English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quando Jesus nasceu milhões de pessoas já haviam nascido e morrido. As almas dessas pessoas que não conheceram Jesus porque ele ainda não tinha nascido foram condenadas ou se salvaram? Por que?

2006-08-16 12:08:23 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Boa pergunta para a turma de babakas que acha que o Jesus Cristinho é a solução e resposta para tudo.

2006-08-16 12:36:48 · answer #1 · answered by capivara56 7 · 0 0

Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem
para lhe servir de guia e modelo?
– Jesus.
Jesus é para o homem o exemplo da perfeição moral a que pode pretender a humanidade na Terra. Deus nos oferece Jesus como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque era o próprio Espírito Divino e foi o ser mais puro que apareceu na Terra.

Jesus é o Supremo Governante do Planeta Terra, nosso Mestre Celestial, um Espírito que alcançou o mais elevado grau de evolução destinado aos seres humanos. Mas quanto à questão da salvação, muitas vezes as pessoas se equivocam quanto à essa questão. Trouxe aqui um texto que esclarece bem essa questão:

1. Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á no trono de sua glória; - reunidas diante dele todas as nações, separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas, - e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; - porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; - estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.

Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? - Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? - E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? - O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.

Dirá em seguida aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos; ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos; - porquanto, tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber; precisei de teto e não me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no cárcere e não me visitastes.

Também eles replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de beber, sem teto ou sem roupa, doente ou preso e não te assistimos? - Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas a vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo.

E esses irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna. (S. MATEUS,cap. XXV, vv. 31 a 46.)

2. Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei, para o tentar: Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna? - Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela? - Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito, e a teu próximo como a ti mesmo. - Disse-lhe Jesus: Respondeste muito bem; faze isso e viverás.

Mas, o homem, querendo parecer que era um justo, diz a Jesus: Quem é o meu próximo? - Jesus, tomando a palavra, lhe diz:

Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto. - Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante. - Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante. - Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. - Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. - No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.

Qual desses três te parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos ladrões? - O doutor respondeu: Aquele que usou de misericórdia para com ele. - Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo. (S. LUCAS, cap. X, vv. 25 a 37.)

3. Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade: Bem-aventurados, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros.

Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.

No quadro que traçou do juízo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que é apenas figura, alegoria. A homens como os a quem falava, ainda incapazes de compreender as questões puramente espirituais, tinha ele de apresentar imagens materiais chocantes e próprias a impressionar. Para melhor apreenderem o que dizia, tinha mesmo de não se afastar muito das idéias correntes, quanto à forma, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretação de suas palavras e dos pontos sobre os quais não podia explicar-se claramente. Mas, ao lado da parte acessória ou figurada do quadro, há uma idéia dominante: a da felicidade reservada ao justo e da infelicidade que espera o mau.

Naquele julgamento supremo, quais os considerandos da sentença? Sobre que se baseia o libelo? Pergunta, porventura, o juiz se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade, se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não; inquire tão-somente de uma coisa: se a caridade foi praticada, e se pronuncia assim: Passai à direita, vós que assististes os vossos irmãos; passai à esquerda, vós que fostes duros para com eles. Informa-se, por acaso, da ortodoxia da fé? Faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e o que cru de outro'? Não, pois Jesus coloca o samaritano, considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima do ortodoxo que falta com a caridade.

Não considera, portanto, a caridade apenas como uma das condições para a salvação, mas como a condição única. Se outras houvesse a serem preenchidas, ele as teria declinado. Desde que coloca a caridade em primeiro lugar, é que ela implicitamente abrange todas as outras: a humildade, a brandura, a benevolência, a indulgência, a justiça, etc., e porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.


Evocação do Natal

O maior de todos os conquistadores, na face da Terra, conhecia, de antemão, as dificuldades do campo em que lhe cabia operar.
Estava certo de que entre as criaturas humanas não encontraria lugar para nascer, à vista do egoísmo que lhes trancava os corações; no entanto, buscou-as, espontâneo, asilando-se no casebre dos animais.
Sabia que os doutores da Lei ouvi-lo-iam indiferentes, com respeito aos ensinamentos da vida eterna de que se fazia portador; contudo, entregou-lhes, confiante, a Divina Palavra.
Não desconhecia que contava simplesmente com homens frágeis e iletrados para a divulgação dos princípios redentores que lhe vibravam na plataforma sublime, e abraçou-os, tais quais eram.
Reconhecia que as tribunas da glória cultural de seu tempo se lhe mantinham cerradas, mas transmitiu as boas novas do Reino da Luz à multidão dos necessitados, inscrevendo-as na alma do povo.
Não ignorava que o mal lhe agrediria as mãos generosas pelo bem que espalhava; entretanto, não deixou de suportar a ingratidão e a crueldade, com brandura e entendimento.
Permanecia convicto de que as noções de verdade e amor que veiculava levantariam contra Ele as matilhas da perseguição e do ódio; todavia, não desertou do apostolado, aceitando, sem queixar, o suplício da cruz com que lhe sufocavam a voz.
É por isso que o Natal não é apenas a promessa da fraternidade e da paz que se renova alegremente, entre os homens, mas, acima de tudo, é a reiterada mensagem do Cristo que nos induz a servir sempre, compreendendo que o mundo pode mostrar deficiências e imperfeições, trevas e chagas, mas que é nosso dever amá-lo e ajudá-lo mesmo assim. (Emmanuel - psicografada por Chico Xavier)

