English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

Conceitos de Umbanda:A Umbanda é uma religião natural que segue minuciosos ensinamentos de várias vertentes da humanidade. Ela traz lições de amor e fraternidade sendo cósmica em seus conceitos e transcendental em seus fundamentos.

A essência, os conceitos básicos da Lei de Umbanda fundamentam-se no seguinte:


Existência de um Deus único

Crença de entidades espirituais em evolução

Crença em orixás e santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual

Crença em guias mensageiros

Na existência da alma

Na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médium.

Essas são as principais características fundamentais das Leis de Umbanda, uma religião que prega a Paz, a União e a Caridade.

07(sete) Linhas de Umbanda:A Umbanda se divide em 07(sete) linhas que são assim classificadas:
1- Linha de Oxalá ou Linha de Santo
- Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis. Esta linha é responsável por desmanchar os trabalhos de magia.

2- Linha de Yemanjá
- Tem falanges das sereias que tem por chefe Oxum. Ainda nessa linha temos a falange das ondinas chefiada por Nanã; falange das caboclas do mar; Indaiá da falange dos Rios; Yara dos marinheiros e Tarimã das Calugas-Caluguinha da Estrela-guia.

3- Linha do Oriente
- Subdividida pelas falanges do Hindus, dos médicos, dos árabes, chineses, oriente, romanos e outra raças européias.

4- Linha de Oxossy
- Dividida nas falanges de Urubatão, Arariboia, Caboclo das 7 Encruzilhadas, Águia Branca e muitos outros índios chefes falangeiros que protegem contra magia, dão passes e ensinam o uso das plantas medicinais.

5- Linha de Xangô
- Dividida nas seguintes falanges: falange de Yansã, do Caboclo do Sol, Caboclo da Lua, Caboclo da Pedra Branca, Caboclo do Vento e Caboclo Treme-Terra.

6- Linha de Ogun
- Dividida nas falanges de Ogun Beira-Mar, Ogun Iara, Ogun Megê, Ogun Naruê, Ogun Rompe-Mato, esta linha protege os filhos contra as brigas, lutas e demandas.

7- Linha Africana
- Dividida nas falanges do Povo da Costa, Pai Francisco, Povo do Congo, Povo de Angola, Povo de Luanda, Povo de Cabinda e Povo de Guiné, eles prestam caridades e orientam os fiéis para a prática do bem.

O Candomblé é uma religião originária da África, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados na época da colonização brasileira.

Os Orixás são arquétipos de uma atividade ou função e representam as forças que controlam a natureza e seus fenômenos, tais como as águas, o vento, as florestas, os raios, etc. Cada Orixá tem um dia da semana a ele consagrado, por isso não se espante com a grande quantidade de baianos vestidos de branco nas sextas feiras, pois sexta-feira é dia de Oxalá, a divindade da Criação e branco é a sua cor. Oxalá é sincretizado com o Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade do Salvador.

O sincretismo entre o candomblé e a religião católica foi uma forma de defesa visando a preservação da religião proibida pelos escravocratas.

Também é denominado candomblé o templo em que são realizados os ritos e cerimônias.

A visita ao candomblé, como a qualquer outro templo religioso deve ser feita com seriedade e respeito, seguindo-se algumas regras básicas: não trajar bermuda ou roupa de banho; não tirar fotos, gravar ou filmar os cultos.

A Quimbanda, também conhecida pelos leigos como macumba, é uma ramificação da Umbanda que pratica a magia negra . Embora cultuem os mesmos Orixás e as mesmas entidades, se sirvam das mesmas indumentárias, e tenham em seus terreiros semelhanças muito marcantes tais como a presença de gongá repleto de imagens dos santos católicos simbolizando os orixás, caboclos e pretos velhos, existem entre as duas religiões diferenças fundamentais e decisivas. Uma delas é que na Quimbanda são realizados despachos com animais como galos e galinhas pretas por exemplo, pólvora, objetos da pessoa a quem se quer prejudicar, dentes, unhas ou cabelo de pessoas ou animais. Estes despachos costumam-se realizar à meia-noite em locais como encruzilhadas e cemitérios. Outra prática bastante freqüente que também se encontra presente no vodu haitiano sob o nome de paket é o envultamento. Este, diz respeito à construção de um boneco de pano ou qualquer outro material, desde que pertencente à pessoa a quem quer se prejudicar, e a seguir alfinetes ou pregos são utilizados para transpassar o corpo da imagem.


Os quimbandeiros têm como ponto principal de seu culto a invocação de Exus que na Quimbanda são considerados espíritos das trevas, uns já em estado de evolução, e outros, denominados quiumbas, espíritos atrasadíssimos e que por isso também são chamados obsessores. Existem muitos Exus: Exu das Almas, Exu Caveira, Exu das Matas, Exu Tranca Rua. Existem de igual forma, Exus femininos, como é o caso de Maria Padilha, Pombagira Mulambo, Cigana, entre outras. Uma das práticas mais conhecidas da Quimbanda é a Gira dos Exus, ou Enjira dos Exus, cerimônia realizada, via de regra à meia noite, na qual diversos Exus incorporam nos médiuns e passam a dançar, beber, fumar, utilizando-se de uma linguagem bastante grosseira.

Obs: Detesto pessoas que não conhecem sobre nada e vivem zoando

2006-08-17 05:26:58 · answer #1 · answered by Lygia Gil 2 · 1 0

A umbanda e o candomblé tem muitas coisas em comum como principal orixás já quimbanda o principal são os exús,o assunto é estenso e requer tempo.A macumba é um instrumento de percussão usado nos rituais.Mas cuidado!Todos são demônios.Não caia nesta cilada.O que precisar;peça a Deus pois,com alegria ele dá!
Fique com Deus!!!!!!!!!

2006-08-17 07:49:23 · answer #2 · answered by Alexandre 1 · 0 0

A "Lygia G" respondeu td certinho, não tem nem o que encrementar....
Apenas uma observação.
Há pessoas acima que estão dizendo que td acredita no mesmo Deus..."satanas."..diabo...e blá blá blá....É mentira!!!respeitamos a linha de esquerda, por que eles tbm auxiliam, mas o Único dono de todas as coisas, é apenas um "DEUS", que seja lá qual for a religião, naturalidade, a busca do ideal de cada um, será sempre o mesmo, acreditando sempre em Deus, mas em algumas religiões com nomes diferentes e rituais diferentes...Seja como for, todos somos filhos do mesmo Pai, em busca da liberdade espiritual.

Abraços....=)

2006-08-17 06:35:01 · answer #3 · answered by karla 2 · 0 0

Em primeiro lugar, respostas como a do LsAlpha demonstra a ignorância de certas pessoas que fazem parte da Comunidade, Esquecendo este idiota imbecilóide, vamos à sua pergunta:

UMBANDA - Na tradução do Dialeto Angolano Kimbundo, significa "Arte Mágica". É um seguimento religioso muito bonito, interessante e cheio de fundamentos. Praticada somente no Brasil.

KIMBANDA - Na tradução do Kimbundo, significa "Praticar Magia". No Brasil esta prática está voltada a uma espécie de Magia Negra. É pouco difundida.

MACUMBA - Do Dialeto Angolano Kimbundo. Significa "Instrumento de bambú", feito um reco-reco. No Brasil ficou popular como feitiçaria, despachos, batuques na madrugada, etc.

CAMDOMBLÉ - Esta palavra nasceu no Brasil e tem o seu significado ligado ao politeísmo (culto a várias Divindades). Na África, nos países onde existe a crença no Animismo (Culto à Natureza), pratica-se o Monoteísmo, que é o culto a uma única Divindade, abaixo do Criador. No Brasil, com a escravidão, aconteceu a reunião de cultos às diversas Divindades (Orixás), surgindo o Politeísmo. A ele, deu-se o nome Candomblé, que é a Religião Afro-Brasileira, na sua essência.

2006-08-17 06:07:31 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

tudo é sarava.

2006-08-17 05:41:39 · answer #5 · answered by tel 4 · 0 0

Seria mais fácil responder quais são os pontos em comum, pois cada qual é distinta da outra. A diferença varia entre deuses, rituais e muito mais. Não é porque são todas de origem africana que são iguais.

2006-08-17 05:35:40 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Condomblé = religião africana muito antiga mais ou menos 8 mil anos, que cultiva divindades (orixàs) representantivos de tudo que existe na natureza, Olorum é o deus supremo, portanto não tem forma física e não se faz culto, representa tudo, o nuiverso.
São mais de 600 orixàs, no Brasil cultua-se uns 40.

Umbanda = seita ritualista derivada da mistura das religiões Canbomblé, Católica Romana e a dos indios brasileiros.

O pessoal da Bahia sabe mais sobre Candomblé.

2006-08-17 05:26:56 · answer #7 · answered by Beneh 1 · 0 0

Para mim é tudo igual só muda o nome.

2006-08-17 05:24:14 · answer #8 · answered by Rosinha sabe tudo 2 · 0 0

Refletiu a luz divina
Com todo o seu esplendor
É do reino de Oxalá
A onde há paz e amor

Luz que reflete na terra
Luz que reflete no mar
Luz que veio de Aruanda
Para tudo iluminar

A Umbanda é paz e amor
Um mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
E a grandeza nos conduz

Avante filhos de fé
Com a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá
Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá.

2006-08-17 05:22:14 · answer #9 · answered by guga 3 · 0 0

Talvez mude o deus a quem é prestado culto!!!

2006-08-17 05:21:01 · answer #10 · answered by Kamargo 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers