English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que é mais corajoso dar a outra face e enfrentar a sociedade preconceituosa ou devolver a ofença iniciando assim uma grande inimizade?

2006-08-17 06:50:41 · 18 respostas · perguntado por Jimmy Page 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

18 respostas

A atitude mais corajosa que pode haver é o perdão. O perdão liberta aquele que já sabe perdoar. Há uma mensagem linda que fala sobre o perdão:

A cura pelo perdão

O perdão beneficia muito mais a quem o concede do que a quem o recebe. Porque, na prática, é muito mais lucrativo perdoar do que ser perdoado.
O perdão balsamiza, proporciona tranqüilidade e paz. A medicina psicossomática o recomenda como poderoso medicamento para a mente, o psiquiatra o receita como eficiente no alívio das tensões. Na Clínica Mayo, nos Estados Unidos, uma das mais conceituadas do mundo, os neurologistas ensinam a seus pacientes que o ódio e a mágoa envenenam, adoecem e matam as pessoas e que o perdão as recupera da doença e lhes devolve a saúde.
No Sermão da Montanha, o maior tratado de sabedoria de todos os tempos, Jesus revela que os misericordiosos, aqueles que verdadeiramente perdoam, são bem-aventurados, porque eles próprios obtêm misericórdia.
O esquecimento das ofensas é próprio das almas elevadas, que se situam muito acima de quaisquer insulto.
Quem ainda não aprendeu a perdoar é ansioso, desconfiado e cheio de fel.
Ao contrário, quem já assimilou o perdão é calmo, pleno de mansuetude, realizado na caridade e no amor.
Com que direito reclamamos perdão para nossas faltas, quando não perdoamos?
Haverá hipocrisia maior do que negar o perdão e rogar ao Pai, em oração: “perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos nossos ofensores?”
(do Livro “Pense nisso, seja Feliz”, de Jávier Godinho)

2006-08-17 07:09:04 · answer #1 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 1

Jesus Cristo esta muito acima de mim, ele disse para dar a segunda face.
Mas, como não sou perfeito, é bem provavel que revidaria da pior forma possivel.

Pelas costas e na traição. É assim que deve fazer.

Não inimigos, extermine todos.

Derrotar o inimigo.
Ve-lo fugir para bem longe.
e depois houvir os lamentos de suas mulheres.

2006-08-18 00:28:03 · answer #2 · answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6 · 0 0

Sem dúvida alguma, se você é um verdadeiro servo do Senhor Jesus Cristo você vai seguir os exemplos que Ele deixou para nós...Ele sofreu açoites, bofetadas, cusparadas, coroa de espinho e até mesmo os cravos nas mãos e pés, e mesmo assim não revidou, não procurou o caminho da inimizade, da ignorância, ao contrário, Ele orava a Deus pela vida dessas pessoas que tanto o perseguiu. Jesus Cristo e os seus discípulos deram o outro lado da face; e eu e você também temos que fazer o mesmo, pois na bíblia sagrada nos diz para nós não nos vingar a nós mesmos porque a justiça pertence a Deus; Ele peleja por nós e vinga por nós qualquer afronta que vehamos sofrer.

2006-08-17 14:39:10 · answer #3 · answered by CCJ 2 · 0 0

O covarde apresenta a outra face. Pois, ao fazer isso, ele ganha aprovação como "bom", "humilde", etc..., mas no final apenas contribui para a prevalência das pessoas que vencem através da violência e incentiva a passividade e a impunidade.

Se formos seguir essa filosofia, não temos direito algum em reclamar da violência que se espalhou do país. Afinal, as autoridades políticas estão apenas sendo "boas pessoas" e "oferecendo a outra face" aos bandidos, ao invés de combatê-los (revidar). Se é essa a noção de "bondade", então definitivamente não quero ser bom, nem quero que meu país seja visto como "bom".

Se você me bater, eu vou revidar com o máximo de força que eu puder e fazendo de tudo para te deixar de um modo que você não possa me bater novamente, pois eu não comecei a briga, e não abaixo a cabeça para quem quer ganhar as coisas ou se impor através da violência.

Às vezes a aparente "bondade" causa mais danos do que violência descarada.

2006-08-17 14:37:12 · answer #4 · answered by Lord_of_Dreams 7 · 0 0

Coragem nada tme a ver c isso!
Se conquista, conquistando o respeito dos outros e dando respeito.
Coisa mais religiosa isso de dar a outra face... sai fora... dê outra coisa q é melhor!

2006-08-17 14:28:59 · answer #5 · answered by Val/SP 5 · 0 0

o Silêncio cala os inimigos..

2006-08-17 14:14:53 · answer #6 · answered by rota1001 2 · 0 0

amigo,
Não sei exatamente em que ponto esta apoiando sua pergunta,
Mas de uma forma generalizada, podemos crer que a atitude mais corajosa é proporcional a forma com que você mesmo trata à si próprio.
Ou seja, se pra você é mais difícil em um momento desses reagir à "agressão", a atitude mais corajosa seria justamente superar essa sua dificuldade e revidar.
Agora se pra você, que é uma pessoa explosiva, vingativa ou de alguma forma não leva desaforo pra casa, a atitude mais corajosa seria enfrentar a sua própria vontade, esta que ninguém mais pode faze-la a não ser você.

2006-08-17 14:08:13 · answer #7 · answered by Pavão 1 · 0 0

Se der a outra face eu te encho de porrada!
Na verdade quem dá a outra face pode "teoricamente"levar nome de valente,mas também abre espaço para que outra pessoa se aproveite sabendo que não passa de um fraco.

Pacifista é uma coisa pacivo,é outra...

2006-08-17 14:04:57 · answer #8 · answered by sidney 2 · 0 0

A atitude mais corajosa e, às vezes a mais difícil é dar a outra face

2006-08-17 14:03:50 · answer #9 · answered by Mariana 2 · 0 0

segurar a mão de quem for te bater... para mim essa é a atitude mais corajosa...
xau...

2006-08-17 14:03:50 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Com certeza é manter sua convicção respeitando a do outro. Os pré-conceitos existem, mas o tempo e as atitudes aos poucos vão modificando as situações, levando a um repensar. Violência gera violência. Manter a posição é muito mais corajoso e digno.

2006-08-17 14:03:41 · answer #11 · answered by anne m 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers