Raciocínio torto.
Não que eu creia em reencarnação. Na Índia o sistema de castas foi estabelecido sobretudo prá manter a ordem social e o poder estabelecido pelo Bramames(Sacerdotes intelectualizados do topo da pirâmide). No entanto mesmo dentro da Índia esse comportamento é milenarmente criticado. Veja essa passagem do Bagavah Gita (canção do Divino Mestre-Krishna), que deve ter uns 3000 anos:
"Na visão do sábio humilde,
não existe diferença,
entre o Brâmame educado,
o elefante, a vaca, o cão
e o comedor de cachorro" (o mais baixo na hierarquia, pária)
Então o conceito de reencarnação foi maliciosamente utilizado seguindo o seu raciocínio. Porém se você verificar a visão budista, reencarnacionista, verá que o maior mérito é melhorar a vida das pessoas e diminuir o sofrimento de todos os seres sencientes a partir da compreensão e do amor compassivo. Crê-se que a partir daí você pode reencarnar em uma vida melhor, sendo bom, e não sendo omisso ou egoísta.
2006-08-18 02:05:17
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
A justiça divina não deve ser determinada pela vontade humana de ajudar ou não as outras pessoas. A teoria reencarnacionista preve a vinda a terra novamente para um processo de aprendizagem. Uns para aprender sobre humildade, outros caridade, outros bondade etc e tal. A pessoa que recebe ajuda ou esmola, viria para aprender a ser humilde e grata pela vida. E não para pagar nada. Só aprender. A pessoa que dá ajuda e faz bem ao próximo veio aprender a amar ao próximo, vencendo os sentimentos de egoismo, de dono da verdade (religião, castas, etc). O processo de castas na India é um instrumento de preconceito forte e institucional, que faz com que as pessoas se justifiquem para não dar ajuda a quem precisa. Vencer esta barreira é uma aprendizagem de elevação espiritual. Do nosso lado, os cristãos também tem muito o que aprender sobre amar ao próximo, seja na posição de dominador ou na de dominado. Não existe o processo de pagar pecados, mas de aprender e usar sentimentos e atos de nobresa espiritual, seja no papel de receber ou dar caridade. Quanto a teoria reencarnacionista, é uma questão de se buscar a verdade ou manter-se na casta do dominio da verdade.
2006-08-18 02:49:03
·
answer #2
·
answered by Beto 3
·
2⤊
0⤋
Vejo realmente que seu racionio é de extrema incoerencia.
a você só desejo a luz do esclarecimento.
e a resposta foi dada já na sua outra pergunta absurda.
Fique em Paz
2006-08-18 02:43:51
·
answer #3
·
answered by Eu Cristão 2
·
1⤊
0⤋
o lema do espíritismo é fora da caridade não há salvação
Depois DEUS não castiga,
Estamos envoltos na lei de causa e efeito,
por exemplo se tivermos o vicio do alcoolismo , estaremos prejudicando um corpo saudável, cometendo auto-suicídio, e morreremos mais cedo, isso não é castigo Divino, é a reação de nossos atos.
Se vires um filho, parente ,amigo errar, abandonará ele a própria sorte só por que ele errou? ou ele se arrependendo e proposto a reparar seu erro , não o ajudará?
Depois nem toda prova é uma expiação.
Ou seja poderemos estar passando por algo com intuito de crescermos, assim como escolhermos um curso para adquirir conhecimento, escolher uma situação para crescer.
E não necessáriamente se vc nasce sem um braço é porque cortou o braço de alguém.
GENERALIZAÇÃO, e subestimar a Doutrina Espírita ou qualquer outra q acredite em reencarnação.
Quem assim o faz é porque desconhece o assunto!
14. A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.
Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?
A verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de consolação que lhe aditeis. Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo.
Estão próximos os tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande fraternidade, em que os homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e esperança e conduzirá as almas às moradas ditosas. Amai-vos, pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os outros infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém desprezeis. Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.
Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade. Não vos cabe dizer de um criminoso: ~ um miserável; deve-se expurgar da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de tal espécie, a morte que lhe infligem." Não, não é assim que vos compete falar. Observai o vosso modelo: Jesus. Que diria ele, se visse junto de si um desses desgraçados? Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de piedade; estender-lhe-ia a mão. Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com fé. E tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele. Elisabeth de França. (Havre, 1862.)
2006-08-18 02:29:50
·
answer #4
·
answered by Jaqueline K 3
·
1⤊
0⤋
Me desculpe, mas esta bem evidente que vc não entende absolutamente nada do que esta falando, e para que possa te explicar eu precisaria escrever muito aqui, então veja alguns livros da doutrina espírita e de uma estudada, na boa.
2006-08-18 01:56:44
·
answer #5
·
answered by AAZanettti 4
·
1⤊
0⤋
porque não podemos ajudar o mundo e sim os que estão proximos e querem ser ajudados
2006-08-18 01:56:13
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pax, a reencarnação não destrói a caridade, os homens a destróem.
O objetivo da reencarnação é aprimorar-se espiritualmente, fazer o bem para se purificar. Se você tem como ajudar alguém necessitado, deve ajudá-lo (Deus o quer), não importa o que aquela pessoa fez em outra vida (por isso a gente não lembra).
A culpa é daqueles que interpretam mal a reencarnação e se acham muito cômodos dizendo: "Não vou ajudar aquele ali... Ele tá assim porque mereceu!". Isso é arrogância! É se achar no direito de julgar os outros!
Se alguém nega ajuda ao necessitado (podendo ajudar), está sendo mau e terá que responder por isso depois.
Concluindo... O problema não é da reencarnação, mas sim do homem.
2006-08-18 04:28:51
·
answer #7
·
answered by Makoto 6
·
1⤊
1⤋
reencarnaçaõ não existem e sim ressurreiçaõ.Examine a biblia ,e entederar .
2006-08-18 02:02:18
·
answer #8
·
answered by fcs 2
·
0⤊
1⤋
Conversa...
2006-08-18 01:59:08
·
answer #9
·
answered by Ines M 5
·
0⤊
1⤋
Primeiro, reecarnação não existe. Acreditar em reecarnação é anular o sacrifício de Jesus, pois se nós mesmos pudéssemos nos redimir voltando e vivendo de novo, não teria motivo de Jesus ter morrido na cruz pra nos livrar do pecado. A caridade deve sim ser exercitada, o amor ao próximo é um mandamento de Deus. Tudo faz sentido quando se acredita na coisa certa!
2006-08-18 01:56:36
·
answer #10
·
answered by flordocampo 5
·
0⤊
1⤋