English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu nunca vi uma multidão se flagelando na Alemanha,ou 1000 fieis dando todo seu salário numa igreja unifecal no Japão.

2006-08-17 13:00:39 · 16 respostas · perguntado por VISH 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Geralmente os povos mais miseráveis não conseguem satisfazer seus anseios e sonhos mais íntimos.
Isso faz com que se sintam motivados a se "rebelar" de algum modo, por alguma causa. Afinal, todo mundo quer ser feliz, de alguma forma.

Algumas religiões se aproveitam dos indivíduos (desiludidos porém ansiosos) e os fazem escravos das verdades prontas. É mais fácil colocar-se na posição de ovelha, é mais fácil agir passivamente (principalmente quando se perde a esperança).

O fanatismo religioso pode ser esclarecido com o estudo da Psicologia das Populações, um ramo bem recente da Psicologia moderna. As pessoas assumem papés e comportamentos bem diversos quando estão em um grupo coeso e com ídeais similares. A questão parece ser cultural e econômica, mais tem um fundo psicológico bem marcante.

Isso não significa que os povos mais desenvolvidos economicamente não tenham seus fanáticos. Nem tudo é dinheiro. Muitas pessoas podem se sentir infelizes em um mundo de opulência, tendo uma vida vazia, ou seja, um motivo para a tal "rebelião interior".

2006-08-17 13:28:44 · answer #1 · answered by Ewan Thot 2 · 0 0

Quando a fome ou a miséria atinge um pais, a tendência e se apegar na religião. Exemplo claro e quando a barra fica pesada pro nosso lado a primeira coisa que nos lembramos e de Deus.
Quando estamos numa boa, dificilmente lembramos do Criador.

2006-08-17 20:12:40 · answer #2 · answered by val_ev_gui 6 · 1 0

Flagelar-se e dar seu salário todo pra igreja não significa ser fiel; significa sim ser fundamentalista e contrário ao que diz a Bíblia. Jesus sofreu e morreu por nós, ninguém precisa se flagelar tampouco dar todo salário, isso é fruto das igrejas protestantes (que se dizem evangélicas). Isso vc não vê em países mais desenvolvidos porque são mais instruídos na questão religiosa (exatamente porque estudam e são mais "fanáticos" que outros povos). Portanto não existem tantas "denominações" evangélicas nesses países como na América Latina em especial no Brasil. A única Igreja fundada por Cristo é a Católica, tá na Bíblia.
Pax Domini

2006-08-17 20:09:31 · answer #3 · answered by Pax Domine 3 · 1 0

por que simplesmente são paises subdesenvolvidos

2006-08-17 20:09:20 · answer #4 · answered by Prasempre 2 · 1 0

Miséria!!!

2006-08-17 20:08:50 · answer #5 · answered by Luzitani 5 · 1 0

Certamente, são levados pelo desespero, a acreditar que só Deus pode lhes socorrer.

2006-08-17 20:08:46 · answer #6 · answered by taniamichelejr 5 · 1 0

pobreza.

2006-08-17 20:08:03 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

VAI NUMA IGREJA EVANGÉLICA AQUI NO BRASIL E VAI ACHAR QUE ESTÁ NA ÁFRICA.

2006-08-17 20:07:25 · answer #8 · answered by ATECUBANOS 4 · 1 0

não se pretende que seja assim mas religião está associada com fanatismo infelizmente e foram eles os opressores geralmente mesmo aonde não está este presente

2006-08-17 22:14:44 · answer #9 · answered by ANTONIO A 3 · 0 0

As formas de recrutamento e sedução destes grupos são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos savará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista ao estilo anti-democrático e intervencionista da CIA de Nixon, Reagan e Bush?

2006-08-17 20:42:15 · answer #10 · answered by Frei Bento 7 · 0 0

Pela difículdade, financeira, e pela falta de instrução e cultura, se deslubrão com, pessoas q falão de algo maravilhoso. São corretores do céu, vendendo terrenos lá.. É impressionante a maioria se acham mensageiros do Senhor, mesmo!! Ou são fanáticos ou verdadeiros salafrários!!!!
Isso é fácil, de compreender basta olharmos para nossos irmãos nordestinos, que em sua maioria também são enganados pelos políticos da região, onde vemos promessas maravilhosas de melhoria pra região de ano em ano. é a mesma coisa.. Enquato continuar a se construir presidíos, no lugar se escolas isso continuará e com certeza e piorar vai..........

2006-08-17 20:32:51 · answer #11 · answered by 约瑟夫先生 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers