English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

“O problema mais gritante de sistemas absolutistas, como os Dez Mandamentos, é que, quando há mais de uma regra absoluta, torna-se possível o surgimento de conflitos entre elas. Assim, poder-se-ia perguntar se é algo apropriado assassinar para prevenir um roubo. É permitido roubar para prevenir um assassinato? Deveríamos mentir se tivéssemos uma boa razão para acreditar que a verdade faria com que o indivíduo morresse de ataque cardíaco? É apropriado mentir para evitar ser assassinado? É lícito quebrar o sábado santo para salvar a vida de alguém? Seria correto roubarmos um carro se soubéssemos que isso evitaria que seu dono trabalhasse no sábado santo ou matasse alguém? Deveríamos honrar a vontade de nossos pais se eles nos pedissem para quebrar algum dos outros mandamentos? Deveríamos roubar nossos pais se, ao fazê-lo, talvez estivéssemos prevenindo um assassinato? De sua opiniao, seria justo fazer isso, se fosse pa quebrar as regras de deus?!

2006-08-17 08:05:48 · 14 respostas · perguntado por Fernando 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Olá amigo, eu entendi o seu pensamento mas seguindo esses ensinamentos de Jesus que trouxe aqui, não há como nos enganarmos sobre o que é certo ou errado:

1. Os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca dos saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, para o tentar, propôs-lhe esta questão: - “Mestre, qual o mandamento maior da lei?” - Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.” (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)

2. Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. (Idem, cap. VII, v. 12.)

Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem. (S. LUCAS, cap.VI, v. 31.)

3. Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade: Bem-aventurados, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros.

Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.

No quadro que traçou do juízo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que é apenas figura, alegoria. A homens como os a quem falava, ainda incapazes de compreender as questões puramente espirituais, tinha ele de apresentar imagens materiais chocantes e próprias a impressionar. Para melhor apreenderem o que dizia, tinha mesmo de não se afastar muito das idéias correntes, quanto à forma, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretação de suas palavras e dos pontos sobre os quais não podia explicar-se claramente. Mas, ao lado da parte acessória ou figurada do quadro, há uma idéia dominante: a da felicidade reservada ao justo e da infelicidade que espera o mau.

Naquele julgamento supremo, quais os considerandos da sentença? Sobre que se baseia o libelo? Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que cru de outro'? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima do ortodoxo que falta com a caridade.

Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

2006-08-17 08:43:33 · answer #1 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 1 1

acho que ninguem obedeçe 100%, nem os padres.

2006-08-17 08:14:02 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Nao e' errado fazer algo de errado pra evitar que uma coisa mais errada ainda aconteca.

2006-08-17 08:13:39 · answer #3 · answered by Lanny 3 · 1 0

Troca esses 10 (dos quais os 4 primeiros são completamente inúteis) pela REGRA DE OURO: "Não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem." Isso te bastará para seres uma boa pessoa.

2016-12-14 07:18:06 · answer #4 · answered by ? 4 · 0 0

Como já foi dito, a partir da vinda de Cristo não precisa mos mais seguir as leis pois passamos da era da lei para a era da graça onde as pessoas são salvas por aceitarem Cristo como senhor e salvador de suas vidas.
Porem então, para que serve a lei? ela ficaria então sem utilidade? Não, a lei serve para sabermos o que é certo e o que é errado, fazer o que é certo ou errado cabe a nós pois temos o livre arbítrio porem atraves da lei sabemos o que agrada a Deus e o que não agrada.

2006-08-18 01:55:22 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Se você obedecer o 1º, amar a deus sobre todas as coisas, estará num bom caminho, e segundo o que Jesus instituiu, amar ao próximo como a ti mesmo, complementará, e conseguirá, com toda certeza cumprir o restante do preceito.

Amém?

PAZ

2006-08-17 08:56:22 · answer #6 · answered by nandohtsa 1 · 0 0

O problema é que não existe pena para se cumprir caso vc quebre um mandamento, tipo 1 ano de cadeia para quem não amar deus acima de tudo, apenas aquele que não cumprir não irá depois da morte gozar da vida eterna ao lado de Deus, por isso não devemos roubar, mesmo que seja para salvar a vida de nossos pais, pois estaremos nso condenando, seus pais por outro lado mesmo que morram estarão garantido sua ida ao paraiso, porém o asassino esse deverá cumprir com a sua pena. A principio a idéia de não entrar no paraiso deveria deixar as pessoas com medo de não cometer pecados, mas parece que Deus deve rever as penas, pois senão logo não haverá gente no céu.

2006-08-17 08:22:02 · answer #7 · answered by afonsotm 4 · 0 0

As Regras de Deus como você muito bem denominou os Dez Mandamentos constituem-se num código que serve para a base da conduta ético-social e religiosa.
Não deve ser interpretado rigorosamente ao pé da letra, tipo: é cumprir ou a pessoa torna-se "pecadora".
Os Dez Mandamentos partem do princípio da SENSATEZ.
E é justamente a sensatez que nos deve dar a pauta de como nos conduzir perante as situações que você assinalou.

2006-08-17 08:21:35 · answer #8 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 0

Não ,realmente tenho passado por uma situação que pode esclarecer à você . Sou cristã ,namoro com um rapaz cristão ,onde juntos descobrimos que Deus tem um plano maravilhoso para as nossa vidas, sendo que meus pais não aceitam por meu namorado ser moreno e eu branca (racismo não vem de Deus) mas Deus tem confirmado à cada dia que passa o planos dele em nós.Estou orando pedindo a confirmação de Deus pedindo que o coração de meus pais sejam mudados . Também fico triste pensando que estou desobedecendo eles ,mas o motivo deles não aceito.

2006-08-17 08:19:48 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

puxa vida, q imaginação vc tem... é até intrigante isso, mas uma vez q Deus disse, "nao matarás, nao dirás falso testemunho..." era isso mesmo q Ele queria... quero saber se vc morreria por sua honra... se seu caráter é maior ou menor diante de situações diferentes, se durante toda a vida vc foi uma pessoa, ae numa situação diferente vc tem outra cara... nao é isso q Deus quer d ninguem... essas hipóteses q vc levantou são até interessantes, mas uma vez q Deus nos pede pra q lhe obedeçamos e o fazemos isso por amor ( e nao medo ) acreditamo q nao precisamos mentir, nem matar, nem roubar pra salvar a minha vida ou a de terceiros.. se tenho fé pra isso, é claro.

2006-08-17 08:16:03 · answer #10 · answered by wayburndean 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers