Claro que não. Há regras e doutrinas em várias religiões.
O Talmud pra os judeus, o Alcorão para os muçulmanos, os Vedas para os Hindus, os Sutras para os Budistas.
O que acontece é que normalmente as religiões declaram seus livros como "a Verdade", "o Caminho" etc.
O conhecimento não está restrito e nem cabe em um livro.
2006-08-18 01:48:32
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Se vc quer saber mesmo a resposta vc deve entender o porque da biblia ser unica regra de fé para alguns e a principal para outros.
Ela é a única para os seguidores do protestantismo, a partir do sec.16 qdo Lutero se rebelou protestando contra artigos da doutrina Católica. O principal lema dele era Sola Scriptura, só a escritura, como sendo regra de fé. Por que? Porque a Igreja Catolica, qua afinal foi a responsável pelos escritos sagrados não terem-se perdido durante a Idade Média, através dos monges copistas, acolhe principalmente a Biblia como sua regra de Fé, porém, para manter a unidade da interpretação e da exegese, adota o principio do Magistério da Igreja, ou seja, em questões controversas prevalece o entendimento oficial, em última palavra o do Papa (que é infalível SOMENTE em questões ligadas á fé). Isto manteve a Igreja Una durante 2 mil anos, impedindo que ela se fragmentasse nas milhoes de seitas protestantes q hj existem, onde cada fiel é o proprio interprete do terxto sagrado e sai por ai a pregar a sua versão. Donde, vc ter desde dos q se matam pra dizer q o sabado é sagrado e nao o domingo como para outros, que Jesus morreu numa estaca e nao na cruz, que Jesus é Deus, ou q não é, que se deve batizar merulhando o car a no rio (e muitos morrem afgados) etc etc isto resulta no fundamentalismo e sectarismo que hj vemos solto por ai, semente de discordias intolerancias, atos de vandalismo etc etc.
Assim, cada crente é seu proprio papa,seu pp fiel, seu pp sacerdote, seu pp interprete. este princípio é conheceido como o da livre interpretação.
A Igreja como eu disse se baseia,no texto sagrado e na interpretação deste pelos chamados "padres" da Igreja, os primeiros teólogos do cristianismo, que nos primeiros seculos sistematizaram os fundamentos doutrinários, a partir da Biblia, esclareceram pontos controversos e sedimentaram a fé católica. É isto já corre ha 2 mil anos, sem maiores alterações.São deste período figuras como Sto Agostinho, cujo pensamento é base da filosfia ocidental ate hj em complemento aos filosfos gregos clássicos.
Então meu amigo a questão e esta ,não ha duvida q a Biblia é a Palavra de Deus, mas como toda palavra necessita de uma exegese correta para nao se incorrer em perigosos erros e desvios, confusoes e mau uso do texto sagrado para fins inconfessáveis de corrupçao e exploração do povo e isto so é seguro com o magisterio da Igreja, una santa católica e apostólica.
2006-08-18 10:00:49
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
1⤊
0⤋
Não. Ela é mais um entre tantos livros sagrados que existem, de acordo com a religião e cultura locais. Como no Brasil, a esmagadora maioria é cristã, difícilmente os indivíduos aceitam o fato de que a verdade não é monopólio hebraico. É uma questão de etnocentrismo cultural. Desde muito cedo o brasileiro só tem contato com esse livro de consulta espiritual, geralmente desconhecendo a existência de outros similares (ou até conhecendo, mas não "reconhecendo"). Aí vem "alguém" e diz que lá está TODA a verdade... isso fica bem impresso no inconsciente do indivíduo...
Como livro sagrado, traz pontos interessantes e de valia, principlamente no Novo Testamento. Só ignorantes e céticos não perceberiam o bom senso das palavras de Jesus... O problema é que as pessoas corrompem seus ensinamentos... Todavia, ela traz também muitos pontos negativos, de pre-conceito, de violência brutal, de intolerância sexual, machismo patriarcal, contradições, escravidão, servidão, absurdos e coisas nada condizentes com o Deus Todo Misericordioso, que muitos pregam. Sem falar, é claro, das profecias descabidas que podem se aplicar a qualquer situação, a qualquer tempo, conforme conveniência, com o rótulo de "profecia cumprida". Lamentavelmente risível.
Como diz Rudyard Kipling: É difícil "ser capaz de sofrer a dor de ver mudadas, em armadilhas, as verdades que dissestes, e as coisas por que destes a vida estraçalhadas, e refazê-las com o bem pouco que resta..."
Enfim, questão meramente cultural.
2006-08-18 10:00:06
·
answer #3
·
answered by Ewan Thot 2
·
1⤊
0⤋
Penso q a Bíblia é a principal, é o livro Sagrado juinto com tds as sagradas escrituras.
Mas a igreja tb o cateciso da igreja católica como mts outros, q são tão importantes qnto.
2006-08-18 08:53:22
·
answer #4
·
answered by Tatiana F 3
·
1⤊
0⤋
A Bíblia e os bons costumes cristão.
2006-08-18 08:46:13
·
answer #5
·
answered by carolina_lirio 3
·
1⤊
0⤋
sem dúvida!
2006-08-18 08:44:25
·
answer #6
·
answered by Bramba 2
·
1⤊
0⤋
Antes de mais nada é preciso respirar fundo para começar a responder essa pergunta.
Muitas são as doutrinas e ensinamentos espalhados pelos inúmeros povos e raças. O que é uma doutrina?
Nada mais que um punhado de ensinamentos que visem aprimorar o ser humano, dirigindo-o para o bom, o belo e o justo.
Ha doutrinas muito antigas como os Vedas, repassado aos iniciados via oral nos picos escarpados do Himaláia. São muito mais antigos que a bíblia e os ensinamentos em um patamar muito mais elevado, espiritualmente falando.
É uma árvore de condensado e profundos ensinamentos que se ramificam em diversas outras correntes de pensamento e ensinamentos.
A Yoga por exemplo tem imensas subdivisões e concentra rara beleza.
O Bagavad-Gita ( canto do bem aventurado) livro do "evangelho indú" famoso em seu conteúdo é, muito velho. É um livro obrigatório aos que desejam se aprofundar em religiosidade.
Bramanismo onde surge os Upanishads (doutrina arcanas) redigido por místicos do expoente máximo do Bramanismo anterior ao budismo.
Budismo, 500 anos antes de Nosso Senhor Jesus Cristo, é uma doutrina baseado na bondade e despertamento das trevas da visão humana. Conta em torno de 300 milhões de seguidores. Ensinamentos grandiosos e baseados nas 4 verdades. Seus adeptos, diferentemente do Protestantismo Cristão, vivem pacificamente a sua religiosidade com todas as religiões do mundo inteiro e são avessos a violência, talvez por não pregarem a imperiosa necessidade da destruição do mundo.
Espiritismo, cujo findador é o francês Alan Kardec. Doutrina que prega a reencarnação assim como a Yoga, porém ha ensinamentos adquiridos através de espíritos dos mortos, de modo que não se sabe ao certo, se os espíritos se vão para o além após a morte ou se permanecem ensinando os menos aculturados que eles, que se autodenominam de espíritas. São pessoas de excelente índole. Amáveis e preocupados em servir ao próximo. Misturam os ensinamentos bíblicos à seu modo de visão e entendimento de justiça divina.
Seicho-No-Iê. Fundada em 1930 cujo significado é "A casa da Plenitude". A sua bíblia chama-se "Semei no Jisso" combina elementos do budismo e oriente, com crenças do ocidente e princípios do cristianismo. Afirmam que a matéria não tem existência real; o mal não existe sendo ilusão da mente; a doença é irreal; o pecado é pura ilusão e por aí vai. Taniguchi afirma que um dos maiores males da humanidade é se considerar pecadora!
Temos ainda a Perfect Liberty, o Johrei ou igreja Messiânica, a arte Mahikari, o Monismo, a Umbanda, o Racionalismo Cristão, a Legião da Boa Vontade, as Sociedades Esotéricas, Universo em Desencanto, o Vale do Amanhecer, a União do Vegetal e seu "Santo Daime", a Cidade dos Sete Planetas, o Panteismo, a Teosofia, os Roza-Cruzes, a Nova Era, a Cientologia, a Cabala, o Judaismo, o Confucionismo e incontáveis outras.
Não se pode desprezar tanto conhecimento em função de um único livro antigo, repleto de metáforas e alegorias, ornado por estórias mirabolantes e sem a menor finalidade e embasamento prático. Livro, cuja doutrina é extraordinariamente inacessível a uma mente comum e cujos seguidores necessitam obrigatoriamente possuirem um juizo ENLOUQUECIDO, o qual dá-se o nome de FÉ, para o aceitarem pacificamente, sem demonstração e questionamentos das maluquices alí contidas.
Por fim criaram a TEOLOGIA, que não passa de profundos e exaustivos estudos cujo teor é o de justificar as incongruêncais Bíblicas do livro sagrado, ficando o leigo refém dos ensinamentos desses teólogos, já que a compreenção do livro é totalmente impossível.
Entretando, quando analisado pela ótica dos seguidores da Igreja Católica Apostólica Romana, tal livro ganha uma dignidade singular, onde se desmistifica, por completo, o falto e absurdo entendimento protestante. Aos interessados remeto-os para: http://www.lepanto.com.br/PergSuces.html
2006-08-18 08:53:17
·
answer #7
·
answered by Safenado e a magia da astrologia 7
·
0⤊
0⤋
Sim, tenho consciência que ela é o manual de sobrevivência neste mundo principalmente nos dias atuais, muitos discordam e até debocham dos ensinamentos contido nela, mas sei que somente a fé aplicada nestes ensinamentos podem garantir uma vida abençoada.
2006-08-18 08:48:29
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
não, para os islamicos tem o alcorão, para os budistas tem outa coisa que não me lembro o nome....a biblia á para os cristão, ou seja, aqueles que acreditam que Cristo já veio, pois existem algumas crenças que ainda estão esperando a vinda do salvador.
2006-08-18 08:47:21
·
answer #9
·
answered by AAZanettti 4
·
1⤊
1⤋
Não me baseio pelos ensinamentos da bíblia, pois existem coisas que eu não ocncordo, mas tb não critico, cada um faz aquilo que acha certo.
2006-08-18 08:46:04
·
answer #10
·
answered by Jo 4
·
1⤊
1⤋