2006-08-17 14:17:42 · answer #2 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

Com essa resposta eu farei mais de 5.000 pontos e pasarei para o nível 5. Por isso, vou caprichar. Escolhi o meu tema preferido e quero lembrar a todos que estamos num fórum público, não dentro de nenhuma igreja para ficar só dizendo amém. Então, emitir a minha opinião é uma obrigação e um direito meu, e isso não é desrespeito. Brincar é o que todo mundo faz aqui. Eu me divirto também, fazendo perguntas e dando respostas ao que foi perguntado. Respondo do jeito que acho certo. Sem mentiras nem subterfúgios. Falo a verdade sempre!... Muita gente não gosta, mas peço que me respeitem como cidadão de pensamento livre e não xinguem palavrão porque fica mal pra vocês mesmos.
Aí vai a minha resposta 5.000 pontos!...

Sempre haverá uma pergunta contestadora como essa. Centenas por mês, milhares por ano, provando o desequilíbrio mental de quem escreveu esse livro. Mas não adianta. Quem tem a mente lavada não raciocina e é muito difícil alguém se curar disso Sabem aqueles andróides de filmes, programados para receber instruções de uma só pessoa? Pois é... É isso!
Esses andróides raciocinavam? Então por que com religiosos seria diferente?

2006-08-16 23:44:37 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A bíblia diz que Adão e eva foram os únicos que morreram espiritualmente, todos os seus descendentes nascem mortos(desligados de Deus)espiritualmente.Mas imediatamente após a queda,Deus fez 1 promessa dizendo que um descendente da mulher seria quem pisaria a cabeça da serpente.Isso foi imediatamente, Deus veio atrás do homem não culpar ,mas propor restauração...Não disse quando e nem em que geração o descendente da mulher viria!
Deus então matou animais,deu as peles ao casal e eles aceitaram.
1 principio estava sendo implantado por Deus para o homem: Um animal inocente deveria morrer no lugar do pecado do pecador.Um animal por cada pecado cometido!
Eles creram neste principio,que aquelas mortes dos animais podiam cobrir seus pecados diante de Deus,e Deus os considerou aceitos de novo na presença Dele,porem manteve a condenação dita antes,de se não cressem e desobedecessem comendo a fruta,morreriam(1o espiritualmente, depois fisicamente).
Desde então todos que morrem, daquela época até a Cruz de Jesus, iam para um lugar chamado Seol(Evang. de Lucas cap16:19 a 31 em detalhes)
Lá no Seol,no lado Paraiso, Jesus,após sua oferta de Sí (Sua morte)mesmo na cruz em favor do mundo,declarou-se O MEssias esperado e prometido segundo as profecias messianicas,para todos que lá estavam desde a queda espiritual de Adão até aquele momento,e removeu estas pessoas do Lado chamado Paraiso, levando-os a presença do PAi,onde aguardam a ressurreição de seus corpos.
Hoje,quem crê em Jesus como sacrificio perfeito,em seu lugar e em seu favor,ao morrer,vai imediatamente a Presença do Pai,nos céus,onde Jesus está assentado a Sua direita,aguardando o momento de Sua volta.
Estes,assim como os outros que lá estão pela fé no sacrificio de sangue do passado, esperam tambem a ressurreição de seus corpos.Voltarão a este mundo fisicamente com Jesus Cristo e reinarão com Ele pra sempre.Só haverá paz e a morte não existirá.
INFELIZMENTE,hoje, aos que rejeitaram Jesus,e os que no passado (antes da cruz)rejeitaram o método da cobertura dos pecados com sangue inocente , que Deus instituiu,pois não existe 3a opção(é sim ou não,CREIO ou NÃO CREIO) todos os que rejeitaram Jesus ficarão no lugar reservado de tormentos do Seol ,todos desde a queda de Adão até o fim do mundo irão para lá ,e só sairão para a ressurreição de seus corpos,quando serão julgados por Deus para niveis de condenação , pois rejeitaram pela fé o Filho de Deus, "em vida" ,e aí o terrivel, lançados FISICAMENTE no lugar chamado Inferno, que foi criado para Satanás e seus amigos caidos dos céus.
O Homem vai prá lá porque rejeitou o sacrifício de sangue dos animais,antes Dele (Jesus) vir (rejeitaram o método da cobertura dos pecados com sangue de animal inocente)e depois Dele vir(como sacrificio de um homem inocente,sem pecado, e perfeito em lugar dos pecadores)!!
O sangue do animal cobria o pecado diante de Deus,mas o de Jesus LAVA todo o pecado do homem que Nele crê.
A diferença está no poder do Sangue de Jesus que Lava de 1 vez pra sempre!!!
Isaias cap 53 diz que claramente o que Ele viria fazer e um pouco antes no cap 9 : 6 e 7 , quem Ele era antes de ser fazer homem,Ele era o Todo Poderoso...lei lá!
Quando um crente evangeliza,por mais errada que seja a forma, ele quer na verdade mostrar este perigo, pois ou é uma absolvição eterna ou uma condenação eterna.
Porque Creu em Jesus,escapou da pena eterna e quer dividir isso com os outros.
As pessoas não sabem disso tudo pq a maioria nunca leu a biblia e a detesta sem razão .
Tem que ser pela fé pois a falta de fé fez o homem comer a fruta e falhar pela raça inteira(depois dele todos nascem mortos espiritualmente),só a fé individual no sacrificio de Jesus(tipificado pelo sacrificio de animal inocente pelos pecados) é o método que Deus propôs ao homem, e pelo qual Ele aceita o homem eternamente diante Dele.
Onde vc vai passar sua eternidade depende de "em Quem" voce crerá em vida.
É pelo CRER noFilho de Deus, e não pelo FAZER ou Merecer.
Obras não justificam! Romanos cap 1 e cap 3 declaram isso.
Jesus Cristo é Deus encarnado, vc pode crer nisso?
Em se tratando de Biblia,Não aceite argumento fora do contexto,nunca. Essa costuma ser a estratégia de Satanás...texto fora do contexto,misturar verdade com mentira.
Tentei explicar em algumas linhas algo que tem que ser estudado em anos.
Jesus disse : quem crêr em mim,ainda que morra ,viverá.
O verso agora faz sentido?

