English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O ranger dos dentes.

Forçar inconcientemente a mordedura, principalmente
durante o sono.

2006-08-17 07:48:54 · 8 respostas · perguntado por MEL 5 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

8 respostas

SIM
O bruxismo é o ranger dos dentes, geralmente durante o sono.
É preciso procurar a causa: distúrbios neurológivos (tipo tiques, equivalente epilépticos), verminose (tipo lombriga) ou stress.
Para o stress, como não há cura, deve-se evitar as complicações decorrentes do bruxismo: desgaste de dentes, alteração da musculatura, alteração das artuculações temporo-mandibula (ATM). Para tal, deve-se procurar um dentista especializado em reabilitação oral ou ortodontia para uso de placas

2006-08-17 07:59:17 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Já tive mas passou ... do nada.

2006-08-17 15:15:49 · answer #2 · answered by aeiou 7 · 0 0

O bruxismo é um sintoma emocional que está ligado a raiva que acumulamos durante o dia. Ir ao dentista ele vai apenas irá indicar um protetor para proteger seus dentes ( o que não elimina o bruxismo, apena a protege do dano causado pelo mesmo). Se a pessoa se conscientizar que a causa é emocional ela elimina totalmente este mal, começando a ficar mais calma durante o dia e procurando ver as coisas com mais naturalidade.

2006-08-17 15:03:35 · answer #3 · answered by José Oswaldo 5 · 0 0

Meu irmao fazia isso qd mais novo...hj em dia (uns 5 anos depois) nao faz mais.

2006-08-17 14:57:11 · answer #4 · answered by Lanny 3 · 0 0

Bruxismo: ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes. Por trás dessa definição aparentemente simples, está uma parafunção (funcionamento anormal) da mandíbula, que pode causar desde dores de cabeça e de ouvido, até dentes lascados, desgastados e, num último estágio, perda de um ou mais dentes. O nome bruxismo está associado ao ruído que a pessoa faz ao ranger os dentes enquanto está dormindo. O barulho é tão alto, que por vezes é confundido com o som de portas e janelas se batendo no meio da noite. Isso ocorre porque a força que o portador da doença faz ao ranger os dentes chega a ser até 10 vezes maior que a usada na mastigação. “Um homem adulto emprega uma força de cerca de 60 kg por centímetro quadrado ao mastigar os alimentos. Os dentes só agüentam esse peso porque o esmalte possui uma dureza semelhante à de um diamante. Porém, se essa pessoa tiver bruxismo, a força sobre os dentes é multiplicada várias vezes, por isso os dentes vão desgastando até ficarem somente uns tocos”, explica o Dr. Arnaldo Azevedo Neto, cirurgião-dentista de São Paulo.

Problema multifatorial
As causas do bruxismo ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que, na maioria dos casos, o estresse está associado a ele. Fatores funcionais, como o mau posicionamento dos dentes na arcada e a má oclusão também podem desencadear o processo. Mas, de acordo com o Dr. Jorge von Zuben, presidente da Sociedade Brasileira de ATM e Dor Orofacial, até mesmo doenças como diabetes, mal de Parkinson e distúrbios do sono têm ligação com o problema. Assim como as causas, os sintomas também são muitos. Dentre eles, os mais freqüentes são fadiga muscular, dor e dificuldade para abrir e fechar a boca, dentes sensíveis, dores no ouvido e na face, retração gengival e dentes desgastados ou danificados. “O diagnóstico correto de bruxismo envolve o exame clínico do dentista, que deve ser feito por um especialista em distúrbios musculares da face. Para casos mais graves, é indicada a polissonografia, um exame em que o paciente dorme num laboratório, enquanto um médico realiza um monitoramento do sono para averiguar como e quando o bruxismo se manifesta”,

Tratamentos
De acordo com o Dr. Jorge von Zuben, o bruxismo não tem cura. Em alguns pacientes, ele pode se manifestar e desaparecer após alguns meses, principalmente em casos de estresse passageiro. Em outras situações, o problema deverá ser controlado pelo resto da vida com o uso de placas de acrílico para dormir, que aliviam a pressão muscular e protegem os dentes. “Também é necessário que o paciente tenha consciência do problema, e passe a se policiar durante o dia para evitar o hábito de apertar os dentes”, afirma o dentista.

Segundo o Dr. Arnaldo Azevedo, a terapia mais aceita para tratamento do bruxismo se inicia com o autoconhecimento do paciente. “Utilizo vídeos para que a pessoa entenda melhor o problema e saiba por que ele se manifestou. Em alguns casos, recomendo até mesmo acompanhamento psicológico. Depois, analiso as causas físicas que podem estar desencadeando o problema: as condições da arcada, o posicionamento dentário, a eventual falta de um dente etc”.

Outras técnicas utilizadas no tratamento do bruxismo visam a aliviar a tensão muscular. Elas incluem o uso de medicamentos específicos e até mesmo aplicações de Botox® nos músculos faciais. “Utilizada em quantidade menor que a recomendada para rugas, a toxina botulínica diminui a potência do músculo, minimizando o ranger dos dentes”, explica o Dr. Arnaldo. Outra forma natural de aliviar a tensão muscular e as dores faciais é a massagem, que pode ser realizada em casa pelo próprio paciente, seguindo as orientações do dentista
ou fisioterapeuta.

2006-08-17 14:56:42 · answer #5 · answered by gatopreto 5 · 0 0

O bruxismo não tem cura conhecida, mas existem vários tratamentos que ajudam a combater os sintomas e a preservar as estruturas funcionais sadias.O tratamento que vem dando o melhor resultado é o uso de várias terapias, pois a aplicação de uma só isoladamente tende a fracassar. As terapias para o tratamento do bruxismo, ou melhor, alívio dos sintomas são:

- confecção de placas de mordida (que aliviam os sintomas e ajudam a preservar os dentes, evitando o desgaste dos mesmos)

- correção das más posições dentárias (ortodontia, criando estabilidade nos contatos dentais)

- correção das próteses e restaurações inadequadas (devolvendo a estabilidade para os contatos dentais)

- conversa com o paciente para que este se concientize da disfunção e tente parar de fazer(para os casos de bruxismo diurno)

- técnicas para relaxamento( se necessário encaminhar o paciente para o psicólogo)

- uso de calor ou laser, para relaxamento muscular local.

2006-08-17 14:56:27 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Tem cura...a pessoa precisa procurar um ortodentista!!

2006-08-17 14:56:11 · answer #7 · answered by Estrela 3 · 0 0

Tem. Procure um dentista

2006-08-17 14:54:45 · answer #8 · answered by . 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers