiz, Companheiro e Mestre), são rasos conhecedores da verdadeira doutrina.
Saindo da loja, passamos a divisão em dois ritos, o de Iorque e Escocês. O grau mais elevado é o 33º, que no Brasil é chamado Grande Inspetor Geral.
As doutrinas são chamadas Landmarks, e de forma geral resumem-se a três pontos: Paternidade de Deus, Fraternidade Universal e Imortalidade da alma.
Paternidade de Deus:
Com base na visão Deísta, Deus é o Pai de toda humanidade, independente de crença religiosa. A estes não se revela de forma específica, mas tão somente através da natureza e da consciência do homem. Ele é inatingível, incognitível e distante. Tendo pouco a se dizer sobre Ele, pouco também haverá para se discordar a seu respeito.
Assim não depende em que você crê, pois em nada alterará sua posição para com o Pai . Está aberto um leque de escolhas onde você pode chegar-se a Ele através de Buda, Maomé, etc.
Desta forma a Maçonaria transforma Deus em algo genérico, que atende a todos os gostos.
Para isso dão o nome de Deus de Jabulon, Jeovah, Bel ou Ball e Om formam a "Trindade Maçônica".
Mas o que a Bíblia diz?
A expressão "Filhos de Deus" não é encontrada no Antigo Testamento com referência a homens, mas a anjos. Quando observamos no Novo Testamento encontramos a relação desta identidade a homens regenerados em Cristo Jesus (Jo. 1:12; Rm. 8:14).
Com certeza Deus se revela através da natureza (Rm. 1:19-20; Sl.19:1) e da consciência humana (Rm. 2:15; Pv.20:27), porém não se limita a isso, mas se revela por meio das escrituras (Rm.15:4; II Tm.3:16), bem como ainda por seu Filho Unigênito (Jo.1:14; Hb. 1:2).
A consciência do homem está corrompida (Tt. 1:15) o que torna difícil o entendimento. Seus olhos foram cegados pelo deus deste século (II Co. 4:4), fazendo que desta forma se multipliquem as religiões pagãs por sobre a terra, das quais a Maçonaria recebe em seu seio.
A associação do nome de Deus com outros deuses fere a integridade daquele que é o Altíssimo, ao qual ninguém se equivale e subsiste por si só (Ex.3:14;Jo.2:3;Is.40:18).
Ele é zeloso e sempre se mostrou presente na história de seu povo (Ex.20:4; 33:14), o que desmente a teoria Deísta.
Realmente o homem não pode chegar a Deus por si só, porém recebeu a revelação maior, através do qual pode chegar-se a Ele: Jesus Cristo, o filho do Deus Vivo, o único caminho (Jo. 14:6).
Fraternidade Universal:
A conseqüência natural da paternidade de Deus, é a idéia de que todos os homens são irmãos espirituais .
Encontramos neste ensino a natureza humanista da Maçonaria. Através desta afirmação, os maçons fazem do homem um ser divino, que através do auto conhecimento pode chegar ao conhecimento de Deus. Com isso incentivam a fé no próprio homem, elevando-o ao nível de Deus, tornando-o passível de adoração.
Será Jovem?
Ao entrarmos na vida através do sangue de Jesus, passamos das trevas para a luz. Sabemos que não pode haver por isso jugo desigual, comunhão entre santos e os profanos.
No Éden encontramos o autor da idéia de que o homem pode ser divino. A serpente trouxe essa proposta a Eva através do incentivo a desobediência.
Sabemos muito bem a conseqüência (Gn. 3). Nem os anjos (Ap.22:9), nem os apóstolos (At. 10:25-26; 14:11-15), os finais convivem e conviveram tão perto de Deus, aceitaram adoração.
A fé depositada em si mesmo, traz ao homem apenas destruição ( Is.2:22; Jr. 17:5-6).
Imortalidade da Alma:
Concluindo que Deus é o Pai de todos, e que assim somos todos irmãos, nada resta senão a salvação de toda a humanidade, rumo ao Oriente Eterno. Ser maçom leva o homem tão somente ao auto conhecimento, o qual como já foi dito, ao conhecimento de Deus. Isso os tornam detentores de segredos maiores, os quais os profanos não têm acesso.
Trata-se de uma auto justificação também, pois os mesmo se enxergam como puros. Para isso, o símbolo dos velos e aventais.
A bíblia deixa bastante claro a condenação dos que não aceitam a Jesus como único redentor (Jo. 3:18). Afirmar que o auto conhecimento oferecido pela Maçonaria é a luz, também não funciona (Jo. 3:19-21). Ao se auto intitularem como puros de mente e coração, justos e íntegros, contradizem a Palavra de Deus (Gn. 8:21; Is. 64:6; Rm. 3:10).
Pensem Nisso.
2006-08-18 06:49:07
·
answer #1
·
answered by Enio Elias 6
·
0⤊
0⤋
Sim, na verdade a 'cabeça' da Nova Ordem Mundial é a sociedade Secreta illuminati, na qual estão inseriros os ex presidentes dos EUA Busch, pai e filho, Barack Obama, and so on. É Preciso atenção pois o momento é delicado e é preciso a união de todas as religiões cristãs do mundo. bjs.
2016-12-14 07:48:55
·
answer #2
·
answered by civil 3
·
0⤊
0⤋
Diabos, seres mitologicos, espiritos que descem sobre a mesa bla, bla, bla.
Eu não acredito no sobre natural.
A maçonaria nada mais é que um grupo de pessoas que cultuam o ocultismo. São extremamentes capitalistas (tanto que pra vc entrar lá tem que ser bem das pernas) são unidos, evidentemente e tem um pacto de de ajuda entres os integrantes da comunidade financeira, moral e por aí vai.
Quanto ao ocultismo, isso faz parte da tradição.
Na idade média, mais exatamente no feudalismo, onde o rei e o clero tinha o poder de tudo desde a burguesia ao feudo, associações que visassem a o enriquecimento de terceiros e contudo desvio de dinheiro da coroa e da igreja, tiveram que introzir codigos para que não fossem vistos nas reuniões celebradas. O aviso as vezes era feito por um participante passeando com um bode pela aldeia, se branco a reunião seria na casa daquelo ao meio dia, se preto era a noite na casa de quem guiava o herbivero a noite. Caso contrario era perseguido pelo soldado do rei enfim...
Quanto aos materiais esquisitos (tunica preta, espada e tal) simples:
Já se perguntou porque o padre usa uma tunica branca e uma serie de instrumentos cruz, simbolos e tal?
2006-08-18 07:05:44
·
answer #3
·
answered by CLAUDIO 1
·
0⤊
0⤋
eles se define como segmento filantrópico, filosófico e educativo. para maiores informações procure no site www.cacp.org.br
2006-08-18 06:37:02
·
answer #4
·
answered by VOTEI 45 E NÃO ME ARREPENDO 3
·
0⤊
0⤋
Eles cultivam o ocultismo, só os membros sabem, mas eu fiquei sabendo q eles reproduzem alguns sinais, que os membros, eles podem até nem se conhecer q eles sabem q eles são maçons. Eles tem tbm a finalidade d ajudar uns aos outros, na verdade eu não sei bem como funciona, nem tem como saber né, isso q eu disse é o povo q fala.. hauahauhua
2006-08-18 06:23:27
·
answer #5
·
answered by be 1
·
0⤊
0⤋
martinha eu nao sei direito, mas sei que eles usam espadas e tunicas pretas, so homens participam.
descobri que quando algum entra na "religiao" tem injetado no seu corpo 16% de sangue de um bode, que é o seu animal sagrado.
eles tb tem que dar o seu filho primogenito como um tipo de oferta.
nao considero isso religiao, acho que ta mais para uma seita
2006-08-18 06:20:58
·
answer #6
·
answered by Frank R 2
·
0⤊
0⤋
Pouco se sabe a respeito da origem e fundadores da Maçonaria. Porém, o que não faltam são "contos de fadas" acerca desse assunto. São personagens da Antigüidade que são destacado como verdadeiros heróis neste meio.
Tubalcaim é citado como o primeiro maçom. Descendente de Caim, filho de Lamec com Seba, este homem que é dito pai dos que trabalham com cobre e ferro, viu em seu pai o exemplo de um homem homicida e polígamo (Gn. 4:22-24).
A lista segue com Ninrode, grande caçador diante do Senhor, esta figura é considerada fundador da Babilônia e arquiteto da Torre de Babel (Gn. 10:8,9; 11:1-9). Isso com certeza aproxima os ideais da Torre de Babel a Maçonaria.
Entretanto, o mais reverenciado de todos os "patriarcas" é Hiram Abif. Conta a Maçonaria que durante a construção do templo, Salomão contava com a ajuda do rei de Tiro Hiram, e contratou o filho de uma viúva chamado Hiram. Diga-se de passagem que este aparece nos relatos bíblicos apenas como bronzenista, mas aos olhos da Maçonaria, é visto como o arquiteto. É acrescentado a história o relato de sua morte. Hiram é tido como Mestre (3º grau maçom), e seus três ajudantes como companheiros (2º grau), os quais o assassinaram em busca do Segredo da Palavra. Os dois reis são informados da morte, e que o corpo fora enterrado. Após uma conturbada estória de ressurreição, entende-se que os segredos do Mestre são guardados até o seu descobrimento na Idade Média.
Os Maçons (pedreiro em francês) são quase que um sindicato em seus primórdios. Chamada Maçonaria Operativa nesta época desenvolveu-se com o passar dos séculos, não se restringindo mais apenas a artesãos, mas tornando-se aberto a outros grupos da sociedade. Nasce assim a Maçonaria Especulativa.
Em 1717, quatro lojas na Inglaterra se uniram, formando a Grande Loja, da qual se originaram todas as lojas restantes no mundo.
2006-08-18 06:20:44
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é uma ceita secreta, que elimina as pessoas que perguntan sobre ela .. aonde vc mora ?
2006-08-18 06:19:44
·
answer #8
·
answered by dandan 3
·
0⤊
0⤋
è uma seita fechada onde só entra se for convidado
2006-08-18 06:19:40
·
answer #9
·
answered by ginho 5
·
0⤊
0⤋