Sodomia é uma palavra de origem bíblica usada para designar o sexo anal entre homossexuais ou heterosexuais.
Popularmente tal palavra é usada com mais freqüencia para condenar as práticas homossexuais
Origem
A palavra sodomia tem origem na descrição bíblica da destruição de Sodoma e Gomorra. A Bíblia, no livro do Gênesis, narra que Deus enviou dois anjos para analisarem tais cidades, que seriam origem de diversos pecados.
(1) á tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra, (2) e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite. (3) Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa; e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram. (4) Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; (5) e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos. (6) Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si, (7) e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente; (8) eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado. (9) Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se para arrombar a porta. (10) Aqueles homens, porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta; (11) e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta.
Gênesis, capítulo 19, versículos 1 a 11. Transcrito da Tradução Ferreira de Almeida, em Domínio Público
Ainda de acordo com a narrativa, as duas cidades teriam sido destruídas depois do tumulto apresentado
Críticas
Espanhóis e o genocídio dos "sodomitas". Gravura do período colonial das Américas.Alguns estudiosos bíblicos argumentam que o trecho desencadeador da "ira divina" é fruto de um grande mal entendido. O termo conhecer, presente em traduções mais antigas (e simplesmente substituído por ter relações sexuais em algumas traduções modernas), não indica necessariamente o ato sexual. Indica, de acordo com os estudos, o abuso sexual e a intenção de fazer o mal ao próximo e isso faria sentido no resto da narrativa, ou seja, os sodomitas, que eram todos os habitantes de Sodoma (homens, mulheres, velhos e crianças), eram tão perversos que desejavam humilhar os forasteiros, abusando-os pela simples razão de serem estrangeiros. A intenção dos habitantes também pode ser entendida como de apenas fazer o mal.
Todos os habitantes da cidade de Sodoma, sem exceção, eram iguais e por isso foram destruídos por Deus. É inconcebível imaginar que todos, inclusive crianças ou velhas idosas fizessem o mesmo clamor: o de ter relações sexuais. Portanto passa-se a aceitar que realmente os pecados da cidade de Sodoma eram outros.
Para justificar isso, os estudiosos procuraram por outras passagens em que a destruição de Sodoma e Gomorra é citada na Bíblia. Em nenhuma é feita a menção
Ezequiel, capítulo 16, versículos 48 a 50
(48) Vivo eu, diz o Senhor Deus, não fez Sodoma, tua irmã, nem ela nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas. (49) Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. (50) Também elas se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar.
O versículo cinqüenta é empregado o termo "abominação", que seria a falta de hospitalidade como citada, a soberba, a fartura, a ganância e o orgulho e que não ajudava ao pobre e ao necessitado.
[editar]
Sabedoria, capítulo 19, versículo 13
Sobre os pecadores caíram castigos, não sem antes o aviso prévio de raios estrondosos. Eles sofreram justamente, por causa de sua própria perversidade, por terem odiado cruelmente os estrangeiros.
Trecho de livro deuterocanônico transcrito da Bíblia católica Edição Pastoral
Esse versículo, que também se refere à destruição de Sodoma, reforça a argumentação em relação à falta de hospitalidade.
[editar]
Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos 5 a 15
(14) E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. (15) Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.
Novamente a clara ausência em relação a atividades sexuais reforça o fato de que a ocorrência foi à falta de hospitalidade e ao desrespeito aos estrangeiros (xenofobia).
[editar]
Contra-crítica
A palavra "conhecer" (yadha em hebraico) é citada 943 vezes na Bíblia, mas em apenas 10 casos tem sentido sexual. Devido a esta ambigüidade, teólogos ainda continuam a afirmar que sodomia seria mesmo a prática do ato sexual com base na narrativa feita em Juízes 19:22.
2006-08-17 06:37:15
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
ta aí uma palava realmente traduzida de maneira equivocada em muitas de suas explicações....
O equívoco deve-se a uma construção histórico-doutrinária muito antiga. Tudo começou há mais de 2000 anos, com o filósofo judeu-helenista Filo de Alexandria (25 a.C – 50 d.C). O relato de Filo é solitário em meio a tantos outros documentos. Ele é o único a mencionar atos homogenitais entre homens em Sodoma. Qual a base desse relato? Certamente Filo foi influenciado pela visão, comum na época, de que a única finalidade do sexo era a procriação. Juntando isso a uma leitura equivocada de Gênesis 19 não deu outra! Séculos mais tarde, Tomás de Aquino arrematou o equívoco, popularizando o termo “sodomita” como o praticante da sodomia, ou seja, sexo anal entre homens. Não há registros bíblicos de práticas genitoanais em Sodoma ou nas cidades circunvizinhas. O episódio relatado em Gênesis 19 não passou de uma tentativa frustrada de abuso, o que não reflete a realidade da homossexualidade enquanto orientação sexual.
sodomitas são aqueles que praticam atos como assassinatos, injustiças, ódio ao estrangeiro, órfãos e viúvas – aqui representação das diferenças e das minorias desvalidas – falta de hospitalidade, soberba, orgulho, desamparo ao pobre e ao necessitado, arrogância, entre tantas outras coisas que Deus abomina. Os verdadeiros sodomitas da atualidade, segundo nos ensina a Bíblia, são todos aqueles que praticam essas e outras atrocidades.
2014-12-25 10:33:43
·
answer #4
·
answered by Mr. Oak 1
·
1⤊
0⤋
Os verdadeiros sodomitas são aqueles que praticam atos como assassinatos, injustiças, ódio ao estrangeiro, órfãos e viúvas – aqui representação das diferenças e das minorias desvalidas – falta de hospitalidade, soberba, orgulho, desamparo ao pobre e ao necessitado, arrogância, entre tantas outras coisas que Deus abomina. Os verdadeiros sodomitas da atualidade, segundo nos ensina a Bíblia, são todos aqueles que praticam essas e outras atrocidades. Também é relacionado ao sexo libertino, mas nada tem a ver com homossexualidade!
2014-10-01 10:35:09
·
answer #5
·
answered by Frajolla 2
·
0⤊
0⤋