e não um incentivo à virtude. Com efeito, se sabemos que temos só uma vida e que, ao fim dela, seremos julgados por Deus, procuramos converter-nos antes da morte. Pelo contrário, se imaginamos que teremos milhares de vidas e reencarnações, então não nos veríamos impelidos à conversão imediata. Como um aluno que tivesse a possibilidade de fazer milhares de provas de recuperação, para ser promovido, pouco se importaria em perder uma prova - pois poderia facilmente recuperar essa perda em provas futuras - assim também, havendo milhares de reencarnações, o homem seria levado a desleixar seu aprimoramento moral, porque confiaria em recuperar-se no futuro. Diria alguém: "Esta vida atual, desta vez, quero aproveitá-la gozando à vontade. Em outra encarnação, recuperar-me-ei" . Portanto, a reencarnação impele mais à imoralidade do que à virtude.
Pax Domini
2006-08-18
04:34:42
·
13 respostas
·
perguntado por
Pax Domine
3
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Cara, mas que implicância com a reencarnação! Já é a terceira pergunta sua (criticando) que eu vejo, embora os argumentos sejam bons! Mas esse raciocínio tem uma falha (embora muitos possam concluir isso mesmo).
Alguém que pensa assim, sofrerá duplamente após a morte. Primeiro porque perceberá que viveu uma vida inteira de inutilidades e não evoluiu nada (pensa que ver os mais evoluídos e não poder chegar ao nível deles é bom?), tendo que partir do mesmo ponto em que estava. Segundo porque, provavelmente (para evoluir mais rápido, recuperando o tempo perdido) viverá dessa vez uma vida mais difícil, onde terá muitos problemas e tentações a resistir.
Pense só no seguinte... Acha essa vida divertida, cheia de maldades, crimes, dores e frustrações (claro que tem muita coisa boa também)? Não sería muito melhor estar num nível onde vivesse em um mundo sem tantos crimes e egoísmo (porque existem outros mundos habitados sim, senão o universo sería um grande espaço desperdiçado por Deus)? Um mundo onde, por existirem apenas seres mais evoluídos, estes tenham menor necessidade da matéria, tendo corpos mais etéreos e, desse modo, menos sujeitos aos problemas físicos?
Pensando assim, não vale a pena ficar aqui de bobeira, fazendo só besteira! Claro que o espiritismo tem essa falha! Muitos o interpretam para seu próprio ego se sentir satisfeito.
2006-08-18 04:50:08
·
answer #1
·
answered by Makoto 6
·
2⤊
0⤋
Os reencarnacionistas dizem que uma alma imortal encarna quantas vezes for necessário até que se torne pura.
Mas também dizem que os problemas não resolvidos em uma vida voltam com peso maior na próxima, assim como uma dívida não paga no vencimento é acrescida de multa e juros de mora.
Se múltiplas reencarnações podem tornar as pessoas indolentes, por outro lado podem dar esperança a aqueles que, pela existência única, já se consideram condenados pela justiça divina.
Como ninguém sabe quem está certo, o melhor é viver com a intensidade do último dia e a responsabilidade do primeiro.
2006-08-18 12:03:52
·
answer #2
·
answered by Wagner S 6
·
4⤊
0⤋
impor uma falsa imagem de virtude é mais imoral.
2006-08-18 19:46:06
·
answer #3
·
answered by betoquintas 6
·
1⤊
0⤋
Não. Ao contrário. Você terá que resgatar suas divídas passadas.Não haverá impunidade.(É cumulativo)
O seu saldo não desaparece ao final de uma encarnação, pois permanecerá registrado.
Você pensa que em uma só vida poderá desenvolver todo seu potencial? Já imaginou um aluno de 50 anos de idade na 1ª série do ensino fundamental??
Você está mais para Morfeu do que para pax domini.
2006-08-18 11:57:17
·
answer #4
·
answered by NUNCIUS SIDERIUS 3
·
1⤊
0⤋
Pax... Essa questão é muito mais delicada do que prega em seus argumentos. Se há ou não reencarnação, não significa que essa condição de "recomeçar" seria a causadora da imoralidade. O imoral é uma denominação do caráter e pior ainda é viver acuado tentando fazer o "certo" para não sofrer um possível julgamento de Deus.
As boas ações como honestidade, respeito ao próximo e o amor entre entes queridos e amigos tem de ser algo verdadeiro e não como uma espécie de protocolo a ser preenchido! Além do mais, deixo um questionamento para refletir: - Por acaso já parou para pensar que vc pode ter reencarnado e o que trouxe de outra vida não poderia ser lembrado? Enfim... Não sabemos de onde viemos e nem para onde vamos, mas o modo como passará por essa experiência única vai de cada um de nós. Um abraço =)
2006-08-18 11:49:59
·
answer #5
·
answered by ? 3
·
2⤊
1⤋
A realidade,( fora de todos esses conceitos religiosos) é que somos sementes de bilhões de anos de existência, enquanto vivos.
A natureza, sendo perfeita, nos limitou ao que somos desde o princípio.
Essa limitação fazem com que acreditamos mais no que não se vê.
Pode observar ao nosso redor que as tecnologias evoluem, porém somos os mesmos. Não há evolução entre os humanos
Os animais formam suas manadas para evitarem o caos.
os humanos não. Formam suas manadas para produzirem o caos.
Mudanças. Só Deus sabe quando.
2006-08-18 11:49:31
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Estude. Não é "ler" e sim estudár.
Só isso ;)
http://www.espirito.org.br/index.asp
Você ja tem uma idéia leviana sobre a reencarnação, e pouco esclarecida.
O conceito de reencarnar é claro, porém demais detalhado.
2006-08-18 19:50:15
·
answer #7
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋
Em primeiro lugar não acredito em reencarnação! Pois à Bíblia diz, q ao homem está destinado à morrer uma única vez vindo depois disso o juízo! Mais em concernente à sua pergunta causaria sim à imoralidade,por isso q muitos acreditam,e fazem oq fazem por ai,se desmoralizando,e abrindo feridas em meio à sociedade,e em si próprio! Pois não há nada melhor do q estar com CRISTO.
Valeu!!!!
2006-08-18 11:55:25
·
answer #8
·
answered by tigrao s 1
·
0⤊
0⤋
Não existe reencarnação.................
2006-08-18 11:47:52
·
answer #9
·
answered by MarZa 3
·
0⤊
0⤋
Reencarnação não existe, amigo.
Suas suposições é produto de uma ilação.
2006-08-18 11:47:41
·
answer #10
·
answered by Enio Elias 6
·
0⤊
0⤋