2006-08-16 21:53:00 · answer #4 · answered by pratikos p 2 · 0 0

é boa a sua pergunta,nos espíritas,acreditamos no espírito,aqueles almas anteriores a Cristo ,são as mesmas de hoje,apenas mais velhas.

2006-08-16 20:07:45 · answer #5 · answered by fogo 3 · 0 0

Jesus veio oferecer NOVOS ENSINAMENTOS que, através de suas práticas, o ser humano pode sim encontrar a Deus.

2006-08-16 19:50:43 · answer #6 · answered by DISCÍPULO 7 · 0 0

Todos ainda passarão por um julgamento, a palavra nos diz que todos os q morreram estão aguardando no Senhor até a consumação dos tempos, quando teremos a 2a. vinda de Jesus Cristo.
Ele tb nos diz que sua vida, morte e ressurreição neste mundo, foi por toda a humanidade, Ele já habitava com o Pai desde o princípio do mundo. Pai, filho e Espírito Santo de Deus.

A paz a Todos os Povos!

2006-08-16 19:44:54 · answer #7 · answered by dressa_mar 1 · 0 0

ELE DESCEU AO MUNDO DOS MORTOS QUANDO RESSUSCITOU. O QUE FOI FAZER LA, SÓ ELE E O PAI SABEM.

2006-08-16 19:25:26 · answer #8 · answered by carmen L. 6 · 0 0

Antigamente havia outros rituais para o perdão dos pecados conta a bíblia que Deus mandou os sacerdotes sacrificarem cordeiros, bezerros, pombas quando as pessoas estivessem arrependidas de seus erros. A pessoa se arrependia e tinha de fazer um sacrifício e quem morria era o pobre do bichinho que não tinha feito nada.
Depois que Jesus veio e foi sacrificado como um cordeiro ( já ouviu essa expressão? Cordeiro de Deus) pois é Jesus morreu como um cordeiro para remir os pecados da humanidade.

2006-08-16 19:24:32 · answer #9 · answered by magrão 7 · 0 0

Todos aqueles que tiveram conhecimento da Lei de Moisés e os profetas no Antigo Testamento, tiveram a grande oportunidade de crerem em Cristo (antes de sua vinda). A vinda de Jesus Cristo ao mundo já havia sido profetizada desde Adão até o último profeta, portanto, não é atoa que até mesmo as comunidades pagãs antigas tenham esperado um "Messias". A diferença é que o Messias prometido na Bíblia é o único e verdadeiro Messias que cumpriu todas as profecias do Antigo Testamento. Portanto, muitas pessoas que viveram antes de Cristo tiveram a oportunidade de crerem no Salvador e poderem ser salvas. As outras almas que morreram sem conhecimento, Deus aplicará a sua reta justiça, pois ninguém sairá injustiçado ou poderá alegar falta de oportunidade. Em qualquer nação do mundo, conhecendo ou não o evangelho, sempre existirá pessoas sinceras que querem conhecer a verdade. E sempre existirá também aqueles que não querem de jeito nenhum. Mais informações, estudos bíblicos detalhado, mande e-mail: ultimachamada@bol.com.br

2006-08-16 19:19:10 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers