As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos savará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ao estilo anti-democrático e intervencionista da CIA de Nixon, Reagan e Bush?
2006-08-17 13:58:41
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Falta de fé, nada mais.
2006-08-18 09:54:42
·
answer #2
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
0⤋
Porque tentam dominar os ignorantes pelo medo.
Um cara esta com dor de dente, é o cão.
Uma pessoa ta com dor de barriga, é o capeta.
O cara trai a esposa, a culpa do cramuião.
Na verdade estes pregadores estão é afastados, são ignorantes a estremo e seus suprevisores deveriam observar esta heresia. É tal danosa quanto o culto exagerado a anjos.
2006-08-17 22:38:52
·
answer #3
·
answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6
·
0⤊
0⤋
porque nada fazem de bom na vida
2006-08-17 22:18:02
·
answer #4
·
answered by ANTONIO A 3
·
0⤊
0⤋
De minha autoria
Verdade é apenas um instrumento de justificativa que tudo existe e possui os seus argumentos em expressão em três dimensões, física mental e espiritual, mas a verdade não julga porque quem a assume somos nos e não ela que nos assume como verdades.
Então se você perceber esta justificativa do que é verdade vai te responder o seguinte que é só uma questão de escolha do que é verdade.
Exemplo: Na minha verdade e acho que também na tua quando crucificaram um inocente e soltaram um ladrão, nos achamos uma injustiça porque são essas as nossas verdades, mas naquela época aqueles que crucificaram juravam de pés juntos que aquela era a verdade deles, então você vai perceber o que para uns é verdade para outros é uma inverdade, então a verdade não julga e quem julga o que deve ser verdade somos nós.
Na minha opinião pessoal sou filosofo, mas na sua integralidade não assumo nada como sendo verdade, a não ser aquilo que se justifique em três dimensões ao mesmo tempo, quer dizer que as religiões são apenas ilusões de duas dimensões, enganam com a espiritualidade a mente deste povo, e quando disse que crucificaram um inocente e trocaram por um ladrão não precisaria nem ser cristo para eu ser contra e que por sinal é uma coisa lógica e é que nem sem terra querem tudo no mole, ganhar de mão beijada arrendar eles não querem, porque não podem vender, então não é para trabalhar e sim obter lucro como parasita. Uma justificativa de três dimensões eu compararia a de Fleming aquele que inventou a penicilina, criou uma teoria mental, se justificou no físico como sendo possível e obteve uma alegria no espírito e por esta justificativa de três dimensões ate hoje salva milhões de pessoas, mas entenda bem não confunda dimensão espiritual com religiões, porque uma dimensão espiritual é composta de União, Virtudes e Valores, quer dizer que qualquer argumento ou idéia é necessário se colocar esses três valores em cima pra que o teu objetivo se concretize. Por isso para mim e você estas religiões não se justificam como verdades em três dimensões em conseqüência disso são somente ilusões da mente de quem não tem discernimento do que realmente tem sentido.
Um Grande Abraço
2006-08-17 21:14:15
·
answer #5
·
answered by filosofo 6
·
0⤊
0⤋
O figura do Demônio é um ótimo pretexto. É uma desculpa, uma coisa que pode explicar as falhas das crenças de muita gente. Afinal, como certas religiões poderiam impor respeito sem amedrontar seus fiéis com o tinhoso, o inferno e a danação eterna? O demo é um bode. Um bode expiatório, kakakkakak!
Desde muito tempo a figura do Demônio tem imposto grande terror e amedrontamento. Foi a maneira mais conveniente que certas religiões encontraram para obrigar os indivíduos a se tornarem seus fiéis. É uma excelente tentativa de marketing para o aumento do número de adeptos de certas igrejas.
Esta questão é uma questão de PODER, por excelência. Quem tem poder tem (ou acha que tem) bastante coisa nesse vida terrena. Utilizar-se do Demônio para causar pânico é uma forma bem simples de exercer certo poder sobre outras pessoas, de influenciá-las. Essa influência dá margem às mais diversas atrocidades e fanatismos.
Felizmente a cada dia mais e mais pessoas "dão adeus" a Satã, se libertam do medo e do pecado, e passam a assumir os próprios erros sem a necessidade de ameaças, coação ou represálias. Cada vez mais pessoas estão percebendo que o bem ou o mal que cometemos é nossa responsabilidade, que nós mesmos devemos fazer a prestação de contas e nenhum capeta vai nos punir por nossos atos. O próprio destino vai se encarregar disso.
2006-08-17 20:44:11
·
answer #6
·
answered by Ewan Thot 2
·
0⤊
0⤋
Geralmente as pessoas não assumem os "pecados" que cometem e colocam a culpa dos seus males e infortúnios em um ser que não existe. É mais facil culpar os outros do que assumir os seus erros ou maldades. Freud explica.
2006-08-17 20:26:56
·
answer #7
·
answered by Alfonso Rodriguez 1
·
0⤊
0⤋
Concordo com você.
Isto se chama obscurantismo religioso e era prática da idade média quando se mandavam para a fogueira aqueles que eram consideros "hereges".
Eles têm uma crença absurda segundo a qual toda pessoa é condenável, que toda pessoa precisa ser "salva", que todas as pessoas "vivem em pecado" e outras crendices do gênero.
Daí que saem vociferando nas ruas, nos transportes públicos, na internet e agora aqui no YR, querendo enfiar sua crença pela goela abaixo das pessoas.
Dá-me pena deles.
2006-08-17 20:23:14
·
answer #8
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
0⤋
vc pensa isso pq nunca deve ter entrado em uma igreja evangélica (n julgue sem saber)
2006-08-17 20:20:40
·
answer #9
·
answered by ///Danny/// 2
·
0⤊
0⤋
vc já notou que os mais obcecados ,são de religiões que propõe(dizimos)? Isso é uma forma que essas religiões encontraram de segurar seus seguidores,ou seja pelo medo .
2006-08-17 20:20:18
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